25 de novembro de 2011

PRIMEIRA MÃO: Santa Inês vai ganhar um hospital de alta complexidade

Texto modificado em 26/11
Ilustração: Centro  cirúrgico de alta complexidade



O deputado federal Sarney Filho (PV) divulgou nesta sexta-feira em seu perfil no Facebook as emendas parlamentares da bancada maranhense (18 deputados federais e 3 senadores) aprovadas para o Orçamento do Estado - 2012.

Entre as emendas aprovadas está a que prevê a construção de um Hospital de Alta Complexidade na cidade de Santa Inês. Isso mesmo. Santa Inês deve ganhar, em 2012, um hospital de alta complexidade. O valor da emenda proposta pelos deputados maranhenses é de R$ 99.500.000 (Noventa e nove milhões e meio de reais). De acordo com o deputado federal Ribamar Alves (PSB) esse valor ainda é  simbólico e, depois de submetido a votação no plenário da Comissão de Orçamento, deve sofrer alteração.

O hospital terá cerca de 300 leitos e será dotado de todos os equipamentos necessários para o atendimento de alta complexidade. A construção evitará que centenas de pessoas tenham que se deslocar mensalmente para São Luis  em busca de atendimento em um dos hospitais públicos da capital.

A construção e reestruturação do hospital de Santa Inês está no Orçamento do Governo do Estado do Maranhão para ser executada no próximo ano. Agora a população de Santa Inês precisa está atenta e fiscalizar todo o processo, inclusive a execução da obra.

Além de Santa Inês, o município de Pinheiro também vai ganhar um Hospital de Alta Complexidade em 2012. O valor da emenda é o mesmo, quase cem milhões de reais.


Sobre emenda parlamentar 


De acordo com a Constituição, a emenda parlamentar é o instrumento que o Congresso Nacional possui para participar da elaboração do orçamento anual. Por meio das emendas os parlamentares procuram aperfeiçoar a proposta encaminhada pelo Poder Executivo, visando uma melhor alocação dos recursos públicos. É a oportunidade que eles têm de acrescentarem novas programações orçamentárias com o objetivo de atender as demandas das comunidades que representam. Em resumo, as emendas são a oportunidade que os pequenos municípios têm de receber benfeitorias da União, como hospitais, presídios, postos de saúde, quadras esportivas e outras obras do gênero.







5 comentários:

  1. Agora nao adianta ganharmos um hospital de alta complexidade sendo que o mesmo for administrado por pessoas incompetentes.

    ResponderExcluir
  2. Essa eu pago pra ver..kkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Agora bem aí nao da p entender,se a cidad num ganha hospital ,o povo reclama,se ganha o povo reclama tbm. Dzendo q num tem ninguem kapacitado p administrar. Vai entender viu? Eu torço p q dê tdo certo e q nossa cidad possa crescer kd dia mais. Pensamento positivo minha gente. Nada d negativismo!

    ResponderExcluir
  4. isso é muito bom nassa cidade merece estamos no caminho do desenvolvimento e santa inês esta ficando cada dia melhor pra-se viver

    ResponderExcluir
  5. so falta agora um shopping e um cinema

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.