28 de novembro de 2011

Criado Conselho Tutelar de Igarapé do Meio

Por Vale do Pindaré

Foi realizada na última sexta-feira, 25, na Câmara de Vereadores, a solenidade de posse dos cinco primeiros conselheiros tutelares de Igarapé do Meio. Familiares, amigos e autoridades participaram do evento.

Após serem empossados, os conselheiros escolheram, entre si, quem seria o coordenador do órgão. Nilza Lopes foi a escolhida para comandar o trabalho do Conselho Tutelar durante três anos, período do mandato dos conselheiros eleitos. “Será uma responsabilidade a mais. No entanto, iremos trabalhar juntos em função da nossa comunidade” – diz Nilza Lopes.

Há dois anos, o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes vinha tentando implantar o Conselho Tutelar em Igarapé do Meio. Uma tarefa árdua, segundo a presidente do Conselho de Direito. “No ano passado realizamos a primeira eleição, mas foi cancelada porque houve algumas irregularidades. Muitos candidatos desistiram. A iniciativa ficou desacreditada. Mas fomos à luta e conseguimos realizar a elição e agora a posse... É realidade!” – diz Raimunda Almada, Presidente do CMDCA

Segundo a Secretária de Assistência Social do município, Ivone Mesquita, a implantação do Conselho Tutelar é uma conquista não somente dos menores de Igarapé do Meio, mas de toda a população do local. “É uma grande conquista para o nosso município. Esperamos dias melhores para nossas crianças que precisam, urgentemente, dos trabalhos desse órgão que garante seus direitos e deveres” – diz.

Durante dois meses, 13 candidatos ao Conselho Tutelar de Igarapé do Meio fizeram campanhas no município. Os cinco mais bem votados foram eleitos em 30 de outubro deste ano. “Agradecemos a todos os candidatos e, principalmente, a população por ter acreditado na gente. Não iremos decepciona-los” – diz Francisco Lima, Conselheiro Tutelar.

Eles sabem que o trabalho exigirá muito, mas dizem estar preparados. “Já temos conhecimentos de muitos problemas. Não será fácil, sabemos disso. Mas estamos preparados! Iremos fazer, em harmonia, um ótimo trabalho em função das nossas crianças” – enfatiza Abimael Silva – Conselheiro Tutelar.

Igarapé do Meio tem 16 anos de emancipação. Somente agora foi possível implantar o Conselho Tutelar no município, o que segundo Eliene Lima de Sousa, já estava mais do que na hora. “Finalmente o Conselho Tutelar de Igarapé do Meio está implantado. Essa era uma questão que cobrávamos há muito tempo... Agora, estamos muito felizes com essa conquista” – diz Eliene Lima de Sousa – Conselheiro Tutelar.

Nos próximos dias os conselheiros participarão de uma capacitação, para, então, iniciar o trabalho em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. “Essa capacitação será embasa na experiência de outros Conselhos Tutelares da região. Uma semana depois, nós iremos iniciar os tabalhos, propriamente dito” – diz Raimunda Almada, Presidente do CMDCA.

Para os conselheiros, o trabalho terá sucesso com o apoio da comunidade. “Sem a colaboração da comunidade, não iremos muito longe. É preciso que todos se conscientize. Denuncie. Assim, em parceira, iremos desenvolver um ótimo trabalho” – diz Geiza da Silva – Conselheira Tutelar.

Um comentário:

  1. Parabéns a todos que direta ou indiretamente contribuiram por essa vitoria, que foi implantar um conselho tutelar em Igarapé do meio. Parabéns em especial a minha prima Nilza Lopes que foi escolhida como coordenadora. E que Deus abençõe a todos os integrantes do conselho: Sucesso e boa sorte a todos!!!!

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.