21 de novembro de 2011

Pindaré: Estudantes abraçam Engenho Central pela preservação do monumento


A Escola João Silva realizou na tarde desta segunda-feira, 21, uma manifestação em gente ao Engenho Central de Pindaré para chamar a atenção da sociedade sobre a importância de monumento, patrimônio histórico-cultural do município.

Reunidos em frente ao Engenho Central de Pindaré, professores, estudantes, representantes de movimentos ligados à cultura e autoridades políticas alertaram a sociedade para a necessidade de restauração ou pelo menos de conservação do prédio que simboliza todo o desenvolvimento econômico da região. A iniciativa é da Escola João Silva. Pelo segundo ano o evento, chamado de Abraço ao Engenho, é realizado. “Pretendemos chamar a atenção de todos para esse prédio que representa muito pra gente e que está cada vez mais depredado e ninguém faz nada” – diz Bento Botelho, Diretor da Escola.            

                                                                                                         Foto: Vale do Pindaré

Estudantes dão abraço simbólico pela preservação do Engenho Central, em Pindaré
Uma das atividades realizadas no evento foi a apresentação de uma paródia musical retratando a realidade do Engenho e a urgência de preservá-lo. Vários cartazes foram colocados em uma parede do Engenho com frases de efeito, também feitas pelos estudantes. “O Engenho pede socorro. Nós temos que preservá-lo urgentemente para também preservar a nossa história” – diz Yasmin Pereira, Estudante.

A manifestação em frente ao Engenho é apenas o auge do projeto Abraço ao Engenho, que tem a finalidade de sensibilizar a comunidade. Pois os estudantes estudaram todo o histórico do Engenho em sala de aula. “Em Sala de aula os estudantes de 5ª a 8ª series aprenderam que o Engenho é o responsável pelo crescimento econômico da região, que por meio dele, Pindaré se tornou uma das primeiras cidades a ter energia elétrica no Brasil, e, portanto, está atrelado intrissecamente, à nossa história, à nossa existência” - diz Márcio Marinho, Coordenador do Projeto Abraço ao Engenho.
                                                  
                                                  Foto: Vale do Pindaré
De mãos dadas, estudantes pedem a preservação monumento

Construído em 1728, o Engenho Central, é o ícone do desenvolvimento de toda a região do Vale do Pindaré. Vê-lo em estado de degradação, para muitos moradores da cidade, é motivo de indignação... Ver a história sendo, literalmente, destruída, é revoltante... “Quando passo perto do engenho não sei se fico triste ou envergonhado... É uma mistura disso com revolta. Foi lançado recentemente um selo com a foto do engenho. Mas, isso é muito vergonhoso: alguém da Espanha ver a foto ao, porventura, vem à cidade e se decepciona com esse lixeiro. Pois é assim que está o Engenho... É apenas utilizado como estacionamento e banheiro” – indigna-se Euzamar Medeiros, Presidente de Escola de Samba de Pindaré.

Por isso, como forma simbólica de conscientizar a comunidade para o resgate do Engenho, os estudantes da Escola João Silva, deram uma abraço coletivo no prédio... Os alunos deram as mãos para mostrar que todos devem se unir para conservar o Cartão Postal da região, o marco da história da Região Central do Estado...

Do Portal Vale do Pindaré

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.