1 de novembro de 2011

Secretaria de Saúde de Santa Inês apura denúncias no caso da criança vítima de meningite


*Texto modificado e republicado às 16h30 de terça-feira, 1 de novembro de 2011


Secretária Elizabeth Gualberto
Depois das denúncias de que funcionários da saúde do município de Santa Inês teriam exigido dinheiro para que um auxiliar de enfermagem acompanhasse o pequeno Gustavo Henrique Mendonça dos Santos, de 3 anos de idade, até a capital maranhense em uma ambulância de Santa Inês, o blog 'Notas do Daniel Aguiar' procurou a secretária de saúde do município, Elizabeth Gualberto em busca de explicações.


Gustavo dos Santos viajou para São Luis somente com a mãe e o motorista da ambulância. A criança morreu no último sábado (30) antes de chegar à capital.


Elizabeth Gualberto reiterou que é responsabilidade do município disponibilizar um profissional  de saúde para acompanhar a transferência de pacientes que exigem cuidados especiais. "As denúncias estão sendo apuradas," informou a secretária.


Clique aqui e veja a reportagem completa sobre a morte da criança vítima de meningite em Santa Inês, publicada neste blog.


Consta na declaração de óbito que a causa da morte da criança foi meningite aguda purulenta, o que só pode ser confirmado depois que sair o laudo da necropsia. 


O material foi coletado ainda na capital, mas o prazo para que saia o resultado não foi divulgado.


*Uma equipe especializada, comandada pela chefe do departamento de epidemiologia, Francisca Oliveira, acompanha o caso in loco.  Familiares da vítima já foram ouvidos para que se saiba, por exemplo, se a criança viajou nos últimos dias para outro estado ou cidade maranhense. Depois de identificado o possível foco, o passo seguinte é fazer o bloqueio.


A secretária de saúde de Santa Inês enfatizou que não há motivo para pânico. "Trata-se de um caso isolado", finalizou.

4 comentários:

  1. É lamentável, pois fatos como este, mostra como é tratada a saúde em Santa Inês, visto o prefeitão é medico, a deputada é medica, mais o descaso com a saúde os dois não vêem, ou melhor vêem mais não ligam, quanto a questão averiguar alguma coisa, isto simplesmente é demagogia, ou seja, os responsáveis pela saúde que serem pró-ativos, pois estão lidando com seres humanos.

    ResponderExcluir
  2. a saude em santa ines e muito vegonhosa o prefeito nem ligar pra que existe oito uo dez hospitais fechados so que saber do dinheiro enquanto nosso povo esta morrendo

    ResponderExcluir
  3. CADÊ O DEPUTADO FEDERAL PRA LEVAR ESTA DENUCIA PRO MINISTERIO DA SAÚDE,JÁ Q ELE SÓ VIVE LÁ EM BRASILIA.

    ResponderExcluir
  4. É PORISSO Q TEMOS Q MUDAR PRA HOMEN SERIO ASIM COMO O SIRINO.

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.