19 de agosto de 2015

Após acordo, professores de Santa Luzia do Paruá voltam às salas de aula

Após a intermediação do Ministério Público do Maranhão, a greve dos professores municipais de Santa Luzia do Paruá foi encerrada na segunda-feira, 17, com uma reunião na sede da prefeitura do município. 

Ficou acertado o reajuste salarial de 8% para os profissionais da educação, bem como o pagamento de 1/3 de férias até o mês de novembro deste ano.

O acordo foi assinado pela prefeita Eunice Bouéres Damasceno e por Elissandra Durans Silva Cardoso, coordenadora do Sindicato dos Professores (Sinproessema), além de outros representantes das duas partes.

Durante o movimento grevista, os professores chegaram a interditar a BR 316 no dia 10 de agosto para forçar o município a negociar uma proposta de reajuste salarial para a categoria. O promotor de justiça Hagamenon de Jesus Azevedo, titular da promotoria da comarca, negociou o desbloqueio da rodovia e sugeriu a realização de rodadas de discussões entre a Prefeitura e o sindicato.

Após três reuniões, realizadas nos dias 10, 14 e 17 de agosto, finalmente o acordo foi celebrado. Foi deliberado, ainda, que o município se compromete a não efetuar qualquer desconto sobre a remuneração dos professores referentes aos dias parados.

Por outro lado, o sindicato irá repor as aulas dos dias parados, mediante cumprimento do calendário de reposição a ser elaborado pela Secretaria Municipal de Educação.

(CCOM-MPMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.