31 de agosto de 2015

Manifesto: prefeito de Santa Inês sai em defesa do programa UAB

Por meio de 'Carta Aberta à Sociedade Brasileira', o prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves, aderiu à 'Campanha Nacional em Favor da Manutenção do Orçamento da Universidade Aberta do Brasil (UAB)'. Segundo o prefeito, "neste instante, não há outra alternativa que não seja manifestar a minha preocupação em relação aos limites orçamentários que paulatinamente atingem essa grandiosa iniciativa educacional, que poderá afetar cerca de 700 municípios que contam com polos UAB e contemplam centenas de milhares de estudantes".

Participe! Vote! É simples e rápido. Basta acessar o link abaixo.
A meta inicial da campanha é o recolhimento de 500 mil assinaturas por meio da petição pública no link abaixo.http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR83558.

Confira a íntegra da carta emitida por Ribamar Alves:

CARTA À SOCIEDADE BRASILEIRA

Fomentador da Educação a Distância (EaD), o programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), desde seu início, caracteriza-se como uma grande parceria entre as esferas federal, estadual e municipal. Como prefeito do município de Santa Inês - MA, tenho orgulho em participar de tal iniciativa e contribuir para o desenvolvimento deste momento histórico de democratização em todos os recantos do País.

Contudo, neste instante, não há outra alternativa que não seja manifestar a minha preocupação em relação aos limites orçamentários que paulatinamente atingem essa grandiosa iniciativa educacional, que poderá afetar cerca de 700 municípios que contam com polos UAB e contemplam centenas de milhares de estudantes.

Enquanto prefeitos, ajudamos a manter os polos UAB dentro das regulamentações prevista pelos órgãos competentes, esperando que tais espaços sejam ocupados pelos institutos federais e pelas universidades estaduais e federais conveniadas ao sistema, ofertando cursos de graduação e de especialização em EaD que muito enriquecem nossas comunidades.

É de amplo conhecimento que, enquanto gestores municipais, temos muitas vezes dificuldades na manutenção desses espaços pedagógicos, já que quase sempreatuamos com orçamento reduzido. Mas igualmente é de amplo conhecimento que sempre encaramos os polos como um investimento para o desenvolvimento da Educação em nossa cidade, em nosso Estado e no Brasil. Somos os maiores sabedores das dificuldades econômicas que o País vive, mas do mesmo modo defensores que a Educação é a maior chave para se resolver esse e outros problemas sociais.

Por isso, assinamos este manifesto em favor do sistema UAB e pedimos às autoridades competentes que invistam ainda mais em uma política nacional de educação a distância pública.

Santa Inês - MA, 18 de agosto de 2015.

Atenciosamente,

José de Ribamar Costa Alves
prefeito de Santa Inês

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.