PUBLICAÇÕES RECENTES

De Lidiane Leite para Lidiane Rocha: o antes e depois da prefeita de Bom Jardim

25 de agosto de 2015

Por Júlia Zaremba do Extra.globo.com
O programa de governo parecia promissor - no topo da lista, a promessa de erradicar o analfabetismo, ampliação ao atendimento à demanda no Ensino Médio e na Educação Infantil e instalação de bibliotecas em escolas rurais. Difícil acreditar que, dois anos e oito meses depois de assumir o cargo de prefeita de Bom Jardim, no Maranhão - após seu namorado, Beto Rocha, ter a candidatura impugnada - Lidiane Leite da Silva seria investigada por irregularidades e desvios de verba justamente naquela que foi a sua maior promessa de campanha: a educação.
Lidiane prometia erradicar o analfabetismo na cidade. Foto: Reprodução / Facebook

Lidiane assumiu a prefeitura aos 22 anos. Foto: Reprodução / Facebook
Na última quinta-feira, a Polícia Federal iniciou a “Operação Éden”, com o objetivo de investigar denúncias de desvios de verbas da merenda escolar, da reforma de escolas, do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) em Bom Jardim, cidade de 40 mil habitantes. Dois suspeitos já foram presos - Antônio Gomes da Silva, ex-secretário de Agricultura, e Humberto Dantas dos Santos, mais conhecido como Beto Rocha, namorado de Lidiane. A prefeita, por sua vez, está foragida. A Justiça já decretou sua prisão preventiva.

Lidiane tomou posse em 2012. Foto: Reprodução / Bom Jardim MA

A prefeita prometeu que Bom Jardim mudaria para melhor. Foto: Reprodução / Bom Jardim MA


Não foram só as propostas de governo que mudaram. A vendedora de leite Lidiane Leite da Silva adotou o sobrenome do namorado e se tornou Lidiane Rocha ao ingressar na política. Desde o início, a dependência em relação a Beto Rocha foi deixada clara - durante um discurso de posse, a prefeita afirmou que estava no cargo “representando Beto”.

“Beto é que vai mandar, junto com vocês. Eu só estou aqui para obedecer”, afirmou.

Lidiane assumiu a candidatura do namorado, Beto Rocha, enquadrado na Lei
 Ficha Limpa. Foto: Reprodução / Facebook



Lidiane Leite disse que seria o braço direito de Beto Rocha. Foto: Reprodução / Facebook
O teor das publicações nas redes sociais também mudou bastante com o tempo. Em 2012, publicou a foto de remédios que teriam sido descartados pela gestão anterior para, supostamente, prejudicar seu mandato. Também compartilhou a imagem do namorado doando medicamentos para a prefeitura. Porém, nos últimos anos, as redes da prefeita passaram a mostrar fotos dela em festas e badalações e com carros luxuosos. O dinheiro que teria sido recebido de forma irregular também colaborou para transformações em seu corpo - segundo jornais locais, Lidiane teria se submetido a cirurgias plásticas.

Em 2012, denunciou em seu Facebook que caixas de remédio na validade haviam sido jogadas fora pela gestão anterior. Foto: Reprodução / Facebook



A prefeita ostentava uma vida de luxo nas redes sociais. Foto: Reprodução / Facebook
“Minha cidade vai ter outra cara. Vai melhorar tudo. (...) Vamos lutar para reconstruir essa cidade. Vai ter organização, saúde, educação, avenida, estrada. Vai ter outra cara, vai ser outra coisa. Vamos dar valor para os professores, eles merecem. Eles é que cuidam do futuro das nossas crianças. Tenho filho, sei o quanto me preocupo. Vamos vencer obstáculos, temos uma grande missão pela frente. Vai mudar para melhor”, prometeu em um discurso depois de eleita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.

 

Fale com o blogueiro

- Daniel Aguiar -
WhatsApp: (98) 9 8256 6682
Email: danielaguiarpereira@gmail.com

O que você procura?

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WhatsApp do 7º BPM/Pindaré

WhatsApp do 7º BPM/Pindaré

OPORTUNIDADES

Tags