24 de agosto de 2015

Santa Inês - Autoridades debatem sobre o extermínio de jovens negros no Maranhão


A União Nacional dos Estudantes (UNE/MA) reuniu dezenas de pessoas no auditório da Câmara de Vereadores de Santa Inês, na última sexta-feira (21), para debater a situação de violência que atinge jovens no Maranhão, em particular a juventude negra. 

Participaram do encontro o Prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves; a secretária de Estado Extraordinária de Juventude, Tatiana Pereira; o comandante da 2ª Cia da PM, capitão Marcos Brito; o delegado regional de Polícia Civil, Valter Costa; o pormotor de Justiça Marco Antonio Amorim, o gestor regional de Saúde, Marcos Corrêa, a presidente do Sinproesemma, Maria Zuíla, secretários municipais, lideranças políticas e cominitárias regionais, vereadores, estudantes e professores. 
A galeria da sede do legislativo municipal de Santa Inês foi totalmente ocupada por jovens, a maioria integrante de movimentos estudantis, quilombolas e outras entidades de classe que acompanharam e participaram dos debates. Tatiana Pereira enfatizou a importância do debate sobre a temática com a participação de vários atores, bem como a participação de todos e todas na construção da Semana de Enfrentamento e Combate à Violência e o Extermínio da Juventude Negra no Maranhão.
Paralelo ao evento no auditório, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania de Santa Inês realizou apresentações com grupos de jovens bailarinos e capoeiristas na Praça da Matriz. As apresentações atraíram a atenção de quem passava pelo local.

O diretor da UNE no Maranhão, Janilson D’Limma, destacou os números da violência que atinge os jovens no Brasil, em particular os jovens negros. “Os números dizem que a cada 25 minutos morre um jovem negro pobre no Brasil, vítima da violência. São aproximadamente dois jovens negros mortos por hora, 48 mortos por dia, 335 mortos por semana, 1. 344 mortos por mês. Esse é um número igual ou maior ao de muitas guerras pelo mundo. Só educando os nossos jovens e preparando para melhores oportunidades vamos mudar essa realidade” acentuou Janilson.

O prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves, destacou o trabalho de Janilson D’Limma, que à frente da direção da UNE coloca em prática o trabalho de defesa dos interesses da classe estudantil. “É gratificante ver a luta deste jovem, filho deste município, que abdica de muita coisa para lutar em defesa dos estudantes, com esse trabalho maravilhoso”, disse Ribamar Alves.


A audiência pública foi, também, parte da mobilização realizada pela Secretaria de Estado Extraordinária de Juventude (Seejuv) para a Semana de Enfrentamento e Combate à Violência e ao Extermínio da Juventude Negra no Maranhão, que ocorrerá no período de 31 de agosto a 1º de setembro, em São Luís. A mobilização tem sido realizada desde o mês de junho, com debates e discussões em várias cidades do estado, com a participação de movimentos de juventude e do poder público, apontando a realidade de cada região do estado, no tocante à problemática da violência.

A mobilização, bem como a sua culminância em agosto, reafirma o novo jeito de relacionamento que o governo Flávio Dino tem mantido com as entidades sociais, no intuito de acompanhar e discutir o processo de violência contra a juventude negra do estado, com a predileção de identificar causas, sujeitos e apontar caminhos para a diminuição dessa realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.