29 de fevereiro de 2016

Sobre o Parlamento Jovem de Santa Inês e seus desafios

 Assim como o Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), da Câmara dos Deputados, criado em 2004, o Parlamento Jovem de Santa Inês busca possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares do município a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na câmara, em que os estudantes tomam posse e atuam como vereadores.
Em Santa Inês os jovens parlamentares estão entusiasmados e cheios de boas propostas para o município. Merecem ser ouvidos pela população porque buscam, essencialmente, melhorias para o coletivo. No entanto, lamentavelmente, esbarram no visível desinteresse dos vereadores pelo projeto pioneiro. 

Após seletiva feita por professores e diretores em escolas públicas e privadas, 17 estudantes tomaram posse no dia 8 de janeiro. Presidida por Orlando Mendes, a sessão solene contou com a participação de pais, professores e diretores das escolas envolvidas, além do então chefe de gabinete Dimison Guimarães, do presidente da CDL, João Nojosa; do então adjunto de Cultura do município de Santa Inês, Paulo Rodrigues, entre outras autoridades. Vereadores, apenas 3: Orlando Mendes, Carla Sousa e Akson Lopes.

CONFIRA:

Tudo muito bonito... discursos emocionantes e vamos que vamos! 

Pois bem...
A primeira sessão "valendo" foi marcada para depois do recesso de carnaval. 
Na última quinta-feira (25), lá foram os jovens parlamentares, deveras nervosos, mas cada um com suas indicações e/ou requerimentos prontos para apresentar à comunidade. Orgulhosos em ser ativos colaboradores do desenvolvimento deste município, os jovens estudantes esbarraram no primeiro entrave: nenhum vereador foi. 
Roupas bem alinhadas, papelada segundo o regimento interno da casa, discursos afinados e... sem plateia. Para ser justo, registro a presença de pais cheios de orgulho que aplaudiram cada momento.
Mas, afinal, qual é o papel desses jovens vereadores. Antes de se atribuir uma resposta técnica a este questionamento, vale ressaltar a importância da politização de jovens.
“Boa parte da construção política do jovem é influenciada pelo que se ouve em casa. Os pais costumam repassar os valores normativos para os filhos. Mas nos últimos anos, por ter mais acesso a informação, o jovem leva posições diferentes para os pais”, disse o cientista político, Joviniano Carvalho, ao Portal Tribuna da Bahia. 

Apesar de consagrado lugar-comum, eu ainda vejo com bons olhos a frase: o jovem é o futuro do país. Assim sendo, precisa estar antenado com o que ocorre na política e na sociedade na qual está inserido. 
Neste momento adverso, politicamente, no qual vive o município de Santa Inês, muito se fala sobre política e muitos "políticos de carreira", revelaram-se confusos e despreparados. Agora imagine aí boa parte da nossa juventude. Uma sociedade politizada é, sem dúvida, um sociedade consciente de seus direitos e deveres. 

Agora sim, do ponto de vista técnico, os jovens parlamentares de Santa Inês tem a missão de propor melhorias para a sua escola, sua rua, seu bairro etc. Indicações, requerimentos e até Projetos de Lei elaborados por eles devem ser apreciados pela Câmara de Vereadores e, caso tenham substância para seguir, serão votados pelos edis e, se aprovados, serão encaminhados ao Executivo.

Observaram a importância desse projeto? A comunidade de Santa Inês tem agora não apenas 17 vereadores mas, sim, 34 representantes. Vamos colar neles e ajudá-los nesse projeto. Sim, eles precisam de apoio e esse projeto ganhando corpo e legitimidade (com a voz do povo), Santa Inês será beneficiada.

Vou citar algumas reivindicações dos jovens parlamentares na primeira sessão realizada na última sexta-feira, 25:

- Melhoria da infraestrutura de ruas e avenidas de Santa Inês;
- Regularização do serviço de coleta de lixo;
- Fiscalização de terrenos baldios não cercados e abandonados e a notificação de proprietários;
- Limpeza de fachada de escolas públicas;
- Construção de mais Unidades Básicas de Saúde;
- Construção de mais escolas e hospitais;
- Ações relacionadas ao Meio Ambiente, como arborização de ruas e avenidas.
- Reunião de líderes de salas de aula para melhoria do convívio no ambiente escolar.
- Novas tomadas e recuperação de rede elétrica em escolas;
- Aquisição de novos bebedouros;
- Aquisição de novos armários para armazenamento de livros em escolas
- Construção de Centro Educacional com diversas atividades que atraiam a atenção dos jovens para a educação;
- Construção de pátio coberto e passarela em escolas;

Caso você tenha interesse em participar desse projeto, dê uma força lá! A presença da comunidade já é um grande empurrão. As sessões ocorrem na última quinta-feira de cada mês, às 16h. Neste caso, a próxima reunião será no dia 31 de março. E você que é vereador de Santa Inês, se tiver um tempinho, passa lá na Câmara no dia 31 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.