4 de fevereiro de 2016

Governo atende agricultores de Araguanã por meio de chamada pública

Cerca de 80 famílias do município de Araguanã, no território de Alto Turi, participaram, semana passada, de quatro oficinas de Diagnóstico Rápido e Participativo (DRP), promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp). As atividades são referentes ao Contrato de Ater Nº 094/2013 (Chamada Pública da Sustentabilidade) que atende 2.240 famílias no Maranhão.


As oficinas de DRPs são atividades coletivas, executadas com as famílias já selecionadas e assistidas pelos técnicos da Chamada, que realizam uma investigação e aprendizagem mútua, no intuito de conhecer os entraves e as possibilidades das famílias rurais em busca do desenvolvimento local sustentável.
A Chamada Pública da Sustentabilidade tem como objetivo promover o desenvolvimento e a diversificação sustentável das Unidades de Produção Familiar (UPF) para melhorar a produção e geração de renda, e consequentemente, a vida do homem do campo.

De acordo com o secretário de Estado de Agricultura Familiar (SAF), Adelmo Soares, o Governo do Estado, por meio da Chamada da Sustentabilidade, busca dar dignidade ao agricultor familiar facilitando o acesso às políticas públicas que visam dar condições de desenvolvimento de campos produtivos e acesso ao mercado.

“Com a chamada estamos gerando conhecimento para uma agricultura sustentável, aproximando o agricultor familiar às politicas públicas que deem a ele capacidade de comercialização e geração de renda”, ressaltou Adelmo.

A Chamada Pública da Sustentabilidade atende a 2.240 famílias, com renda entre dois até 10 salários mínimos de 17 municípios distribuídos em seis regiões de planejamento do Estado: Alto Turi, Baixo Turi, Pindaré, Carajás, Mearim e Tocantins.

Para o presidente da Agerp, Júlio César Mendonça, com as atividades da chamada, é possível fornecer dados que colaborem com entendimento da realidade local e para uma mudança efetiva na qualidade de vida dos agricultores familiares. “A realização das oficinas é uma ação essencial para coletar informações junto às famílias, dando continuidade à Chamada, que vai auxiliar no plano de desenvolvimento econômico do município e das famílias beneficiárias, fortalecendo as bases da agricultura familiar”, disse o presidente.

Entrega de sementes
Na oportunidade da realização da oficina com os agricultores, a Agerp fez a entrega de sementes de arroz e milho para as famílias, como parte da ação do Programa Mais Sementes, desenvolvido em parceria entre as Secretarias de Agricultura Familiar (SAF) e Agricultura e Pecuária (Sagrima).

A distribuição das sementes contou com a participação do gestor regional da Agerp de Zé Doca, José Raimundo Mendonça, e o prefeito do município, Valmir Amorim.

AGERP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.