4 de fevereiro de 2016

Abertas inscrições para o Curso de Atualização no Combate Vetorial ao Aedes Aegypti

O Ministério da Saúde (MS) em parceria com as Secretarias de Estado da Saúde e Universidades Federais de todo o Brasil, tem sido apoiador de cursos para atualizar os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Agentes de Combate a Endemias (ACE) no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Uma nova opção é o ‘Curso de Combate Vetorial ao Aedes Aegypti’, com inscrições abertas e gratuitas. A equipe de coordenação, suporte e acompanhamento do curso é formada por integrantes do Núcleo de Telessaúde do Rio Grande do Sul da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (TelessaúdeRS/UFRGS), do Programa Nacional de Telessaúde Brasil Redes do Ministério da Saúde (MS).

Além dos ACS e ACE, o curso é recomendado aos militares das Forças Armadas, técnicos da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e população em geral. Assim, qualquer cidadão que queira obter conhecimento aprofundado sobre técnicas de combate ao Aedes Aegypti poderá ter acesso ao curso, a exemplo dos síndicos de condomínios, que são profissionais que lidam diariamente com rotinas que incluem a execução de ações que possam combater o mosquito que transmite o Zika Vírus, Dengue e Chikungunya.

O curso possui carga horária de 22 horas, é autoinstrucional, na modalidade Educação a Distância (EAD) e não tem limite de vagas. Além de abordar aspectos gerais e práticas de combate ao mosquito Aedes Aegypti, pretende desenvolver e aprofundar conhecimentos e habilidades para identificação e enfrentamento do mosquito e para a divulgação de informações e orientações aos usuários durante trabalho de campo e visitas domiciliares.

Durante o aperfeiçoamento serão abordados temas como: 'Ambientação: tutorial Moodle e pré-teste', 'A importância do ACS no combate ao Aedes Aegypti', 'Conheça um pouco mais sobre o mosquito Aedes aegypti e as doenças transmitidas’, 'Prevenção, medidas de controle e registro das informações’, ’Estratégias de comunicação e mobilização comunitária’, e ’Noções sobre os inseticidas utilizados no programa, técnicas de controle vetorial e procedimentos de segurança’.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas exclusivamente pela plataforma Moodle TelessaúdeRS/UFRGS https://pt.surveymonkey.com/r/curso_aedes) e Plataforma UNASUShttps://ufrn.unasus.gov.br/moodle26/.

A divulgação do término das inscrições e período de disponibilidade do curso na modalidade EAD é de responsabilidade do núcleo organizador do TelessaúdeRS/UFRGS. Para obter outras informações sobre o curso, entre em contato com a equipe do Telessaúde por meio do telefone (51) 3308-2098 ou e-mail ead@telessauders.ufrgs.br.

SES
(Foto/Francisco Campos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.