7 de novembro de 2011

Sexta, na Câmara...04/11

Todos os vereadores participaram da sessão da última sexta-feira, dia 4 de novembro. Antes da abertura oficial dos trabalhos, um minuto de silêncio à pedido do vereador Moacir Veríssimo, em razão do falecimento do ex-secretário municipal nas gestões de Valdivino Cabral e Alexandre Dames, Manoel Quadros.

Alunos da Escola João Seba, do povoado Barro Vermelho, acompanharam parte da sessão. A visita é parte de um trabalho escolar. Além da Câmara de Vereadores de Santa Inês, os estudantes acompanharam parte da sessão de Pindaré e visitaram a prefeitura de Santa Inês.
Ruas de Santa Inês = Bueiro cercado por casas 

A vereadora Creusa da Caixa, por meio de indicação, solicita ao prefeito Roberth Bringel a pavimentação asfáltica de ruas do bairro Sabak e da Cohab.
"As ruas por trás da igreja Santa Antonio estão um caos. Manutenção por parte da Secretaria de Obras não existe. Para administrar é preciso ter uma visão ampla", disse Creusa e continuou: "Tem rua em Santa Inês que é apenas uma vala. Atrás da Receita Estadual tem uma travessa que tem casas dos dois lados e um bueiro no meio".

Creusa reclamou ainda do fato de emendas propostas pela câmara em 2010 não terem sido  incluídas na Lei de Diretrizes Orçamentárias do Município, ano base 2011. "Quem está fazendo, o faz somente para cumprir tabela" e finalizou o discurso parabenizando todos os envolvidos em trabalhos culturais no município e solicitando que seja realizada sessão intinerante no povoado Barro Branco, no próximo dia 25, para que moradores do povoado possam externar as carências daquela comunidade.

Dia 5 de novembro, dia da cultura

Orlando Mendes (PDT) solicitou que representantes do Campus do IFMA em Santa Inês sejam convidados para uma sessão solene. Na ocasião devem ser discutidos assuntos pertinentes à instituição. " Uma forma de homenagear os diretores do IFMA pelos excelentes trabalhos realizados no município", enfatizou. A data sugerida pelo vereador é 18 de novembro.

Orlando aproveitou a oportunidade para parabenizar a todos que fazem cultura em Santa Inês. Lembrou ainda que no sábado (5), dia da cultura, "seria um dia propício para discussão de políticas públicas voltadas para os artistas de Santa Inês. 

O vereador fez ainda uma homenagem póstuma (por meio de moção de pesar) à senhora Ana Vieira Dias, falecida no dia 11 de outubro deste ano.

Teatro na gestão Bringel?

Deutz Cavalcante (PT) lamentou o fato de não ter teatro em Santa Inês. " Infelizmente o que a gente tinha foi derrubado. Aguardamos com expectativa que o novo teatro seja construído ainda na gestão Bringel".

Em ordem de inscrição, Nazeu Rodrigues dispensou a palavra.


Reconhecimento?

Toinha Leal iniciou o discurso falando de elogios aos trabalhos dos vereadores que ela tem ouvido, ultimamente, em ruas da cidade. Se estivéssemos parados, o povo lá fora estaria reclamando. Nós estamos buscando trabalhar mais pelo povo de Santa Inês". 

Pedestres sem faixas

Manoel do Sindicato voltou a cobrar a pintura de faixas de pedestres na rua do comércio. "Atravessar a rua do comércio é um sacrifício, dependendo do horário. Idosos penam para conseguir chegar ao outro lado para ir a uma agência bancária, por exemplo. Até aqui próximo à prefeitura e à câmara é difícil atravessar a rua", finalizou o vereador.

Sobre a saúde e suas deficiências

Otacília Rios foi quem mais teceu críticas à atual administração municipal. A vereadora iniciou a fala dela retratando o que ela chamou de realidade sobre o orçamento municipal. "Para se fazer emenda é preciso remanejar recursos de uma secretaria para outra. Começa, então uma queda de braço. Poucas vezes é aprovada [a emenda]."

Em seguida Otacília falou sobre saúde. "Por onde a gente anda, as pessoas cobram algo. Todas as cobranças são repassadas ao prefeito. A saúde é prioridade em todo o país. A gente briga pela saúde em Santa Inês. Tem que se olhar mais pela saúde, afinal de contas nosso gestor é médico - e um excelente médico!." 

A vereadora repercutiu uma reportagem publicada por este blog na última semana sobre a morte de um bebê ainda na barriga da mãe, no Hospital Tomaz Martins.


Segundo Otacília Rios, casos de gestantes que perdem o bebê no Tomaz Martins acontecem com uma certa frequência. "Sou testemunha ocular disso" arrematou a vereadora.

As denúncias, ainda segundo a vereadora, não se resumem a casos envolvendo gestantes.
"Certa vez, um paciente com traumatismo craniano precisou ser transferido para um hospital de São Luis. Ele recebeu encaminhamento médico em um dia de sábado por volta de uma hora da tarde. 8h da noite familiares dele me ligaram [a vereadora estava em São Luis] dizendo que ele ainda estava em Santa Inês. Otacília ligou, então, para o vereador Madeira de Melo, solicitando que fizesse algo para ajudar o paciente. Uma hora da madrugada do dia seguinte o paciente chegou à capital. 
O motorista ainda chegou zangado dizendo para todos que quisessem ouvir que Madeira não é dono do hospital e muito menos a vereadora Otacília",  relatou Otacília Rios, em tom de revolta.

Para finalizar, pedindo desculpas à mesa diretora por ter alongado o discurso, a vereadora pediu que fosse cobrado da Polícia Militar em Santa Inês um relatório mensal de ocorrências envolvendo principalmente pequenos furtos, assaltos e assassinatos. A Câmara deve enviar esse relatório à governadora Roseana Sarney e à Secretaria de Segurança Pública do Maranhão cobrando providências imediatas.

Ah, se não tivesse o Tomaz Martins!

Aldoniro Muniz também falou sobre os problemas no sistema público de saúde em Santa Inês.
"80% dos políticos se elegem em cima de discursos falando de saúde, educação e segurança." Sobre este último tema Aldoniro disse que "Eugênio foi um dos melhores delegados do Maranhão. Ele não ficava atrás de um birô."

Sobre saúde, o peemedebista disse que "é preciso ter coragem para resolver. A câmara precisa investigar o caso desse motorista de ambulância citado por Otacília Rios. A secretária de saúde e o prefeito também precisam saber disso. Por que vereador manda, sim! É daqui que saem as leis que beneficiam o município. 
O vereador falou ainda sobre a Comissão de Saúde da Câmara. "A comissão também precisa sair de trás das mesas! Grandes médicos não querem mais vir trabalhar aqui e todos nós pagamos por isso.
Hoje, sexta-feira, vi muita gente marcando consultas para ser atendida na quarta ou quinta-feira da semana que vem.
No Tomaz Martins tem muita gente que não quer nada com a vida, mas as coisas seriam piores se não existisse aquele hospital. Ah, se não tivesse o Tomaz Martins!" Finalizou.

Emendas

Moacir Veríssimo apresentou duas emendas parlamentares. A primeira pede a compra de 2 ambulâncias para atender moradores de 23 povoados de Santa Inês, no valor total de R$ 200 mil . A segunda, no valor de R$ 350 mil é destinada a compra de insumos e maquinários para pequenos agricultores da zona rural do município. "Se aprovadas, as emendas não resolverão os problemas do homem do campo, mas vai amenizar a situação" disse Moacir.

Entre os povoados que devem ser beneficiados com as emendas propostas pelo vereador Moacir estão:

Santa Cruz
Boa Vista dos Cassotes
Bom Futuro
Boa Vista
Barro Vermelho
Porção da Juçara
Calango
Muriçoca
Marfim
Provisória
São José do Aterrado
Campo Novo

2 comentários:

  1. Rafaela Costa Machado Mendes7 de novembro de 2011 às 12:12

    Essa do vereador Aldoniro Muniz foi ótimo : "Ah se não fosse o Tomas Martins" Até parece que quando ele ou a família dele precisam ficam internadas lá!

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que falta foco e gestão porque todos os vereadores parecem querer cuidar de todos os assuntos, todos de uma vez e com um modo de ver diferente, eu não sei o que se passa dentro da câmara mas de fora eu vejo que os problemas são de conhecimento geral mas a gestão só faz o necessário para manter a cidade funcionando (e mal) e não melhorando e quem poderia mudar isso não sei se sabe como fazer.

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.