21 de setembro de 2015

Dia da Árvore alerta para necessidade de cuidar do meio ambiente

O polo da UAB – Universidade Aberta do Brasil – realizou nesta segunda-feira, 21, a ação ‘um poema em cada árvore’. A cidade é uma das 57 do país que participaram da mobilização nacional, realiza pelo Instituto Psia. A Praça das Laranjeiras foi o local escolhido para ‘plantar’ essa ideia.
Em várias árvores da praça foram afixados poemas de escritores maranhenses. A exposição literária é referente ao Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro.

A professora de Filosofia, Luziane Sousa, da escola municipal João Alípio é integrante da Pascom – Pastoral da Comunicação – da Paróquia Santa Inês. Ela levou a turma para participar da mobilização como uma atividade extraclasse. Segundo a Professora, é preciso despertar na sociedade cada vez mais o senso crítico de que cada um é responsável pelo planeta Terra.

“Nós precisamos cuidar do meio ambiente. A degradação dele só nos traz malefícios. E a melhor forma de conscientização é por meio da educação. E essa ação faz exatamente isso com os poemas nas árvores” – destaca.

A Estudante, Aline Soares da Silva, está no sétimo ano do ensino fundamental. A adolescente de 12 anos de idade diz que gosta muito de ler. Mas a mobilização “Um Poema Em Cada Árvore” é muito mais do que incentivo à leitura, é um alerta à população quanto à necessidade da preservação ambiental.

“As árvores estão devastadas em nossa cidade. Precisamos cuidar mais delas. O Rio Pindaré está muito poluído, não dá nem pra banhar. E são as próprias pessoas que causam tudo isso” – enfatiza a estudante.

Entre os trabalhos literários expostos, destaque para os que são produzidos por artistas da cidade. O Poeta Paulo Rodrigues é um deles. Segundo o Poeta, a leitura é indispensável para o desenvolvimento intelectual de qualquer pessoa. “E ser um semeador disso é recompensador” – conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.