21 de setembro de 2015

Governo e ONG Repórter Brasil lançam projeto para prevenção e combate ao trabalho escravo

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em ação conjunta com a ONG Repórter Brasil, lançam, nesta terça-feira (22), a partir das 8h, no Centro de Ensino Médio Experimental Colégio Marcelino Champagnat, o projeto “Escravo, nem pensar!”.

A finalidade é desenvolver, em 378 escolas em 76 municípios maranhenses, ações educativas em escolas do Sistema Estadual de Ensino, voltadas à prevenção e ao combate ao trabalho escravo.

Após o lançamento do projeto, será realizada a primeira formação presencial do “Escravo, nem pensar!”, no estado, destinada a gestores e técnicos de sete Unidades Regionais de Educação (Açailândia, Balsas, Codó, Imperatriz, Santa Inês, São João dos Patos e São Luís). A formação ocorrerá até a próxima sexta-feira (25).

Além de gestores regionais e técnicos regionais participam do evento representantes de entidades governamentais e da sociedade civil, que compõem a Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo do Maranhão (Coetrae-MA).

Os técnicos das Unidades Regionais de Educação serão responsáveis por difundir o tema nas escolas de sua abrangência e fomentar a abordagem do trabalho escravo na sala de aula e em projetos interdisciplinares. A meta é alcançar 10 mil professores e 190 mil alunos até 2016.

Desde 1995, quando o governo brasileiro assumiu a existência do trabalho escravo no Brasil, até hoje, mais de 49 mil pessoas foram libertadas do trabalho escravo no país. Neste contexto, o Maranhão é o quinto estado com o maior número de pessoas encontradas em situação de escravidão: 2.446 trabalhadores. Além disso, 24% dos resgatados em outras partes do país são maranhenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.