1 de setembro de 2015

São José do Aterrado: quem te viu, quem te vê...

O povoado São José do Aterrado foi fundado no dia 15 de Junho de 1911. A comunidade centenária localizada na zona rural de Santa Inês é economicamente ativa e baseada, essencialmente, na agricultura. Lugar pacato, de pessoas batalhadoras, simples e acolhedoras.

O Notas do Daniel Aguiar ouviu, com exclusividade, o morador mais antigo e que ainda vive no povoado. Benedito Alves Ferreira nasceu (e se criou - como ele faz questão de enfatizar) no São José do Aterrado. Hoje, aos 83 anos, Nucaco, como é conhecido na região, falou sobre as dificuldades enfrentadas pelos moradores em governos anteriores e o atual momento de mudanças que está transformando o local.

Em 1911, um homem chamado Manoel Clemente veio de Coroatá e trouxe com ele três famílias, entre elas estavam os pais de 'Seu Nucaco'. Fizeram morada na localidade e o nosso entrevistado nasceu em 1932. "Aqui era um caminho percorrido a pé e tinha os atoleiros que davam na canela. Em 1949,  Mundico Rêgo, primeiro prefeito de Pindaré, abriu essa estrada para passar carro", conta.

A outra grande transformação estrutural realizada no São José do Aterrado só ocorreu quando José Reinaldo Tavares era governador do Estado. Quem nos conta é o atual prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves:
O povoado foi asfaltado quando Zé Reinaldo era Governador, eu deputado federal, Luana secetrária-adjunta de Educação. Juntos conseguimos recursos para fazer essa obra. No entanto, nossos adversários políticos, em ano eleitoral, tiraram todo o asfalto, rasparam tudo e deixaram só a poeira para os moradores.

Ou seja, segundo nos conta o prefeito, o povoado regrediu décadas...

Mas, as coisas parecem estar mudando, novamente. É o que nos diz, com sorriso no rosto, quem conhece bem a história daquela comunidade.

"Hoje o povoado está muito elevado por causa dessa felicidade que temos, dessa avenida. Hoje o São José do Aterrado é um bairro de Santa Inês e, aliás, vai ser o melhor bairro de Santa Inês muito em breve", declarou 'Seu Nucaco'.
Prefeito Ribamar Alves recebe abraço de agradecimento de 'Seu Nucaco'
"Nós agora estamos fazendo com que esse sonho vire realidade. Desta vez não somente a via principal, mas todo o povoado será pavimentado. E essa avenida será batizada de Avenida Benedito Morgado, um dos mais tradicionais e influentes moradores deste povoado", enfatizou o prefeito Ribamar Alves.
A prefeitura de Santa Inês finaliza as obras. Além da pavimentação, a nova avenida do povaodo está completamente iluminada. "Em 30 dias estaremos inaugurando a avenida, a iluminação e a reforma da igreja. Uma grande festa será realizada na quadra do povoado para comemorarmos com a população".

E as transformações não param por aí. Ribamar Alves antecipou ao blog as novas interveções que serão feitas na localidade.

"E temos mais novidades pra cá. Após essas inaugurações, vamos anunciar a contrução de uma nova escola  (Escola Municipal Professora Flora), de um posto de saúde grande para 3 equipes do Programa Saúde da Família - (Posto de Saúde Dionísia Sousa) e vamos doar um terreno para fazer um projeto habitacional com o nome de outra liderança, o senhor Miguelzinho. Pessoas tradicionais sendo homenageadas. Estamos cumprindo a constituição, dando nomes de pessoas já falecidas e que tenham prestado serviços relevantes à comunidade", finalizou o gestor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.