27 de setembro de 2015

Inclusão: Prefeitura de Santa Inês realiza ação alusiva ao Dia Nacional do Surdo



O Brasil comemora, em 26 de setembro, o Dia Nacional do Surdo. A prefeitura de Santa Inês, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou ação alusiva à data na última sexta-feira, 25.
O evento foi realizado Praça das Laranjeiras e contou com a participação de alunos, pais e professores intérpretes de libras que relataram as lutas históricas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania das pessoas com surdez.

A escolha da Praça das Laranjeiras se deu por conta do intenso fluxo de pedestres e veículos transitando naquele local. Orientadores distribuíram panfletos educativos, sensibilizando as pessoaos sobre o direito de todos a uma educação inclusiva e de qualidade. 

Uma das melhores formas de incluir os surdos na sociedade é tornando possível a comunicação deles com as demais pessoas. Para isso existe a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Em Santa Inês, a Coordenação da Educação Especial (da Semed) trabalha diuturnamente com foco na inclusão. Para se ter uma ideia dos avanços obtidos graças ao trabalho da coordenação, Santa Inês realizou seletivo - pela primeira vez - para professores da Educação Especial. Isso mesmo, o concurso feito em 2011 não abriu vagas para essa modalidade. Hoje Santa Inês tem professores capacitados em interpretar a Língua Brasileira de Sinais. Um grande passo, mas ainda apenas o início de um trabalho que envolve toda a comunidade. Você também deve participar desse processo. Inclusão não é um favor, é um direito.

“Quero parabenizar a Professora Concita e ao prefeito Ribamar Alves que sempre estiveram dispostos a apoiar a Coordenação da Educação Especial e sem o apoio deles a coordenação jamais realizaria a inclusão dos nossos alunos.”, disse Ana Eva, coordenadora do evento. 
Os participantes assistiram palestras, apresentações culturais e, ao final, tiveram um momento de lazer.

Sobre o Dia Nacional do Surdo
O Brasil comemora, em 26 de setembro, o Dia Nacional dos Surdos. A data foi criada pela Lei nº 11.796/2008 e deveríamos aproveitá-la para refletir sobre a inclusão das pessoas com deficiência auditiva na sociedade brasileira e perguntar se elas estão tendo seus direitos respeitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.