22 de agosto de 2014

Maranhão tem orçamento de R$ 14 bi. Dá para fazer muito



O Maranhão precisa de medidas que representem uma mudança verdadeira em relação às práticas atuais. É o que propõe o Programa de Governo de Flávio Dino.

São 65 pontos principais, com metas objetivas e práticas. O orçamento anual hoje do Maranhão passa dos R$ 14 bilhões. Com boa gestão e honestidade, é possível fazer muita coisa.

Conheça algumas das propostas de Flávio Dino:

- Programa Água Para Todos: Garantir água e banheiro na casa de todos os maranhenses. Somente metade da população maranhense vive em casas com água encanada e banheiro.

- Programa “Minha Casa, Meu Maranhão”: Essa proposta transforma o governo do Estado em parceiro do Governo Federal também na construção de casas, com a meta de reformar ou construir 200 mil unidades habitacionais no Maranhão.

- Programa Segurança para Todos: Dobrar o número de policiais e bombeiros disponíveis para atender os cidadãos maranhenses.

- Desenvolvimento de ações destinadas a, progressivamente, retirar da linha de pobreza extrema as famílias maranhenses. Isso será feito por meio do Cadastro Único dos Programas Sociais no Estado do Maranhão, o que permitirá ampliar e integrar os programas sociais dirigidos à erradicação da pobreza no Estado.

- Estímulo à agricultura familiar, à economia solidária e ao empreendedorismo.

- Programa “Mais Médicos Maranhão”: A finalidade é combater o déficit de profissionais no Estado, já que o Maranhão possui somente 0,7 médicos para cada mil habitantes (a pior relação do país). O Programa vai complementar o Mais Médicos do Governo Federal.

- Criação de universidades estaduais regionalizadas, com orçamento próprio e autonomia administrativa.

- Ampliação da Rede de Ensino em Tempo Integral: Atualmente apenas 0,5% dos alunos do Ensino Médio estudam em período integral no Estado.

- Criação da Secretaria de Transparência e Controle, sem que seja criado nenhum novo cargo comissionado. A estrutura da nova Secretaria vai nascer do remanejamento de cargos. A Secretaria vai fazer o controle interno da administração, garantir o cumprimento da Lei de Acesso à Informação, apurar denúncias e fiscalizar a execução das despesas públicas, inclusive as realizadas mediante convênios.

- Apoio às rádios comunitárias, aos jornais regionais e aos blogs noticiosos, a fim de garantir o direito humano à comunicação de modo universal.

- Combate às violações de direitos humanos e promoção da igualdade constitucional e legal em favor dos segmentos sociais discriminados.

- Pacto Pela Vida: Um plano para articular as políticas de prevenção e repressão ao crime, em ação conjunta do governo e da comunidade, envolvendo o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública, a Assembleia Legislativa, os municípios e a União.

Confira a agenda de Flávio Dino para este fim de semana:

22 DE AGOSTO – SEXTA-FEIRA

16h – Reunião com lideranças

18h30 – Lançamento da candidatura de Telma Pinheiro

19h15 – Entrevista na JMTV

23 DE AGOSTO – SÁBADO

8h30 – Aldeias Altas

11h – Timbiras

15h – Coroatá

20h – Caxias – Lançamento da candidatura de Humberto Coutinho


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.