29 de outubro de 2011

Lula é diagnosticado com câncer de laringe

O Globo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi diagnosticado com um tumor na laringe, segundo boletim médico divulgado na manhã deste sábado pelo Hospital Sírio-Libanês. Lula terá de fazer tratamento com sessões de quimioterapia, que começa na próxima semana. A doença foi constatada após avaliação multidisciplinar.

O médico Artur Katz, um dos que acompanharam o ex-presidente, disse que o tumor de Lula é um carcinoma epidermoide. Segundo a Associação Médica Brasileira, o carcinoma é um câncer de origem epitelial, tecido que reveste cavidades internas de determinado órgão.


O diretor do Departamento de Oncologia do Sírio, o médico Paulo Hoff, confirmou ao GLOBO que Lula está câncer.

- Rouquidão é o sintoma típico desse tipo de tumor - disse ele, confirmando que Lula não tem sentido dores na garganta nos últimos dias.

Lula não ficará internado, segundo Hoff.

- O tratamento começa nos próximos dias - disse o médico, explicando que o tratamento em caráter ambulatorial, como informado no boletim, poderá ser feito na própria casa do ex-presidente.

A equipe médica que acompanha o ex-presidente é formada pelos médicos Roberto Kalil, Paulo Hoff, Artur Katz, Luiz Paulo Kowalski, Giberto Castro e Rubens V. de Brito Neto. Segundo Katz, o tratamento ao qual será submetido o ex-presidente buscará preservar os órgãos afetados pela doença (supraglote, glote e subglote):

- O tratamento tem caráter curativo e não deve afetar a voz do ex-presidente.

Katz acrescentou que a quimioterapia, realizada em três ciclos, será o primeiro passo do tratamento.

- Depois, vamos avaliar qual caminho seguir - disse o médico, acrescentando que o estado de saúde do ex-presidente é bom.

O presidente do Instituto Cidadania, Paulo Okamoto, um dos amigos mais próximos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, disse neste sábado que Lula vinha reclamando além do comum de uma rouquidão.

- A gente vinha percebendo que a rouquidão dele (Lula) vinha aumentando, e ele mesmo estava reclamando disso - disse Okamoto.

O ator José de Abreu, amigo de Lula, contou no Twitter que a doença foi descoberta por acaso. Ontem, o ex-presidente levou a mulher, Marisa, ao Sírio-Libanês para tratar uma dor de cabeça. Lula aproveitou para fazer um check-up e os exames diagnosticaram o tumor.

A descoberta da doença foi anunciada dois dias depois de Lula comemorar seu aniversário de 66 anos na cobertura de sua casa. Ele deu uma festa com bolo, pizzas e a presença de ministros e políticos

Abaixo, a íntegra do boletim do Hospital Sírio-Libanês:

"O ex-Presidente da República, Sr. Luís Inácio Lula da Silva realizou exames no dia de hoje no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, tendo sido diagnosticado um tumor localizado de laringe. Após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento inicial com quimioterapia, que será iniciado nos próximos dias. O paciente encontra-se bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial. A equipe médica que assiste o Ex-Presidente é coordenada pelos Profs. Drs. Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz, Luiz Paulo Kowalski, Gilberto Castro e Rubens V. de Brito Neto".O câncer na laringe, que acometeu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tem como principais causas o cigarro e em segundo lugar a bebida. O diagnóstico foi divulgado na manhã deste sábado pelo Hospital Sírio-Libanês. Segundo o médico Daniel Herchenhorn, chefe de oncologia do Inca, o tratamento na fase inicial são cirurgias conservadoras, em alguns casos com laser, enquanto em fases mais invasivas o tratamento é cirúrgico, associado a radioterapia e/ou quimioterapia. Em estágios mais graves, a cirurgia em geral é mutilante, deixando o paciente sem as cordas vocais e com uma traqueostomia permanente.

- A maioria dos casos é na corda vocal ou acima dela (supraglótico). Quando ocorre na corda vocal em geral o primeiro sintoma é rouquidão - explica o doutor Herchenhorn - Mais de 80% dos pacientes do Inca com câncer na laringe tem histórico de fumo ou álcool.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.