31 de outubro de 2011

Novo golpe eletrônico usa Facebook para atrair vítimas






Um golpe eletrônico usa o Facebook para atrair novas vítimas. A fraude vem com o seguinte texto:

Informamos, que, até o presente momento, não consta em nossos registros sua confirmação da instalação do seu dispositivo de segurança eletrônico (enviada para seu e-mail), para evitar maiores transtornos em seu acesso dentro de nossos canais de atendimento solicitamos sua confirmação imediata.

Ao confirmar a “instalação” do suposto dispositivo, o usuário é levado a uma página que não tem qualquer relação com a rede social. O Facebook não utiliza qualquer dispositivo de segurança eletrônico que seja necessário instalar em máquinas pessoais. Ao contrário do que informa o e-mail falso enviado em nome do Facebook, a rede social usa apenas o a navegação segura por meio de “https”, e, ainda assim, é um recurso de segurança opcional – ativado no navegador de internet. Com o recurso, as atividades são criptografadas.

A mensagem eletrônica, geralmente enviada para diversos internautas, é conhecida como “spam“. De acordo com os Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (Cert), mantido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, ao identificar uma mensagem falsa, o internauta deve encaminhar cópia da correspondência para os e-mails cert@cert.br e mail-abuse@cert.br relatando a fraude eletrônica. Além disso, o Cert orienta que o grupo de segurança e abusos da rede em que o internauta está conectado (como provedores, empresas, universidades ou outras instituições), também, seja notificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.