O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) acaba de cassar o prefeito de Santo Inácio do Piauí (413 km de Teresina), Inácio Batista de Carvalho, e o seu vice-prefeito, Auro Aparecido de Carvalho. Ele tinha sido absolvido na Zona Eleitoral pelo juiz, que considerou improcedentes as denúncias.
O TRE entendeu de forma diferente e cassou, por unanimidade, Inácio Batista (PTB) e Auro de Carvalho , acusados de distribuição de bebidas alcoólicas em comícios em troca de votos.
Ele foi condenado por compra de votos, abuso do poder político e econômico, pela distribuição de bebidas alcoólicas em comícios e de demitir servidores da Prefeitura que se negaram a apoiá-lo.
O TRE decidiu ainda que deverá haver nova eleição no município, em data a ser marcada em 2011.
O relator do processo foi o juiz eleitoral Manoel de Sousa Dourado, que foi favor a condenação em uma Aime (Ação de Impugnação de Mandato Eletivo), que foi ajuizada na Comarca pelo representante do PPS, Amaral de Araújo Moura Jesuíno, que foi o segundo colocado nas eleiõções para a Prefeitura de Santo Inácio do Piauí.
O TRE do Piauí vai realizar nova eleição em Santo Inácio do Piauí porque o segundo colocado não atingiu 50% mais um dos votos válidos.
Inácio Batista é o 51º cassado pelo TRE do Piauí de 2009 a setembro de 2011. O estado é o campeão de cassação de prefeitos por irregularidades administrativas e eleitorais no país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.