24 de outubro de 2011

Polícia prende bando especializado em roubos de cargas entre Santa Inês e Bom Jardim


Uma ação policial realizada pelo Departamento de Combate aos Roubos contra Instituições Financeiras (DCRIF) da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) resultou na identificação e prisão de um bando especializado em roubar cargas em rodovias estaduais. 
A quadrilha foi apresentada na tarde desta segunda-feira, 24, no Auditório Leofredo Ramos, prédio da Secretaria de Segurança Pública, durante coletiva de imprensa concedida pelo secretário Aluísio Mendes.
O grupo, composto por maranhenses, piauienses e também por um funcionário de uma das empresas que teve sua carga de bebidas roubada, foi abordado pelos investigadores de Polícia Civil,  no último sábado (22), no momento em que forjavam um assalto, em uma estrada que liga os municípios de Santa Inês a Bom Jardim, no interior do estado.   
São eles: Antonio Carlos Rodrigues de Castro, vulgo “Venta”, 41 anos, piauiense, que reside em Timon, apontado pela polícia como sendo o líder do grupo; José Veino Coelho da Silva, 50 anos, residente em Teresina; e Medaldo Campos da Silva, 31 anos, natural de Matões, e que mora em Timon.
Além destes, foi preso ainda o motorista do caminhão que transportava as bebidas que seriam roubadas na noite da prisão, Cláudio Regis de Alcântara, de 32 anos. Na hora da abordagem, os assaltantes atiraram contra a polícia. Na ação, Cláudio foi atingido e se encontra em um hospital da cidade de Santa Inês.
A participação do motorista foi comprovada por meio de interceptações de ligações telefônicas feitas de seu aparelho celular. De acordo com a polícia, Cláudio teria feito oito ligações para os outros três do bando no planejamento do crime.
O grupo já estava sendo monitorado pela polícia há algum tempo. As equipes da Seic seguiram o veículo que levava o bando até o momento da abordagem do caminhão.  Com eles foram apreendidos, dois revólveres calibre 38 e recuperados 11 mil reais que estava no cofre do caminhão.
Segundo Aluísio Mendes, a ação é fruto do trabalho preventivo da Seic. “Tiramos esse bando de circulação antes mesmo de agirem em uma nova prática criminal. Eles são responsáveis por agir em cidades do interior do Norte e Nordeste. Havia já toda uma programação deles para roubar cargas no Maranhão e no Pará, inclusive com seqüestros de gerente de bancos. O trabalho preventivo da Polícia Civil evitou mais essa ação do bando”, afirmou o secretário de segurança.
Ainda segundo Mendes, essa foi a 17ª quadrilha desarticulada nos últimos dois anos. Eles foram autuados em flagrante por Roubo Qualificado, Uso Ilegal de arma de fogo, Formação de Quadrilha e Seqüestro de pessoas.
ASCOM/SSP MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.