28 de outubro de 2011

Sexta, na Câmara... (28/10)

Mais uma edição da coluna 'Sexta, na Câmara...'. E para não perder o costume, vamos à lista dos faltosos: Otacília Rios (PTdoB) e Moacir Veríssimo (DEM).


A sessão desta sexta-feira (28) foi realizada na Escola Municipal José Ferreira Gois, no povoado Ladeira do Gato, distante cerca de 50km da sede do município de Santa Inês. O povoado possui 253 habitantes.


Dezenas de moradores participaram da sessão. Essa foi a primeira vez que a sessão foi realizada naquele povoado. Tem vereador que nem em tempo de campanha passou por lá. Então nada mais natural do que uma apresentação. Todos foram devidamente apresentados pelo presidente da câmara, vereador Madeira de Melo.


Pelo Andar da Carruagem...


Manoel do Sindicato (PMDB) requereu que seja levado ao conhecimento do prefeito Roberth Bringel a necessidade da construção de um posto de saúde e da pavimentação asfáltica da estrada que corta o povoado.


Para o vereador, o local precisa de muita coisa e durante a sessão os moradores presentes teriam a oportunidade de cobrar. Segundo Manoel do Sindicato, Roberth Bringel deve voltar a investir em melhorias para a comunidade, "O prefeito pediu um tempo por causa da incerteza sobre a qual município pertence o povoado", disse o vereador. E deu a entender que Roberth vai pavimentar a estrada, " Pelo andar da carruagem, Ladeira do Gato vai ser asfaltado".


O Peemedebista falou ainda sobre as atribuições dos legisladores. "O vereador não faz. Ele aprova o orçamento, elabora o requerimento e o resto é com o prefeito". E finalizou agradecendo a presença dos moradores.


Onde o Calo Aperta...


Deutz Cavalcante (PT) falou sobre a história política dele. Sobre os 30 anos no Partido dos Trabalhadores, das disputas a prefeito e a deputado e ainda sobre a vitória nas urnas como vereador.
"Quem calça o sapato é que sabe onde o calo aperta", disse o petista ao falar sobre a necessidade de os moradores aproveitarem a oportunidade para cobrar melhorias para o povoado. Para Deutz, a câmara tem feito o papel dela, "por onde a gente passou não resolveu tudo, mas o prefeito atendeu muitas coisas".


Na Medida do Possível...


Toinha Leal (PMDB) iniciou o discurso enfatizando: "nós vereadores não podemos fazer nada, mas podemos pedir, cobrar. Quando somos atendidos, ficamos muito felizes. E temos a sensibilidade de agradecer ao prefeito, Bringel, que vem fazendo muitas coisas. Na medida do possível, ele vai atender às necessidades desta comunidade", disse a vereadora, que terminou o discurso falando que a câmara se preocupa em buscar melhorias para o povo de Santa Inês.


O Povo tem Pressa


Creusa da Caixa (PSL) Falou do histórico - dela - de visitação de povoados antes, durante e depois da campanha política. "Eu sempre acompanhei esta comunidade. Todos aqui me conhecem bem. Eu fico orgulhosa ao ver que o povoado ganhou uma escola bonita e muito bem cuidada."


A vereadora reconheceu problemas que a população do Ladeira do Gato enfrentam. "O que falta, a gente vai ouvir de vocês. Aqui já deveria ter um posto de saúde, com médicos e uma equipe de enfermeiros. O povo daqui precisa e tem pressa." Finalizou.


É preciso Ouvir


Orlando Mendes (PDT), idealizador das sessões intinerantes, falou sobre a história de luta em quase 20 anos como vereador. Da luta ao lado povo. O pedetista enfatizou o papel da comunidade para o desenvolvimento de Santa Inês. "É preciso ouvir a voz do povo. Esse povoado precisa melhorar. E a gente está aqui  para ouvir e levar as suas reivindicações ao prefeito".


Recursos escassos e muita necessidade


Nazeu Rodrigues (PDT) também relembrou sua trajetória de militância política. "De 1982 para cá as comunidades avançaram muito. Volto aqui muito orgulhoso por ter contribuído para a construção desta escola. Sabemos que os recursos são escassos e as necessidades são muitas." Terminou a fala, no expediente, agradecendo a câmara por está realizando a sessão no povoado. 


Sobre o concurso da Prefeitura


Não havendo mais inscritos, os vereadores apreciaram e votaram o projeto de lei 19/2011 de autoria do prefeito de Santa Inês, Roberth Bringel, que altera dispositivo da lei nº 461/2007 e dá outras providências.


De acordo com  projeto (citado neste blog na edição passada desta coluna), ficam criados cargos e vagas no quadro de pessoal do Poder Executivo Municipal, fica alterada a denominação do cargo de Administrador Escolar para Administrador e ficam extintos os cargos de Agente de Saúde Pública, Técnico de Saúde Pública e Inspetor Escolar.


Dos cargos e vagas a serem criados


CARGOS                                                                               CRIAÇÃO DE VAGAS
                                                                  
Advogado-----------------------------------------------------------------------------01
Fisioterapeuta-----------------------------------------------------------------------03
Fonoaudiólogo----------------------------------------------------------------------02
Enfermeiro PSF---------------------------------------------------------------------18
Médico PSF-------------------------------------------------------------------------18
Psicólogo-----------------------------------------------------------------------------01
Técnico em Arrecadação e fiscalização------------------------------------02
Técnico em raio-X   ---------------------------------------------------------------01
Técnico em gesso------------------------------------------------------------------01
Técnico em informática----------------------------------------------------------03
Nutricionista--------------------------------------------------------------------------01
Terapeuta ocupacional----------------------------------------------------------01
Vigia-----------------------------------------------------------------------------------66


Respondendo a leitores do blog que questionaram a ausência de vagas para a a área da educação, o presidente da câmara disse que serão abertas mais ou menos 175 vagas para professor.


Sobre o concurso da Prefeitura II


O projeto de lei foi aprovado por unanimidade. Agora aguarda conclusão de trâmites legais para que seja anunciado o período de inscrição. Madeira de Melo informou ainda que em fevereiro de 2012 os aprovados no concurso da prefeitura serão empossados.


E a posse dos aprovados no concurso da Câmara?


Perguntado sobre a posse dos aprovados no concurso da Câmara, Madeira disse que no fim de novembro ou início de dezembro deste ano, quem passou no seletivo assumirá o respectivo cargo.


Cidadã Honorária de Santa Inês


Juíza Larissa Tupinambá
Antes de abrir espaço aos moradores para reivindicações, o presidente informou a sanção do projeto de decreto legislativo, já aprovado pelos demais vereadores, que concede título de cidadão honorário à juíza Larissa Tupinambá Castro, diretora do Fórum da Comarca de Santa Inês. O título se justificaria pelos excelentes serviços prestados pela juíza ao município.


Tribuna Livre



Sete moradores do povoado Ladeira do Gato e de comunidades vizinhas se pronunciaram.
A maioria reiterou a necessidade de se construir um posto de saúde e pavimentar a estrada do Ladeira do Gato. Dentre os que se pronunciaram apenas 5 foram registrados aqui no blog. Os demais repercutiram oque dito pelos citados aqui.


"A escola é bonita, mas não tem quadra de esportes. Queremos a quadra da escola! Vocês devem ajudar os necessitados. As famílias daqui se perguntam: Por que os candidatos só prometem?" disse Cosme Sousa, morador do povoado Ladeira do Gato


O prefeito Roberth Bringel tem feito muito, mas ninguém consegue fazer tudo. Não estou aqui para defender o prefeito e sim para reivindicar. Bom Jesus precisa de um campo de futebol. Começaram a construir e parou no início mesmo. E eu gostaria de perguntar: Por que o vereador Moacir não veio? Outra coisa: cercar uma escola (do povoado Bom Jesus) com talo de côco. É doído!" Antonio da Silva, morador do povoado Bom Jesus.


Dinho Barros, que também é morador do povoado Bom Jesus agradeceu ai prefeito por ter asfaltado a estrada do povoado, "mas, a gente precisa de muito mais coisas." concluiu o lavrador.


Josélia Gonçalves falou em nome dos moradores da comunidade São Sebastião, vizinha ao povoado Ladeira do Gato. "Tem gente aqui que mora longe que não tem nem energia elétrica e não tem condições de comprar um gerador, nem os fios. Muitos aqui só prometem. Vamos esperar em Deus."


Abaixo-assinado


Sobre a última reivindicação, o vereador Madeira de Melo sugeriu à moradora que organizasse um abaixo assinado a ser enviado ao Ministério de Minas e Energia. "O problema deve ser resolvido o mais breve possível", disse o vereador.


Não existindo mais inscritos, a sessão seguiu para as considerações finais.


Se a Obra não vir, Cobre do Prefeito


Manoel do Sindicato disse que "tem coisas que nem o prefeito sabe que está acontecendo. Foi bom vocês dizerem. Tem povoado que sofre calado, com medo de reclamar do prefeito. "Nós apenas aprovamos os recursos, se a obra não vir, cobrem do prefeito".


Bringel pisou na Bola


Deutz Cavalcante lamentou: " Em pleno século XXI não é fácil ouvir que escola está sendo cercada de talo de côco (referindo-se à escola do povoado Bom Jesus)." E continuou: Nós queremos nossas comunidades melhores. Bringel pisou na bola quando deixou uma escola como esta sem quadra (referindo-se à escola do povoado Ladeira do Gato).


Cadê nossos deputados?


Orlando Mendes parabenizou a comunidade pelas cobranças e relembrou que vereador não tem poder de construir. " A gente fiscaliza e cobra!".


O vereador cobrou mais autonomia dos secretários municipais." Por que se alguém fala com um secretário, ele diz que precisa falar com o prefeito."


E para concluir, Orlando disse que Santa Inês precisa de emendas parlamentares. "Cadê nossos deputados estadual e federal?"


Esta Câmara não dorme


Aldoniro Muniz justificou o fato de não ter se inscrito para falar anteriormente. "Queria ouvir e sentir as necessidades desse povo". 


O vereador foi enfático ao dizer que a Câmara de Vereadores de Santa Inês trabalha diuturnamente." Esta câmara não dorme, ela trabalha, ela luta. Estamos para aprovar o orçamento do município de quase 150 milhões de reais. Sugiro ao colega Manoel do Sindicato que inclua a construção do posto de saúde e a pavimentação asfáltica desse povoado." E, antes de concluir, deixou a seguinte mensagem aos presentes: " Não se calem! Briguem para resolver as suas necessidades!"


É preciso ver o 'Todo'


Em suas considerações finais, Creusa da Caixa disse que a escola do povoado Ladeira do Gato está muito bonita, mas precisa de ventiladores, por exemplo. " É preciso ter essa visão. Não adianta ter um prédio bonito que não funciona plenamente. Analisem e cobrem!


Um pedacinho de asfalto não resolverá o problema de vocês. É necessário que seja asfaltada toda a estrada entre a Cutia Pelada e o povoado Bom Jardim. Com boas estradas vocês estarão livres dos paus-de-arara, porque ônibus e vans poderão fazer linha pra cá. Além de facilitar o escoamento de tudo o que é produzido aqui." Finalizou, a vereadora.


Incentivo ao Esporte


Toinha Leal encerrou a participação dela na sessão falando da necessidade da quadra na Escola Municipal José Ferreira Gois. "A quadra aqui incentivará o esporte. Fiquei muito feliz ao ver o estádio Binezão lotado esta semana, durante partida decisiva do Campeonato Municipal de Futebol. Centenas de pessoas da zona rural. O incentivo ao esporte pode evitar que muitos jovens entrem no mundo das drogas. Apesar de morarem um povoado distante da sede, a dignidade do povo daqui é a mesma do povo de lá".


A pérola do dia


O presidente da Câmara, vereador Madeira de Melo, antes de encerrar a sessão, em clima mais descontraído, não se conteve e soltou essa pérola: " Quero agradecer a presença da minha esposa. Para o mundo você pode ser apenas uma pessoa, mas para uma pessoa você é o mundo!" O que arrancou risos e aplausos da platéia. "Declaro encerrada a sessão", concluiu, o presidente.

2 comentários:

  1. Deu pra perceber o clima da sessão:
    Todos,com exceção do Nazeu, cobraram falaram MAS com o maior cuidado para não cobrar demais do Bringel,sim pq se cobrar muito já é tido como saliente daí se queima e a eleição tá chegando, aí é pior. E até mesmo usaram do jogo de cintura pra não serem cobrados demais pelo povo: essa expressão: Cobrem do prefeito, do secretário da deputada é simplesmente de quem não fez e agora tenta jogar a culpa em quem não está presente, estes se estivessem presentes tentariam jogar a culpa na governadora, na presidente..enfim. Orlando Mendes disse que els fiscalizam e cobram, ONDE? DE QUEM? Quem tem coragem de entrar com um requerimento pedindo uma comissão pra fiscalizar OBRAS E LICITAÇÕES? Ng é otário vereador, Creusa pegou o mesmo discurso vazio do grupo que agora faz parte, asfalto sfalto e escoamento da produção, que produção? produção caseira.. Pq ninguem tem benefício nem acompanhemnto adequado pra se fazer nada..Nem um técnico que saiba corrigir um solo a secretaria de agricultura daqui oferece pra esse povo. E ainda teve tempo pra um migué do Madeira pra mulher dele...Muito produtiva a sessão. Esse pessoal sim, deveria ganhar um salário mínimo...

    ResponderExcluir
  2. A Pergunta que não quer calar é o PORQUE o vereador Moacir Veríssimo não foi para a sessão, logo a que foi no povoado do município de Santa Inês que ele se auto denomina como representante e defensor?

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.