PUBLICAÇÕES RECENTES

Santa Inês: prefeitura reajusta salários de professores

28 de agosto de 2014



O prefeito Ribamar Alves concedeu reajuste salarial de 5% para professores concursados do município de Santa Inês (retroativo  - referente a janeiro de 2014). A categoria comemora mais uma conquista e aguarda com expectativa o próximo pagamento - já atualizado - com data prevista para esta sexta-feira, 29.

Há muito ainda para melhorar, mas muitas vitórias foram garantidas nesta gestão de Ribamar Alves. Além desse reajuste, por exemplo, Ribamar Alves sancionou o Plano de Cargos, Carreiras e Salários do educadores; entregou 40 escolas já reformadas em menos de dois anos e mais 5 reformas garantidas até o fim do ano; merenda escolar de qualidade, fornecida pelos agricultores do próprio município; criação de 7 creches e mais 5 em fase de execução, sem contar que todos os funcionários recebem seus pagamento em dia. 

Com essas ações, o prefeito fortalece ainda mais a candidatura da primeira-dama e candidata a deputada federal, Luana Alves(PSB), recentemente inaugurou seu comitê diante de mais de 6 mil pessoas no centro da cidade na última sexta-feira.

Texto editado por Notas do Daniel Aguiar

Santa Inês tem compromisso com a Educação




O prefeito Ribamar Alves (PSB), entregou  mais uma escola reformada na zona rural de Santa Inês. Trata-se da Escola Municipal Rui Barbosa, localizada no povoado Bela Vista (antigo Muriçoca). Além da reforma, a escola conta, agora, com novos equipamentos e carteiras, além de cozinha adequada ao preparo da alimentação escolar servida aos alunos.

Participaram da cerimônia, realizada nessa quarta-feira (27), além do prefeito, a secretária municipal de Educação, Maria da Conceição Costa (Concita), lideranças comunitárias locais, pais e estudantes da escola Rui Barbosa e dezenas de  moradores da comunidade. 


"Encontramos escolas sem a menor condição de funcionamento, teto quebrado, sem carteiras, infiltrações. Mesmo com as inúmeras dificuldades que esbarramos todos os dias, porém o pensamento em Deus vamos vencendo. Obrigada a toda equipe da Secretaria de Educação de Santa Inês e ao prefeito Ribamar Alves pelo compromisso com a Educação de Santa Inês" declarou a secretária Concita. 

Segundo Ribamar Alves, para que os alunos da rede municipal tenham uma educação de qualidade, é necessário também uma estrutura de qualidade. E isso a Prefeitura de Santa Inês, através da Secretaria de Educação, vem buscando proporcionar a cada ano.

Com informações do Blog do Vale


Luana Alves e Flávio Dino arrastam multidão em Vitorino Freire


 


Nessa quarta-feira (27), depois de mega carreata que marcou a inauguração do Comitê de LUANA ALVES e Bira do Pindaré na cidade de Bacabal; e de passagem pela cidade de Olho D’água das Cunhãs, LUANA ALVES caminhou lado a lado com o povo e Flávio Dino pelas ruas da cidade de Vitorino Freire.

O desejo de mudança e a necessidade de renovação na política do Maranhão ficaram evidentes com uma multidão percorrendo as ruas de Vitorino Freire, entoando coros de “agora é 4030 e 65”.

Mais do que um momento festivo, caminhar com o povo e sentir não só o apoio político, mas ver no olhar de cada pessoa que o Estado precisa seguir novos e progressivos rumos aumenta ainda mais a responsabilidade e o compromisso de LUANA ALVES e Flávio Dino em função da nossa gente.


No município de Vitorino Freire, além do apoio de várias lideranças políticas, Luana Alves teve a confirmação de que o “povo está com ela”. Na principal praça da cidade, uma multidão ouviu as propostas da ‘4030’ para que o Maranhão em sua totalidade avance mais e mais.

Tida como a candidata a Câmara dos Deputados favorita de Vitorino Freire, LUANA ALVES disse que com a experiência obtida ao longo de 23 anos ao lado do esposo, ex-Deputado Federal e atual Prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves, lhe inspirou a continuar a lutar em função do seu povo maranhense.

Ao se pronunciar, todos reconheceram a capacidade de LUANA ALVES, confirmando que ela desempenhará um trabalho especial para que o Maranhão tenha um desenvolvimento a partir de oportunidades para todos, valorizando a igualdade social.

Vitorino Freire é mais um município que diz “estou com ela por um Maranhão melhor”!


Sousa Neto inaugura comitê em Bom Jardim































Atualizado às 17h50 de 28/08/2014
O candidato a deputado estadual Sousa Neto inaugurou na manhã desta quinta-feira o comitê de Bom Jardim. Na ocasião, ele esteve ao lado do deputado federal Sarney Filho, dos ex-prefeitos do município Dr. Roque Portela e Dr. Celso Vieira, além do último candidato a prefeito de Bom Jardim, Dr. Francisco Araújo, e de várias lideranças políticas.

Assim que chegou a Bom Jardim, Sousa Neto foi recepcionado por uma multidão e em seguida participou de uma grande carreata pelas principais ruas da cidade. E o candidato se diz muito feliz pelo carinho recebido.

“Isso é muito gratificante ser recepcionado em Bom Jardim dessa maneira. Todos vocês podem esperar que terão um deputado atuante que vai trabalhar em benefício da população. Uma das nossas metas será lutar pelos jovens que atualmente têm poucas oportunidades. Quero ser lembrado não só pelo que fizemos hoje, mas pelo deputado que mais ajudou o município de Bom Jardim. Quero agradecer o carinho de todos, pois não é fácil trazer tanta gente para a inauguração do nosso comitê em plena quinta-feira pela manhã. Só o Dr. Roque Portela pra fazer isso. Nós vamos nos ver várias vezes para ouvirmos os problemas de cada cidadão de Bom Jardim”, declarou Sousa Neto.

O ex-prefeito de Bom Jardim, o Dr. Roque Portela, aproveitou para criticar a atual administração do município e afirmou que só a população pode fazer uma mudança.

“Com esse grupo formado pelo deputado estadual Sousa Neto, o deputado federal Sarney Filho, o senador Gastão Vieira e o governador Lobão Filho, além de todas as nossas lideranças, nós temos a certeza que o nosso município vai mudar para melhor, pois vocês já sabem que quem assumiu a nossa cidade não vem trabalhando para a população. Precisamos dá uma resposta e esse grupo é o melhor para Bom Jardim”, disse o Dr. Roque Portela.

O deputado federal Sarney Filho também foi no mesmo caminho e enfatizou que a união do grupo formado em Bom Jardim é a melhor para administrar a partir de janeiro de 2015.


“Juntamente com Sousa Neto, Gastão Vieira, Lobão Filho e de Dilma, aqui eu estou ao lado das verdadeiras lideranças de Bom Jardim, pois são pessoas de respeito e credibilidade. Eles têm serviço prestado com a população do município, pois ajudam diariamente as pessoas. Nós estamos se aproximando das eleições e elas são o momento mais importante da nossa vida, pois vamos escolher o nosso futuro. E quando a gente escolhe equivocadamente, a gente sofre. É o que aconteceu aqui há dois anos. E eu não tenho dúvida que o nosso grupo é o melhor para administrar o nosso estado”, assegurou Sarney Filho.

Eleições 2014: Quem são os favoritos no Vale do Pindaré? Veja lista!




A lista abaixo foi divulgada no Blog do Gilberto Léda, no último dia 19. Segundo o blogueiro, o levantamento foi feito por um colaborador e mostra os favoritos para a eleição deste ano que disputam vagas na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal.

* Nos quadros acima, os candidatos estão separados de acordo com suas coligações
* Abaixo dos quadros, a quantidade estimada de vagas por coligação
* Os candidatos cujos nomes estão nas faixas escuras têm eleição praticamente certa
* Os candidato cujos nomes estão nas faixas claras disputam as demais vagas
* O levantamento é de um colaborador do Blog do Gilberto Léda

Dos que aparecem na lista, dois nomes interessam especialmente a moradores de Santa Inês e de toda a Região do Vale do Pindaré. Os candidatos Luana Costa (PSB) e Sousa Neto (PTN)  figuram entre os favoritos, de acordo com o levantamento. 


Luana, candidata a deputada federal dá mostras de que conquistou de vez o eleitorado de boa parte do estado. Simpatia, responsabilidade e muita garra são características latentes da candidata. E olha que a primeira dama do município de Santa Inês deu o pontapé inicial de sua campanha há poucos dias. Uma mega carreata e a inauguração do comitê central em Santa Inês marcaram o início oficial das atividades (Veja mais AQUI).


O candidato a deputado estadual Sousa Neto atrai, cada vez mais, as atenções dos eleitores de Santa Inês e cidades vizinhas por apresentar projetos consistentes, viáveis e que buscam atender às necessidades das comunidades visitadas, além - é claro - da humildade e honestidade com que se apresenta ao povo.

Ou seja, os nomes dos dois aparecerem na lista de favoritos não surpreende a ninguém. Apenas corrobora o desejo da maioria do eleitores da região.

Outros dois nomes de candidatos com reduto nos arredores de Santa Inês também aparecem entre os favoritos: Juscelino Filho (PRP), de Vitorino Freire e André Fufuca (PEN), de Alto Alegre do Pindaré.



Corpo a corpo com eleitores é destaque na agenda de Sousa Neto

26 de agosto de 2014






Na manhã desta terça-feira(26), foi a vez de lojistas e consumidores conhecerem um pouco mais sobre projetos de Sousa Neto, principalmente aqueles voltados para o fortalecimento do comércio de Santa Inês. 


O candidato a deputado estadual conversou de forma franca e amistosa com pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas, donos de lojas e dezenas de comerciantes. Mais um ponto positivo na campanha de Sousa Neto que, diferente da maioria dos demais candidatos (que saem lá não sei de onde) e buscam a todo custo conseguir uns votinhos na capital do Vale do Pindaré, Sousa conhece o povo do município, sabe das dificuldades e apresenta projetos viáveis para solucioná-los.


Sábado e domingo também foram dias de muitas atividades. No sábado (23), Sousa Neto esteve em Bela Vista onde participou da comemoração de aniversário do jovem Augusto Filho, filho do ex-prefeito daquele município, Zé Augusto.
"Lá, fui muito bem recepcionado por todos. Obrigado pelo carinho Bela Vista!", agradeceu.



No domingo (24), os trabalhos começaram com uma visita à sede da Flanês - torcida organizada do Flamengo em Santa Inês.


"Lá fui recebido pelo proprietário Xará e conversamos sobre futebol e projetos para o esporte com crianças carentes da cidade. Também conversamos sobre a conclusão do campo Society do Ninho do Xango, que beneficiará a população de vários bairros do município", declarou o candidato por meio de página no Facebook.


Tarde e noite de domingo foram marcadas por visitas à zona rural de Santa Inês. Sousa Neto reuniu-se com amigos e simpatizantes de sua campanha nos povoados São João dos Crentes, Bom Jesus e Boa Vista do Cassiano.


"Nos encontros, tive a oportunidade de visitar vários amigos. E para encerrar o domingo, revivi os bons tempos da época de goleiro: participei de uma partida de futebol na fazenda do amigo Fabrício", finalizou.




AD diploma 1ª turma de bacharéis em Teologia no município de Santa Inês








A Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Santa Inês-Ma (IEADESI) realizou na noite de segunda-feira, 25, a cerimônia de diplomação da 1ª turma do curso Bacharel em Teologia, graduação em nível superior (reconhecido pelo MEC), do município. 

O evento ocorreu no templo central da AD na cidade durante o culto de assembleia geral desta igreja, que teve início às 19hs. Diferentemente dos cursos livres, que a AD nesta cidade já vem realizando desde 2010 nos níveis básico e médio, este é de nível superior e tem o reconhecimento do Ministério da Educação - MEC, que chancela e reconhece a graduação dos formandos em Teologia como qualquer outro curso de nível superior realizado no país com o seu credenciamento.


Os alunos foram diplomados pela Faculdade Kurios - FAK, que tem sua sede em Maranguape, CE, e a cerimônia de entrega dos diplomas foi realizada pelo pastor Cláudio Duarte (São Luís), representante legal da FAK no Maranhão, o qual declarou formada a primeira turma de teólogos de Santa Inês, Ma! O curso de Teologia foi trazido a esta cidade por iniciativa do pastor Rayfran Batista da Silva, líder da AD em Santa Inês, e coordenado pelo pastor Cláudio. 

Durante a diplomação, o pastor Rayfran Batista, concedeu oportunidade a um dos formandos, pastor Rafael Aguiar Pereira (Santa Inês, MA) para que o mesmo, como orador da turma, a representasse, expressando gratidão por tão importante etapa na vida de todos os novos teólogos ali presentes. O orador destacou a importância da iniciativa do pastor Rayfran Batista de trazer o curso para Santa Inês, e reconheceu o esforço e a cooperação da coordenação do curso, bem como de todo o seu corpo docente e discente, ao tempo em que, fazendo menção do texto bíblico de Jeremias 9.23-24, tributou a Deus toda a glória, honra e louvor por tão importante conquista!

A IEADESI, através de seu presidente, pastor Rayfran Batista da Silva, parabeniza a todos os novos teólogos e deseja-lhes que continuem crescendo em graça e em conhecimentos vindos do Deus Altíssimo a fim de melhor servir ao Senhor, bem como à Sua igreja!




Agenda de Marina Silva prevê visita a Santa Inês





Marina Silva (PSB) já foi oficializada candidata, mas a campanha só deve ganhar corpo no Maranhão a partir de setembro. Isto ocorre por conta das mudanças na coordenação da campanha da presidenciável no estado. Anteriormente, Luciano Leitoa por ser presidente do PSB, comandava. Agora quem ganhou força foi o coordenador da Rede Sustentabilidade no Maranhão, o Cândido Lima. No entanto, a fase atual é de organização da campanha. Integrantes da Rede, mais ligados a Marina, que a Eduardo Campos, aproximam-se mais da frente da campanha presidencial, articulando as estratégias para alcançar o eleitorado maranhense.

Faz parte do processo de organização, a abertura de um comitê pró-Marina suprapartidário, em São Luís, e uma viagem ao estado. Nesta, a candidata deve visitar, além da capital, Santa Inês e Imperatriz.

Da coordenação da campanha de Marina Silva e coordenador da Rede, Cândido Lima, estará em São Paulo sexta-feira (29), no ato de lançamento do programa de Governo de Marina. Na oportunidade, será possível afinar com a candidata a campanha no estado.
“Estamos em fase de organização. A campanha começa efetivamente a partir do da 1º de setembro, quando já teremos material gráfico pronto e algumas definições que serão tomadas em São Paulo esta semana”, explica Cândido.

A troca no comando da coordenação da campanha do PSB no Maranhão, pode trazer consequências diretas na relação com a disputa de governador. Uma vez que Cândido Lima não possui a mesma proximidade com Flávio Dino (PCdoB), que Luciano Leitoa possui.

Substituição
Com a tragédia que pôs fim a vida de Eduardo Campos, Marina, sua vice, foi escolhida como substituta na corrida eleitoral, com o nome oficializado pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) na última quarta-feira (20), quando também foi escolhido o deputado federal gaúcho Beto Albuquerque como candidato a vice.

Com a substituição, uma nova campanha se inicia. Com material gráfico, propaganda eleitoral e estratégia de campanha bem diferente. Marina já anunciou, inclusive, que só irá fazer visita de apoio aos candidato que são seus aliados pessoais – aos aliados conquistado por Eduardo, a agenda deve ser cumprida por Beto Albuquerque.

No iniciou de julho, Marina esteve em São Luís, na companhia de Eduardo, abrindo a campanha dos dois e para o lançamento da candidatura da deputada estadual Eliziane Gama (PPS) a deputada federal. Na passeata de Flávio Dino (PCdoB) na Rua Grande, Centro de São Luís, que ocorreu no mesmo dia, apenas Eduardo esteve presente. E Marina deu prosseguimento a sua agenda.





Sindicato dos Bancários do Maranhão lança campanha salarial em Santa inês


O Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA) lança nesta sexta-feira (29/08), às 9h30, a Campanha Salarial 2014, em Santa Inês. O ato será realizado em frente à agência do Bradesco, no Centro da cidade. 

Na ocasião, os bancários vão distribuir panfletos para informar a população sobre as reivindicações da categoria, inclusive as que visam benefícios para os clientes, como o respeito à Lei das Filas, segurança, dentre outras. 

Os bancários maranhenses reivindicam, ainda, reajuste de 35%, reposição das perdas salariais, acumuladas, fim das demissões imotivadas, contratação de mais bancários, além de PLR de 25% do lucro líquido linear. 

Nos próximos dias, a Campanha Salarial 2014 segue se intensificando por todo o Maranhão, com os lançamentos previstos para Imperatriz e Caxias.



Alto Alegre do Pindaré: vem aí o 36º Festival da Independência!

25 de agosto de 2014



A Prefeitura Municipal de Alto Alegre do Pindaré, através da Secretaria Municipal da Cultura, divulgou nesta sexta-feira, 22/08/14, a programação do Tradicional Festival da Independência, que este ano realiza a sua 36ª Edição e acontecerá nos dias 05, 06 e 07 de setembro.

O Evento contará com oito atrações musicais, dois palcos, uma tenda eletrônica, carros pancadões e cerca de cem barracas. Além da Polícia Militar e Bombeiros Civis, a festa contará, ainda, com cinquenta seguranças particulares para garantir a tranquilidade do evento.

A programação iniciará na sexta-feira (05), a partir das 6h30min, com o Desfile da Independência realizado pelas escolas da Sede, percorrendo as ruas João XXIII, Rio Branco, Praça do Mercado, Rua Nova e Praça Padre André, encerrando em frente à Igreja Matriz onde ficará o palanque oficial. O Desfile contará com as bandas: U. I. Francisco Batista, Banda Edson Mendonça (U. I. Patello Saldanha), Banda Francisca Oliveira (Centro da Rosa) e a Banda Nós em Cena (Grupo Nós em Cena).

Confira a Programação da Festa

Sexta-feira 05/09/2014
· Tendas Eletrônicas e Carros Pancadões.

Sábado - 06/09/2014 - 22h
· Forro Rebola
· Lairton
· Canários do Reino

Domingo - 07/09/2014 - 14h
· Caio e Márcio
· Mara Pavanele
· Wanderley Andrade.



Santa Inês está com ela




Foi lançada, oficialmente, a candidatura de Luana Alves (PSB) em Santa Inês com a inauguração do comitê Central dela e da sua candidata a Deputada Estadual, Ana do Gás (PRB).

Iniciada no final da tarde, uma mega carreata tomou as ruas de Santa Inês. Dezenas de carros e centenas de motocicletas saíram da Praça da Rodoviária acompanhando as duas candidatas e o Prefeito, Ribamar Alves. Em carro aberto, as candidatas do grupo de Ribamar Alves percorreram praticamente todos os bairros da cidade. Por onde passaram, foram muito bem recepcionadas pelo povo. As pessoas aplaudiam ou acenavam... De alguma forma, queriam demonstrar seu apoio a “4030” e “10 000”.


A carreata foi finalizada na Rua da Pedra Branca, no Centro da cidade, em frente ao comitê central de Luana Alves e Ana do Gás. Mais de 5 mil pessoas, entre elas várias lideranças políticas da região do Vale do Pindaré, participaram do comício.


Em sua fala, Ribamar Alves, disse que lamenta a perseguição que a população de Santa Inês está sofrendo pelo fato de ele não se render aos ‘donatários do poder’.

- Me propuseram dinheiro para eu passar para o lado deles. Mas não aceitei ser o Judas, traindo a causa popular. Então, eles estão perseguindo nossa gente. Na área da saúde, por exemplo, na gestão anterior, eram repassados 20 milhões de reais por ano para Santa Inês. Com quase 2 anos do nosso mandato, o Governo do Estado não repassou nenhum centavo. Mas, esta situação vai mudar com Flávio Dino no Governo, Luana Alves na Câmara dos Deputados, Ana do Gás na Assembleia Legislativa e Marina Silva na Presidência – disse Ribamar Alves.

O Prefeito de Santa Inês também reiterou suas ações quando esteve na Câmara dos Deputados, sendo a principal, a aquisição de recursos para vários municípios maranhenses. Foi esta capacidade articuladora em função do povo maranhense, que Ana do Gás disse mais admirar em Ribamar Alves.

- “Acredito que Luana Alves, que sempre esteve lado a lado de Ribamar Alves, tem esta mesma capacidade. E, juntas, eu na Assembleia Legislativa e ela na Câmara dos Deputados, nós vamos trazer mais recursos para nosso Estado, beneficiando nossa gente” – disse Ana do Gás ao se pronunciar.

Se tratando de Santa Inês, a candidata Luana Alves disse que acompanhou todo o esforço da gestão do esposo. Esforço que trouxe muitos benefícios à população, como a implantação de 7 creches; regularização da merenda escolar e a valorização da agricultura familiar são alguns dos exemplos. Também reconheceu a enorme dificuldade para manter uma saúde sem repasse de recursos por parte do Governo do Estado. Assim também como a falta de verba para a conclusão da obra do Esgotamento Sanitário.

- É preciso que tenhamos uma aliança política forte para que Santa Inês seja tratada como merece. Esta aliança está representada nas candidaturas apoiadas pelo grupo do Prefeito Ribamar Alves, a família 40: Flávio Dino, Governador; Roberto Rocha, Senador; Deputada Federal, Luana Alves; Deputada Estadual, Ana do Gás, e Presidenta, Marina Silva. Assim, teremos mais recursos para transformarmos Santa Inês na cidade que tanto sonhamos e queremos – disse Luana Alves, em seu caloroso discurso.

Mais que comprovado: a população de Santa Inês está com Luana Alves!

(Fonte: Assessoria da candidata)


Nem o mel, nem a cabaça! Seba, cassado?





Tudo indica que o presidente da Câmara de Vereadores de Santa Inês e candidato (registro indeferido com recurso) a deputado estadual, Franklin Seba (SDD), vai ter o mandato cassado nos próximos dias pela Justiça Eleitoral. 

Os argumentos para a impugnação da candidatura a deputado proposta pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) e acatada pelo pleno do TRE no dia 5 de agosto podem ter consequências que vão muito além da derrota antecipada nas eleições de 2014. Nem candidato a deputado, nem vereador de Santa Inês. Nem o mel, nem a cabaça!

De acordo com o MPE, Seba é inelegível em razão de ter sido condenado pela prática de crime contra a Administração Pública (no caso, corrupção ativa - artigo 333* do Código Penal) por decisão do Juiz da 2ª Vara Federal - processo nº 2005.37.00.004059-2 (388-84.205.4.013700) decisão esta confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, tendo transitado em julgado no dia 22 de novembro de 2013. (Veja mais aqui)


Quando Seba concorreu ao cargo de vereador, ainda recorria da decisão judicial e, portanto, foi eleito e diplomado legitimamente. Mas, agora, a situação é outra. Fim das apelações. Condenação criminal transitada em julgado.

Desta forma, "Além da suspensão dos direitos políticos do candidato, é importante que se diga que O CANDIDATO TAMBÉM FOI IMPUGNADO EM RAZÃO DA LEI DA FICHA LIMPA, ou seja, em decorrência de condenação criminal por órgão colegiado, pela prática de crime contra a Administração Pública (...)"



Ou seja, a condenação de Seba acarretaria não apenas na suspensão dos direitos políticos (direito de votar e ser votado), durante o período de cumprimento da pena, como na inelegibilidade do candidato.

Seba pode deixar a casa pela porta dos fundos e quem deve entrar pela frente é a suplente Amanda.
Seba fala aos vereadores de Raposa sobre possível indicação do neto para
substituí-lo na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa. (Foto/A Voz da Raposa)
Na última sexta-feira (22), o vereador esteve no município de Raposa e, em visita à câmara de lá, declarou: “Estamos enfrentando uma barreira jurídica e politica também! Porque se nós não vencermos a parada juridicamente, eu vou colocar, já esta dito ao Frank Neto, eu vou colocar, será ele o candidato a Deputado Estadual e vai representar não só Raposa, mas o Maranhão lá em Santa Inês e em outros municípios que nós temos votos pra elegê lo”. 



Também está na mira da Justiça o diploma do também vereador de Santa Inês, Irmão Machado. As circunstâncias são as mesmas do colega de plenário, Franklin Seba. Mas, o crime é outro.


Pesa contra Machado uma condenação criminal (Art. 289 - CP) - Crime de moeda falsa - havendo, inclusive trânsito em julgado da sentença.


Maranhão tem orçamento de R$ 14 bi. Dá para fazer muito

22 de agosto de 2014



O Maranhão precisa de medidas que representem uma mudança verdadeira em relação às práticas atuais. É o que propõe o Programa de Governo de Flávio Dino.

São 65 pontos principais, com metas objetivas e práticas. O orçamento anual hoje do Maranhão passa dos R$ 14 bilhões. Com boa gestão e honestidade, é possível fazer muita coisa.

Conheça algumas das propostas de Flávio Dino:

- Programa Água Para Todos: Garantir água e banheiro na casa de todos os maranhenses. Somente metade da população maranhense vive em casas com água encanada e banheiro.

- Programa “Minha Casa, Meu Maranhão”: Essa proposta transforma o governo do Estado em parceiro do Governo Federal também na construção de casas, com a meta de reformar ou construir 200 mil unidades habitacionais no Maranhão.

- Programa Segurança para Todos: Dobrar o número de policiais e bombeiros disponíveis para atender os cidadãos maranhenses.

- Desenvolvimento de ações destinadas a, progressivamente, retirar da linha de pobreza extrema as famílias maranhenses. Isso será feito por meio do Cadastro Único dos Programas Sociais no Estado do Maranhão, o que permitirá ampliar e integrar os programas sociais dirigidos à erradicação da pobreza no Estado.

- Estímulo à agricultura familiar, à economia solidária e ao empreendedorismo.

- Programa “Mais Médicos Maranhão”: A finalidade é combater o déficit de profissionais no Estado, já que o Maranhão possui somente 0,7 médicos para cada mil habitantes (a pior relação do país). O Programa vai complementar o Mais Médicos do Governo Federal.

- Criação de universidades estaduais regionalizadas, com orçamento próprio e autonomia administrativa.

- Ampliação da Rede de Ensino em Tempo Integral: Atualmente apenas 0,5% dos alunos do Ensino Médio estudam em período integral no Estado.

- Criação da Secretaria de Transparência e Controle, sem que seja criado nenhum novo cargo comissionado. A estrutura da nova Secretaria vai nascer do remanejamento de cargos. A Secretaria vai fazer o controle interno da administração, garantir o cumprimento da Lei de Acesso à Informação, apurar denúncias e fiscalizar a execução das despesas públicas, inclusive as realizadas mediante convênios.

- Apoio às rádios comunitárias, aos jornais regionais e aos blogs noticiosos, a fim de garantir o direito humano à comunicação de modo universal.

- Combate às violações de direitos humanos e promoção da igualdade constitucional e legal em favor dos segmentos sociais discriminados.

- Pacto Pela Vida: Um plano para articular as políticas de prevenção e repressão ao crime, em ação conjunta do governo e da comunidade, envolvendo o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública, a Assembleia Legislativa, os municípios e a União.

Confira a agenda de Flávio Dino para este fim de semana:

22 DE AGOSTO – SEXTA-FEIRA

16h – Reunião com lideranças

18h30 – Lançamento da candidatura de Telma Pinheiro

19h15 – Entrevista na JMTV

23 DE AGOSTO – SÁBADO

8h30 – Aldeias Altas

11h – Timbiras

15h – Coroatá

20h – Caxias – Lançamento da candidatura de Humberto Coutinho


Paulinha Lobão convoca mulheres a conquistar um novo Maranhão



Mais um encontro do movimento “Pra Frente Maranhão – com a força da mulher” , liderado por Paulinha Lobão, apresentadora e esposa do candidato Lobão Filho(PMDB), marcou a noite desta quinta-feira (21), em São Luís. O movimento que tem ganhado força no estado reuniu secretárias estaduais e esposas de secretários.

As mulheres compareceram ao evento para manifestar apoio a Lobão Filho. Na oportunidade, a apresentadora contou sua história de vida com foco em suas ações sociais. Destacou também que Lobão Filho enxerga o potencial da mulher para um estado renovado, e apresentou propostas de políticas públicas para o gênero feminino.

No decorrer de seu discurso, Paulinha conclamou as mulheres para alcançar grandes conquistas nessa eleição. “Hoje faço o convite para cuidarmos, tratarmos do Maranhão. Precisamos cair em campo, conquistando um estado melhor e que, certamente, fará a diferença em nossas vidas”, disse a anfitriã.

Para as convidadas, o momento foi de união de forças. Ana Gabriela, chefe da Casa Civil do Estado, incentivou todas para uma grande ação. “Chegou a hora de conquistarmos um Maranhão melhor. Devemos defender nosso estado e vamos juntas nesse propósito”, enfatizou.

Já Naildes Lago, esposa do secretário de turismo, Jura Filho (PMDB), se sentiu privilegiada com o convite e explicou a importância de um evento de grande porte para inclusão das mulheres maranhenses na política. Para ela, o estado necessita da ação feminina em todas as áreas. “Um estado não se governa sozinho e a mulher é essencial no desenvolvimento da sociedade”.
(Foto/Gilson Teixeira)

Agenda de Lobão Filho para este fim de semana:

Sexta, 22 de Agosto

15h00 - Riachão
Caminhada em Riachão
16h30 - Fortaleza dos Nogueiras
18h00 - Balsas

Sábado, 23 de Agosto

16h00 - Presidente Médici
17h00 - Maranhãozinho
18h30 - Governador Nunes Freire

Domingo, 24 de Agosto

09h00 - Santa Luzia do Paruá
15h00 - Nova Olinda
17h00 - Araguanã
20h00 - Zé Doca


TJMA determina que prefeitura de Santa Luzia retire animais soltos das ruas


A Prefeitura de Santa Luzia (a 300 quilômetros de São Luís) terá prazo de 60 dias para iniciar o recolhimento de animais encontrados soltos pelas ruas e estradas, sob pena de multa mensal de R$ 10 mil. Também terá 30 dias para confeccionar e afixar pelo menos 30 placas proibindo a manutenção de animais soltos em área urbana e rural. A decisão é da 1ª. Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA).

Prefeito Veronildo Tavares tem 60 dias
para cumprir determinação judicial
O município também terá que construir local destinado ao abrigo, tratamento e destinação final desses animais; e lançar campanha educativa esclarecendo a população sobre medidas básicas de higiene que evitem a contaminação por zoonoses e sobre a obrigação de recolherem seus animais.

O Ministério Público Estadual (MPE) propôs Ação Civil Pública em Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Público contra o município, para reprimir a prática disseminada de criação de animais soltos, os quais transitariam livremente pelas ruas tanto da zona rural quanto do centro comercial da cidade, expondo a população a doenças infectocontagiosas e ao risco de acidentes de trânsito.

A Procuradoria do Município recorreu da condenação, argumentando que teve prejudicada sua defesa pelo julgamento antecipado, que teria se dado sem elementos de prova suficientes. Alegou ainda que a sentença contrariou a regra de separação dos poderes, adentrando em assunto do Executivo e determinando medidas que dependem de valoração administrativa por parte do gestor municipal, que não caberiam à Justiça.

No voto, o desembargador Kléber Carvalho (relator) rejeitou os argumentos sobre prejuízos na defesa, destacando que o mesmo silenciou em várias oportunidades que teve para manifestar-se, não tendo o julgamento gerado qualquer prejuízo.

O desembargador disse ainda que os direitos do cidadão à saúde, segurança e ao meio ambiente ecologicamente equilibrado são obrigações do Poder Público, que deve promover políticas sociais e econômicas para preservar a ordem pública, a incolumidade das pessoas e do patrimônio, reduzindo riscos de doenças e outros agravos.

“Cabe ao Município defender e preservar o meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, cabendo ao Poder Judiciário atuar na hipótese de a omissão caracterizar violação à efetivação dos preceitos constitucionais”, disse. (Processo: 577872013)


TJMA entrevista juíza Larissa Tupinambá no quadro 'Ser Juiz'






“Tenho a certeza de que o magistrado que pauta sua conduta de forma límpida, serena, imparcial, legal e justa fará a diferença e ultrapassará todas as barreiras”. As palavras são da juíza Larissa Tupinambá, entrevistada do quadro Ser Juiz desta sexta-feira, 22.

Titular da 2ª Vara de Santa Inês, onde atua há seis anos, a magistrada, que iniciou a carreira em 2003, afirma “não querer criar ‘calos’, ser impessoal, ou deixar que a massificação de demandas torne impessoal qualquer decisão”.

Confira a entrevista:

Quem é a mulher Larissa Tupinambá?

- Sou mãe, filha, companheira, amiga, profissional e procuro desempenhar bem cada um destes papéis. Amo a minha família e a ela dedico todo meu tempo livre. Gosto de ler, viajar, conhecer pessoas e interagir com elas. Admiro a integridade, hombridade, autenticidade e simplicidade. Repudio a inveja, ingratidão e soberba. Sonho com um mundo mais humano e mais justo, onde todos se comprometam com o bem estar da maioria. 

Quem é a juíza Larissa?

- A magistratura está em mim; mas do que uma profissão, é uma vocação e uma escolha de vida. Acredito que o juiz, principalmente o da esfera estadual, é determinante no funcionamento do município em que está lotado. Entendo que o processo não é um mero calhamaço de papéis, mas que ali existe vida e tenho compromisso em apreciar cada ponto do conflito, pois sei que a minha decisão irá mudar pontos importantes na vida de alguém. Creio na ressocialização e também que o sistema penitenciário deve resguardar a dignidade humana, já que o detido pode ser privado de sua liberdade e do exercício de alguns direitos, porém, nunca de sua dignidade. Pretendo envelhecer com as mesmas ideologias e planos que possuía quando ingressei na faculdade. Não quero criar “calos”, ser impessoal ou deixar que a massificação de demandas torne impessoal qualquer decisão minha.

Por que escolheu Direito?

- Porque tenho a convicção de que o Direito é uma das mais potentes ferramentas de transformação social, possuo a certeza que através da interpretação e aplicação das leis darei minha contribuição para uma sociedade mais digna e igualitária, além de ser encantada pela dinamicidade das normas jurídicas.

Para você, o que representa a magistratura?

- A concretização de um sonho, um meio de fazer a minha parte. As dificuldades existem. Perseguições daqueles que têm seus escusos interesses atingidos. Contudo, com coragem, determinação, comprometimento e preparo, tenho a certeza de que o magistrado que pauta sua conduta de forma límpida, serena, imparcial, legal e justa fará a diferença e ultrapassará todas as barreiras.

Em qual comarca está no momento e há quanto tempo e por onde passou?

- Hoje sou titular da 2ª. Vara de Santa Inês, onde estou há 06 anos. Iniciei em 2003, como juíza substituta em Pinheiro. Titularizei em Amarante do Maranhão, de onde fui removida para Guimarães. Depois, alcancei promoção, por merecimento, para Santa Inês, terra que amo e pela qual fui adotada, ganhando o título de cidadã. 

Além da função judicante, que ações desenvolve na comarca?

- Entabulei o projeto “PAI PRESENTE”, conseguindo mais de 700 reconhecimentos espontâneos de paternidade. Também, como a execução penal é competência exclusiva da Vara de que sou titular, realizo acompanhamento mensal dos presos, com visitas a unidade prisional, verificação da situação processual de cada um, agendamento de consultas médicas e odontológicas, com auxílio do Conselho da Comunidade que tive o prazer de instituir.

Como vê a atuação do Judiciário nesta comarca?

- Santa Inês é uma comarca com grande movimentação processual. Temos três varas e um Juizado. A quarta Vara já foi criada, mas a instalação ainda está pendente. Todos os magistrados e servidores comungam esforços para que o serviço funcione bem e o jurisdicionado seja priorizado. Entretanto, precisamos de melhor estrutura, da implementação da 4ª. Vara e do aumento de funcionários.

Como cuida da saúde?

- Alimentação balanceada, porém confesso que a atividade física foi abandonada pela absoluta falta de tempo. Mas tenho planos de retornar.

Caminho para o sucesso é?

- Dedicação, empenho, estudo, esforço e compromisso.

Hobby?

- Assistir séries policiais e brincar com minha filha.

Livro predileto?

- Crime e Castigo, de Dostoiévski.

Filme que gosta e por quê?

- “À espera de um milagre”, porque mostra que existe muito além da aparência, que o homem é falível, o poder do perdão e o quanto ajudar os outros pode trazer alento as suas próprias dores.

Mania?

- Perfeição, ansiedade, fazer várias coisas ao mesmo tempo. 

O melhor da vida?

- Minha família

Família é?

- Refúgio, porto seguro, colo, paz, amor incondicional, amparo, abrigo, enfim, meu começo e fim, meu tudo.

O que valoriza nos outros?

- Sinceridade, retidão, atitude e amizade.

O que não gosta nos outros?

Cobiça, mentira e ambição desmedida.

Sonho?

A felicidade de todos que eu amo.

(* Grifos nossos)
(Fotos/Internet)

Copão: Santa Inês vence o time de Pindaré em clássico regional


Na noite dessa quinta-feira (21), a bola voltou a rolar pelas quartas de final do Copão do Alto Turi de seleções. As equipes de Santa Inês e Pindaré-Mirim realizaram mais um clássico do futebol regional.

A partida foi realizada no Estádio Municipal Artemas Santos (Binezão), em Santa Inês. 
A seleção da casa abriu o placar no primeiro tempo e, ainda na primeira etapa, Pindaré empatou.

No segundo tempo, a equipe de Santa Inês marcou mais um. Placar final: 2 x 1. Com o resultado, os donos da casa garantiram classificação e a próximo desafio será nas semi-finais contra a seleção de Bom jardim.

Outros confrontos serão realizados nos próximos dias. 
A tabela será divulgada com datas e horários.
Os confrontos serão: (terceira fase)

Godofredo Viana x Amapá do Maranhão
Governador Nunes Freire x Maracaçumé

Informações: Jornal Eletrônico e Cícero Ferraz

Notas Rápidas... 21/08/2014

21 de agosto de 2014



Petista Persistente

Francismar Ferreira, ou Professor Francismar (PT), mantém acesa a chama do desejo de ser deputado federal. O ex-presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores em Santa Inês (de 2009 a 2013), intensifica reuniões internas da coligação 'Pra Seguir em Frente com muito mais Mudança' e com representantes de comunidades de Santa Inês e da região no intuito de expandir sua mensagem. Professor Francismar enfatiza, por onde passa que, caso seja eleito, vai aplicar emendas de modo correto para que, de fato, beneficiem o povo de Santa Inês e de todo o Vale do Pindaré.

Francismar Ferreira é militante político há mais de duas décadas. Também é pedagogo e professor da Universidade Estadual do Maranhão.

Arrastão em Vitorino Freire


Na noite de domingo, 17, em Vitorino Frente, Juscelino Filho e comitiva movimentou a cidade de Vitorino Freire com uma grande caminhada que percorreu as principais ruas e avenidas, encerrando nas proximidades da Praça José Sarney, onde o candidato e lideranças falaram aos moradores. ”Foi um dia de muita festa em Vitorino Freire. Recebi muitos amigos para a inauguração do nosso comitê em parceria com o deputado Stênio Rezende em Vitorino Freire. Quero agradecer por esta manifestação de apoio e, juntos, conseguiremos com propostas por um Estado que ofereça ainda mais oportunidade a todos” finalizou Juscelino Filho.


O arrastão do 4410 levou mais de duas mil pessoas às ruas de Vitorino em grande caminhada. Participaram do evento o deputado estadual e candidato à reeleição, Stênio Rezende e a deputada estadual, Vianey Bringel (PMDB). Juscelino contou ainda com o prestígio das maiores lideranças da cidade, os seus pais, Juscelino e Margareth Rezende, além de várias lideranças políticas e comunitárias, prefeitos e vereadores de cidades vizinhas. (Editado do Jornal Agora Santa Inês)


Pontapé inicial de Luana Alves 
E falando em multidão em ato político, nesta sexta-feira (22), a candidata a deputada federal Luana Alves (PSB) deve reunir milhares de pessoas durante inauguração do Comitê Central de Campanha em Santa Inês. Antes, uma mega carreata promete sacudir a cidade. A concentração está marcada para 16h na Praça da Rodoviária. De lá, os participantes seguirão pelas principais ruas e avenidas de Santa Inês até o prédio do comitê central na Rua da Pedra Branca para a inauguração. (Veja matéria completa sobre a carreata de Luana AQUI)

Dr. Tomaz na Net
O cardiologista, vereador e candidato a deputado estadual, Dr. Tomaz (PHS) é um dos que mantém um site com informações sobre o dia-a-dia da campanha, na internet. 
Em matéria recente publicada no http://www.drtomazmartins31333.com.br/, o candidato relembra sua posição na polêmica votação do reajuste da Contribuição de Iluminação Pública de Santa inês.
(Foto retirada do site do candidato)
"Mantendo sua posição de coerência de campanha que é defender o povo de Santa Inês contra qualquer tipo de exploração,o vereador pelo PHS, Dr. Tomaz Martins, foi um dos que não aceitou o aumento abusivo da taxa de iluminação pública", diz o texto da matéria.


Luana Alves inaugura comitê central em Santa Inês nesta sexta, 22



Agora é pra valer! A candidata a deputada federal Luana Alves (PSB) arregaça as mangas e entra em campo nesta sexta-feira (22). Apesar de ter a base política já solidificada, resultado de trabalhos intensos realizados ao longo de anos, oficialmente, Luana dá o pontapé inicial de sua campanha rumo à Câmara Federal nesta sexta. 

A candidata irá inaugurar o seu Comitê Central, em Santa Inês. Antes, realizará uma mega carreata com concentração marcada para 16h na praça da Rodoviária e saída prevista para as 17h. A carreata culminará com a inauguração do comitê localizado na rua da Pedra Branca, no Centro da cidade.


O evento promete sacudir o meio político regional e deve concretizar a preferência do eleitorado santainesense pela eleição de Luana Alves. 

Participarão do ato, o prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves (PSB), a candidata a deputada estadual, Ana do Gás (PRB), além de vereadores e dezenas de lideranças políticas e comunitárias municipais. 

Mesmo antes da inauguração do comitê, Luana já apareceu em duas pesquisas do Instituto Exata como uma das mais cotadas para ser eleita.

Vale ressaltar que, o ex-presidenciável Eduardo Campos e o candidato a senador pelo Rio de Janeiro, Romário já haviam confirmado presença no evento antes do trágico acidente que tirou a vida de Campos.

Mais sobre Luana Alves

Nome: Luana Maria da Silva Costa
Idade: 44 anos (14/10/1969)
Naturalidade: Peri-Mirim / MA
Estado Civil: Solteiro(a)
Ocupação: Médica
Escolaridade: Superior completo
Número: 4030
Nome para urna: Luana Alves
Cargo a que concorre: Deputada Federal
Estado: Maranhão
Partido: Partido Socialista Brasileiro
Coligação: TODOS PELO MARANHÃO 3 (SD / PP / PC do B / PPS / PSDB / PSB)


 

Fale com o blogueiro

- Daniel Aguiar -
WhatsApp: (98) 9 8256 6682
Email: danielaguiarpereira@gmail.com

O que você procura?

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WhatsApp do 7º BPM/Pindaré

WhatsApp do 7º BPM/Pindaré

OPORTUNIDADES

Tags