PUBLICAÇÕES RECENTES

Justiça anula 13 questões do Enem para todo o Brasil

31 de outubro de 2011

A Justiça Federal no Ceará decidiu anular 13 questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que foram antecipadas por um colégio de Fortaleza. A decisão foi tomada na noite desta segunda-feira (31) e é válida para todo o Brasil. O Ministério da Educação informou que vai recorrer da decisão.

De acordo com a Justiça Federal, a anulação das 13 questões foi uma resposta à ação proposta pelo Ministério Público Federal (MPF), que havia pedidoo cancelamento total das provas do Enem ou, pelo menos, a suspensão parcial das questões envolvidas na polêmica.

Foram anuladas as questões 32, 33, 34, 46, 50, 57, 74 e 87, da prova amarela do 1º dia, além das questões 113, 141, 154, 173 e 180, da prova amarela do 2º dia.

‘Decisão excessiva’
O MEC considera a decisão excessiva e desproporcional e informou que vai recorrer. O Ministério ainda afirmou que a decisão é injusta e que vai lutar para que ela não se mantenha.

G1 

(Blog do Zeca Soares)

Novo golpe eletrônico usa Facebook para atrair vítimas






Um golpe eletrônico usa o Facebook para atrair novas vítimas. A fraude vem com o seguinte texto:

Informamos, que, até o presente momento, não consta em nossos registros sua confirmação da instalação do seu dispositivo de segurança eletrônico (enviada para seu e-mail), para evitar maiores transtornos em seu acesso dentro de nossos canais de atendimento solicitamos sua confirmação imediata.

Ao confirmar a “instalação” do suposto dispositivo, o usuário é levado a uma página que não tem qualquer relação com a rede social. O Facebook não utiliza qualquer dispositivo de segurança eletrônico que seja necessário instalar em máquinas pessoais. Ao contrário do que informa o e-mail falso enviado em nome do Facebook, a rede social usa apenas o a navegação segura por meio de “https”, e, ainda assim, é um recurso de segurança opcional – ativado no navegador de internet. Com o recurso, as atividades são criptografadas.

A mensagem eletrônica, geralmente enviada para diversos internautas, é conhecida como “spam“. De acordo com os Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (Cert), mantido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, ao identificar uma mensagem falsa, o internauta deve encaminhar cópia da correspondência para os e-mails cert@cert.br e mail-abuse@cert.br relatando a fraude eletrônica. Além disso, o Cert orienta que o grupo de segurança e abusos da rede em que o internauta está conectado (como provedores, empresas, universidades ou outras instituições), também, seja notificado.

Criança de 3 anos morre vítima de meningite em Santa Inês


Imagem/reprodução TV Remanso
Gustavo Henrique Mendonça dos Santos, tinha 3 anos de idade. Ele começou a sentir-se mal na ultima quarta-feira (26) e foi levado pela mãe, dona Faraildes Mendonça ao Hospital Menino Jesus.

Dona Faraildes disse que procurou o serviço de emergência do hospital por que o filho reclamava de muitas dores no ouvido e na nuca. Ainda segundo a mãe da criança, depois da primeira avaliação médica a médica que atendeu Gustavo disse se tratar de um problema de garganta. Um segunda avaliação foi feita e , desta vez, um outro médico teria solicitado exames de sangue. 

No último sábado, depois de passar por mais uma avaliação médica, o terceiro médico teria suspeitado da doença e solicitou imediato encaminhamento a um hospital da capital, São Luis, a 240km de Santa Inês. Gustavo Mendonça morreu  antes de chegar à capital.  "Só fizeram jogar a gente dentro da ambulância e mandaram para São Luis sem nenhum profissional da saúde acompanhando. Eles disseram que para mandar um enfermeiro dentro da ambulância eu precisava pagar." Disse a mãe, revoltada.

De acordo com a certidão de óbito, Gustavo morreu vítima de meningite aguda purulenta. A enfermeira do posto de saúde do bairro são benedito, Maria Cláudia Cavalcante pediu calma aos moradores. "Trata-se de um caso isolado. Nós não iremos vacinar a comunidade contra meningite, porque ainda não se sabe ao certo a bactéria causadora." A enfermeira disse que o município está seguindo todas as orientações do Ministério da Saúde sobre situações desse tipo. Familiares que conviviam com a vítima diariamente estão sob observação.
Depois da notícia da morte de Gustavo, dezenas de pessoas procuraram o posto de saúde para serem imunizados contra a doença. Para Maria Cláudia, não há motivo para pânico.




A meningite é a inflamação das meninges, que são comprometidas por 
microrganismos patogênicos


A meningite bacteriana normalmente apresenta cefaléia, febre, letargia, 
vômitos freqüentemente com sinais neurológicos focais e convulsões.


Com informações do repórter Hudson Braz, da TV Remanso


Avião com destino ao Piauí pousa em aeroporto do Maranhão por 'engano'


Um voo da Azul Linhas Aéreas que partiu de Fortaleza, no Ceará, com destino ao Piauí neste domingo (30) acabou pousando por "engano" em um aeroporto privado de Timon, no Maranhão. O motivo do equívoco não foi esclarecido.

Segundo informações da companhia aérea, o voo 9136, que saiu de Fortaleza com destino a Teresina, se aproximava do aeroporto Senador Petrônio Portella, na capital do Piauí, quando foi desviado para um aeroporto privado de Timon, no Maranhão, o Domingos Rego.

“Uma vez constatado o equívoco, a tripulação prosseguiu viagem, decolando de Timon e pousando minutos depois no Aeroporto Senador Petrônio Portella, as 13h05 (horário local)”, informou a empresa em nota.

Segundo a companhia, a distância entre os dois aeroportos é de seis quilômetros, e o pouso equivocado ocorreu em razão de uma “falha operacional”. “O atraso na chegada foi de apenas 20 minutos em relação ao horário previsto”, diz ainda a companhia.

“O voo 9136 prosseguiu normalmente em sua programação, decolando rumo a São Luiz do Maranhão, Belo Horizonte e Campinas. Os possíveis fatores contribuintes para este evento estão sendo apurados”, complementou a Azul.

(G1)


Arnado Melo é o novo governador do Maranhão

Os "governadores" Arnaldo Melo e Washington Oliveira


O governador em exercício Washington Luiz Oliveira (PT) se licenciou e transmitiu o cargo para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB). A solenidade foi realizada na manhã desta segunda-feira (31), no Palácio dos Leões.

Apesar de ter sido uma solenidade rápida, foi bastante concorrida, pois outros secretários, deputados, lideranças políticas e o ministro do Turismo, deputado federal Gastão Vieira (PMDB), compareceram ao evento.

O vice-governador fez questão de ressaltar que se licenciou do governo devido a compromissos anteriormente programados.

“Já havia agendado essa viagem que farei e por esta razão estou deixando o cargo aos cuidados do presidente da Assembleia Legislativa, conforme a lei. Tenho certeza que ele cuidará muito bem da agenda deixada pela governadora”, disse Washington Luiz.

Após assumir o cargo, Arnaldo Melo destacou que, apesar do feriado, despachará normalmente no Palácio dos Leões. Nesta terça-feira (1º), o governador em exercício visita as obras da Via Expressa, avenida que está sendo construída pelo Governo do Estado como presente para os 400 anos de São Luís. A visita está marcada para as 9h.

“Estou assumindo uma responsabilidade constitucional, pois o governo não pode parar. Irei seguir a agenda da governadora, tanto na capital quanto no interior do estado”, disse o governador em exercício, destacando que o deputado Marcos Caldas assume o comando da Assembleia.

Na noite desta segunda-feira, Arnaldo Melo realizará um jantar com os deputados estaduais no Palácio dos Leões e na terça-feira, após visita a Via Expressa, cumprirá agenda governamental em Colinas e Passagem Franca.

Melo deve permanecer no Governo do Estado até quinta-feira (03), pois deverá num gesto de cortesia, licenciar-se e passará o cargo ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Jamil Gedeon.

Durante os próximos três dias, enquanto Arnaldo Melo comanda o Governo do Estado, caberá ao 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcos Caldas (PRB) comandar o legislativo maranhense.


Blog do Jorge Aragão

Santa Inês: Sistema do BB fora do ar desde o último sábado

Clientes do Banco do Brasil que foram à agência de Santa Inês no último sábado (29), foram surpreendidos com uma mensagem em todos os caixas eletrônicos. "Sistema fora do ar. Por favor, utilize outro terminal". 


Dois dias se passaram e o problema continua. Na manhã desta segunda-feira (31) a agência estava lotada de clientes que aguardavam, se não pela restauração do sistema, ao menos por explicações. Outras dezenas procuraram - sem sucesso - por atendimento em terminais do supermercado Mateus e da Drogavida.


As casas lotéricas de Santa Inês nem bem abriram as portas e uma multidão já formava filas nos estabelecimentos.


As agências instaladas nos municípios de Pindaré-Mirim, Santa Luzia e Bom Jardim operam normalmente.


Até o momento da publicação deste texto não havia previsão para que o sistema entrasse no ar.





Lula é diagnosticado com câncer de laringe

29 de outubro de 2011

O Globo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi diagnosticado com um tumor na laringe, segundo boletim médico divulgado na manhã deste sábado pelo Hospital Sírio-Libanês. Lula terá de fazer tratamento com sessões de quimioterapia, que começa na próxima semana. A doença foi constatada após avaliação multidisciplinar.

O médico Artur Katz, um dos que acompanharam o ex-presidente, disse que o tumor de Lula é um carcinoma epidermoide. Segundo a Associação Médica Brasileira, o carcinoma é um câncer de origem epitelial, tecido que reveste cavidades internas de determinado órgão.


O diretor do Departamento de Oncologia do Sírio, o médico Paulo Hoff, confirmou ao GLOBO que Lula está câncer.

- Rouquidão é o sintoma típico desse tipo de tumor - disse ele, confirmando que Lula não tem sentido dores na garganta nos últimos dias.

Lula não ficará internado, segundo Hoff.

- O tratamento começa nos próximos dias - disse o médico, explicando que o tratamento em caráter ambulatorial, como informado no boletim, poderá ser feito na própria casa do ex-presidente.

A equipe médica que acompanha o ex-presidente é formada pelos médicos Roberto Kalil, Paulo Hoff, Artur Katz, Luiz Paulo Kowalski, Giberto Castro e Rubens V. de Brito Neto. Segundo Katz, o tratamento ao qual será submetido o ex-presidente buscará preservar os órgãos afetados pela doença (supraglote, glote e subglote):

- O tratamento tem caráter curativo e não deve afetar a voz do ex-presidente.

Katz acrescentou que a quimioterapia, realizada em três ciclos, será o primeiro passo do tratamento.

- Depois, vamos avaliar qual caminho seguir - disse o médico, acrescentando que o estado de saúde do ex-presidente é bom.

O presidente do Instituto Cidadania, Paulo Okamoto, um dos amigos mais próximos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, disse neste sábado que Lula vinha reclamando além do comum de uma rouquidão.

- A gente vinha percebendo que a rouquidão dele (Lula) vinha aumentando, e ele mesmo estava reclamando disso - disse Okamoto.

O ator José de Abreu, amigo de Lula, contou no Twitter que a doença foi descoberta por acaso. Ontem, o ex-presidente levou a mulher, Marisa, ao Sírio-Libanês para tratar uma dor de cabeça. Lula aproveitou para fazer um check-up e os exames diagnosticaram o tumor.

A descoberta da doença foi anunciada dois dias depois de Lula comemorar seu aniversário de 66 anos na cobertura de sua casa. Ele deu uma festa com bolo, pizzas e a presença de ministros e políticos

Abaixo, a íntegra do boletim do Hospital Sírio-Libanês:

"O ex-Presidente da República, Sr. Luís Inácio Lula da Silva realizou exames no dia de hoje no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, tendo sido diagnosticado um tumor localizado de laringe. Após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento inicial com quimioterapia, que será iniciado nos próximos dias. O paciente encontra-se bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial. A equipe médica que assiste o Ex-Presidente é coordenada pelos Profs. Drs. Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz, Luiz Paulo Kowalski, Gilberto Castro e Rubens V. de Brito Neto".O câncer na laringe, que acometeu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tem como principais causas o cigarro e em segundo lugar a bebida. O diagnóstico foi divulgado na manhã deste sábado pelo Hospital Sírio-Libanês. Segundo o médico Daniel Herchenhorn, chefe de oncologia do Inca, o tratamento na fase inicial são cirurgias conservadoras, em alguns casos com laser, enquanto em fases mais invasivas o tratamento é cirúrgico, associado a radioterapia e/ou quimioterapia. Em estágios mais graves, a cirurgia em geral é mutilante, deixando o paciente sem as cordas vocais e com uma traqueostomia permanente.

- A maioria dos casos é na corda vocal ou acima dela (supraglótico). Quando ocorre na corda vocal em geral o primeiro sintoma é rouquidão - explica o doutor Herchenhorn - Mais de 80% dos pacientes do Inca com câncer na laringe tem histórico de fumo ou álcool.

José Reinaldo diz que Ribamar Alves não tem força para ganhar eleição no PSB


Acontece neste sábado (29) em São Luis, na Assembleia Legislativa, a convenção do Partido Socialista Brasileiro-PSB. Na oportunidade haverá eleição para a escolha dos novos membros do Diretório Estadual.
O blog do Elias Lacerda, um dos mais acessados de Timon e da região dos cocais, conversou por telefone com o ex-governador José Reinaldo Tavares, figura das mais expressivas do PSB no estado. Perguntado se haveria disputa pela direção do partido, ele informou não acreditar nesta possibilidade.
O ex-governador lamentou, no entanto, que o deputado federal Ribamar Alves – que declarou que não participará do evento porque, segundo ele, houve manipulação da formação dos diretórios municipais para beneficiar José Antônio Almeida (atual presidente) na eleição -, continue distante do grupo que hoje comanda o partido no estado.
“O presidente José Antônio o chamou para um entendimento e ele [Ribamar] não quis conversa”, informou Reinaldo. Mesmo com esse distanciamento, José Reinaldo não acredita que Ribamar Alves tenha força de apresentar uma chapa que venha ganhar a eleição para o diretório.
Aos blogs dos jornalistas Marco D’Eça e Gilberto Léda, o deputado estadual Marcelo Tavares (PSB), sobrinho de Zé Reinaldo, também disparou contra Ribamar Alves. “Ele não vai [à convenção] porque tem minoria e sabe que perde”, declarou.
Tavares também afirmou que Alves foi procurado esta semana para fazer parte da Executiva Estadual. “Nós o convidamos e oferecemos a ele o lugar que ele merece na Executiva. Mas ele só quer se for para ser presidente”, concluiu.

Policiais militares iniciam nova paralisação no Maranhão



Wellington Rabello (JP)





Reunidos na noite de ontem, em uma Assembleia Geral, na sede da Federação dos Trabalhadores da Indústria do Estado do Maranhão (Fetiema), policiais militares e bombeiros decidiriam iniciar uma “operação padrão” a partir do dia 8 de novembro. As categorias estão insatisfeitas com algumas iniciativas do governo estadual, a exemplo da não inclusão das reposições das perdas salariais dos militares no orçamento para o ano de 2012, enviado à Assembleia Legislativa.

Segundo o sargento Jean Marie, presidente da Associação dos Bombeiros Militares do Maranhão e diretor da Associação dos Servidores Públicos Militares do Estado do Maranhão (Assepmma), a assembleia geral foi convocada pelos sócios da segunda entidade para dar explicações aos militares sobre o andamento das negociações com o governo do Estado e discutir o porquê de o orçamento para o ano de 2012 foi enviado para a Assembleia Legislativa sem contemplar as reposições das perdas salariais dos PMs e bombeiros (sem reajuste desde o ano de 2009), que está no índice de 30%, fato que ocasionou a perda nos vencimentos de R$ 12.272 para coronel e de R$ 2.945,28 para soldado.

Outro ponto discutido durante a reunião foi o fato de o governo não está cumprindo a decisão judicial para o escalonamento vertical, já tramitado e julgado. “Esse escalonamento é o índice que tem como parâmetro o salário do soldado ao do coronel”, informou Jean Marie.

Operação padrão – O dia 8 de novembro será o prazo para que o governo procure as categorias para negociar. Se isso não acontecer, segundo Jean Marie, será iniciada a operação padrão, na qual os militares só irão trabalhar se tiverem condições legais de trabalho. “O policial não trabalha se o colete à prova de balas ou as munições estiverem vencidas, se o armamento não estiver adequado ou se as viaturas estiverem com os pneus carecas”, explicou.

Jean Marie achou importante colocar que as categorias não estão reivindicando apenas melhorias salariais, mas sim melhores condições de trabalho, mais viaturas, equipamentos individuais adequados, armamentos e munições em dia, mais policiamento, além de concursos para PMs e bombeiros.

Casal batiza filho de 'Facebookson' no Brasil


A história pode ser uma grande invenção de site sensacionalista.

Só faltava essa! Tá rolando por aí que um casal de jovens paulistas, o motoboy Anderson Cerqueira e a auxiliar de escritório Janete dos Santos, batizaram o filho que acabou de nascer de Facebookerson. Não é sacanagem não. Os dois se conheceram na própria rede social, casaram-se e tiveram o bebê. Anderson contou que teve que ir a dois cartórios antes de conseguir registrar a criança.

“Eu queria chamar de Facebook, mas eles disseram que não pode dar nome estrangeiro, então eu coloquei Facebookson, porque eu sou Anderson”, explicou ele.

A história ganhou o mundo depois que o jornal americano Daily Bulletin (na foto, o pai com o exemplar), de Los Angeles, publicou o caso. Nas redes sociais, o casal foi alvo de críticas. Para muitos, o episódio reforça a popularização do Facebook no Brasil. A matéria, publicada na editoria de economia, usou o caso como exemplo de como a rede de Zuckerberg está avançando inclusive no Brasil, onde o domínio do Orkut era absoluto.


Sexta, na Câmara... (28/10)

28 de outubro de 2011

Mais uma edição da coluna 'Sexta, na Câmara...'. E para não perder o costume, vamos à lista dos faltosos: Otacília Rios (PTdoB) e Moacir Veríssimo (DEM).


A sessão desta sexta-feira (28) foi realizada na Escola Municipal José Ferreira Gois, no povoado Ladeira do Gato, distante cerca de 50km da sede do município de Santa Inês. O povoado possui 253 habitantes.


Dezenas de moradores participaram da sessão. Essa foi a primeira vez que a sessão foi realizada naquele povoado. Tem vereador que nem em tempo de campanha passou por lá. Então nada mais natural do que uma apresentação. Todos foram devidamente apresentados pelo presidente da câmara, vereador Madeira de Melo.


Pelo Andar da Carruagem...


Manoel do Sindicato (PMDB) requereu que seja levado ao conhecimento do prefeito Roberth Bringel a necessidade da construção de um posto de saúde e da pavimentação asfáltica da estrada que corta o povoado.


Para o vereador, o local precisa de muita coisa e durante a sessão os moradores presentes teriam a oportunidade de cobrar. Segundo Manoel do Sindicato, Roberth Bringel deve voltar a investir em melhorias para a comunidade, "O prefeito pediu um tempo por causa da incerteza sobre a qual município pertence o povoado", disse o vereador. E deu a entender que Roberth vai pavimentar a estrada, " Pelo andar da carruagem, Ladeira do Gato vai ser asfaltado".


O Peemedebista falou ainda sobre as atribuições dos legisladores. "O vereador não faz. Ele aprova o orçamento, elabora o requerimento e o resto é com o prefeito". E finalizou agradecendo a presença dos moradores.


Onde o Calo Aperta...


Deutz Cavalcante (PT) falou sobre a história política dele. Sobre os 30 anos no Partido dos Trabalhadores, das disputas a prefeito e a deputado e ainda sobre a vitória nas urnas como vereador.
"Quem calça o sapato é que sabe onde o calo aperta", disse o petista ao falar sobre a necessidade de os moradores aproveitarem a oportunidade para cobrar melhorias para o povoado. Para Deutz, a câmara tem feito o papel dela, "por onde a gente passou não resolveu tudo, mas o prefeito atendeu muitas coisas".


Na Medida do Possível...


Toinha Leal (PMDB) iniciou o discurso enfatizando: "nós vereadores não podemos fazer nada, mas podemos pedir, cobrar. Quando somos atendidos, ficamos muito felizes. E temos a sensibilidade de agradecer ao prefeito, Bringel, que vem fazendo muitas coisas. Na medida do possível, ele vai atender às necessidades desta comunidade", disse a vereadora, que terminou o discurso falando que a câmara se preocupa em buscar melhorias para o povo de Santa Inês.


O Povo tem Pressa


Creusa da Caixa (PSL) Falou do histórico - dela - de visitação de povoados antes, durante e depois da campanha política. "Eu sempre acompanhei esta comunidade. Todos aqui me conhecem bem. Eu fico orgulhosa ao ver que o povoado ganhou uma escola bonita e muito bem cuidada."


A vereadora reconheceu problemas que a população do Ladeira do Gato enfrentam. "O que falta, a gente vai ouvir de vocês. Aqui já deveria ter um posto de saúde, com médicos e uma equipe de enfermeiros. O povo daqui precisa e tem pressa." Finalizou.


É preciso Ouvir


Orlando Mendes (PDT), idealizador das sessões intinerantes, falou sobre a história de luta em quase 20 anos como vereador. Da luta ao lado povo. O pedetista enfatizou o papel da comunidade para o desenvolvimento de Santa Inês. "É preciso ouvir a voz do povo. Esse povoado precisa melhorar. E a gente está aqui  para ouvir e levar as suas reivindicações ao prefeito".


Recursos escassos e muita necessidade


Nazeu Rodrigues (PDT) também relembrou sua trajetória de militância política. "De 1982 para cá as comunidades avançaram muito. Volto aqui muito orgulhoso por ter contribuído para a construção desta escola. Sabemos que os recursos são escassos e as necessidades são muitas." Terminou a fala, no expediente, agradecendo a câmara por está realizando a sessão no povoado. 


Sobre o concurso da Prefeitura


Não havendo mais inscritos, os vereadores apreciaram e votaram o projeto de lei 19/2011 de autoria do prefeito de Santa Inês, Roberth Bringel, que altera dispositivo da lei nº 461/2007 e dá outras providências.


De acordo com  projeto (citado neste blog na edição passada desta coluna), ficam criados cargos e vagas no quadro de pessoal do Poder Executivo Municipal, fica alterada a denominação do cargo de Administrador Escolar para Administrador e ficam extintos os cargos de Agente de Saúde Pública, Técnico de Saúde Pública e Inspetor Escolar.


Dos cargos e vagas a serem criados


CARGOS                                                                               CRIAÇÃO DE VAGAS
                                                                  
Advogado-----------------------------------------------------------------------------01
Fisioterapeuta-----------------------------------------------------------------------03
Fonoaudiólogo----------------------------------------------------------------------02
Enfermeiro PSF---------------------------------------------------------------------18
Médico PSF-------------------------------------------------------------------------18
Psicólogo-----------------------------------------------------------------------------01
Técnico em Arrecadação e fiscalização------------------------------------02
Técnico em raio-X   ---------------------------------------------------------------01
Técnico em gesso------------------------------------------------------------------01
Técnico em informática----------------------------------------------------------03
Nutricionista--------------------------------------------------------------------------01
Terapeuta ocupacional----------------------------------------------------------01
Vigia-----------------------------------------------------------------------------------66


Respondendo a leitores do blog que questionaram a ausência de vagas para a a área da educação, o presidente da câmara disse que serão abertas mais ou menos 175 vagas para professor.


Sobre o concurso da Prefeitura II


O projeto de lei foi aprovado por unanimidade. Agora aguarda conclusão de trâmites legais para que seja anunciado o período de inscrição. Madeira de Melo informou ainda que em fevereiro de 2012 os aprovados no concurso da prefeitura serão empossados.


E a posse dos aprovados no concurso da Câmara?


Perguntado sobre a posse dos aprovados no concurso da Câmara, Madeira disse que no fim de novembro ou início de dezembro deste ano, quem passou no seletivo assumirá o respectivo cargo.


Cidadã Honorária de Santa Inês


Juíza Larissa Tupinambá
Antes de abrir espaço aos moradores para reivindicações, o presidente informou a sanção do projeto de decreto legislativo, já aprovado pelos demais vereadores, que concede título de cidadão honorário à juíza Larissa Tupinambá Castro, diretora do Fórum da Comarca de Santa Inês. O título se justificaria pelos excelentes serviços prestados pela juíza ao município.


Tribuna Livre



Sete moradores do povoado Ladeira do Gato e de comunidades vizinhas se pronunciaram.
A maioria reiterou a necessidade de se construir um posto de saúde e pavimentar a estrada do Ladeira do Gato. Dentre os que se pronunciaram apenas 5 foram registrados aqui no blog. Os demais repercutiram oque dito pelos citados aqui.


"A escola é bonita, mas não tem quadra de esportes. Queremos a quadra da escola! Vocês devem ajudar os necessitados. As famílias daqui se perguntam: Por que os candidatos só prometem?" disse Cosme Sousa, morador do povoado Ladeira do Gato


O prefeito Roberth Bringel tem feito muito, mas ninguém consegue fazer tudo. Não estou aqui para defender o prefeito e sim para reivindicar. Bom Jesus precisa de um campo de futebol. Começaram a construir e parou no início mesmo. E eu gostaria de perguntar: Por que o vereador Moacir não veio? Outra coisa: cercar uma escola (do povoado Bom Jesus) com talo de côco. É doído!" Antonio da Silva, morador do povoado Bom Jesus.


Dinho Barros, que também é morador do povoado Bom Jesus agradeceu ai prefeito por ter asfaltado a estrada do povoado, "mas, a gente precisa de muito mais coisas." concluiu o lavrador.


Josélia Gonçalves falou em nome dos moradores da comunidade São Sebastião, vizinha ao povoado Ladeira do Gato. "Tem gente aqui que mora longe que não tem nem energia elétrica e não tem condições de comprar um gerador, nem os fios. Muitos aqui só prometem. Vamos esperar em Deus."


Abaixo-assinado


Sobre a última reivindicação, o vereador Madeira de Melo sugeriu à moradora que organizasse um abaixo assinado a ser enviado ao Ministério de Minas e Energia. "O problema deve ser resolvido o mais breve possível", disse o vereador.


Não existindo mais inscritos, a sessão seguiu para as considerações finais.


Se a Obra não vir, Cobre do Prefeito


Manoel do Sindicato disse que "tem coisas que nem o prefeito sabe que está acontecendo. Foi bom vocês dizerem. Tem povoado que sofre calado, com medo de reclamar do prefeito. "Nós apenas aprovamos os recursos, se a obra não vir, cobrem do prefeito".


Bringel pisou na Bola


Deutz Cavalcante lamentou: " Em pleno século XXI não é fácil ouvir que escola está sendo cercada de talo de côco (referindo-se à escola do povoado Bom Jesus)." E continuou: Nós queremos nossas comunidades melhores. Bringel pisou na bola quando deixou uma escola como esta sem quadra (referindo-se à escola do povoado Ladeira do Gato).


Cadê nossos deputados?


Orlando Mendes parabenizou a comunidade pelas cobranças e relembrou que vereador não tem poder de construir. " A gente fiscaliza e cobra!".


O vereador cobrou mais autonomia dos secretários municipais." Por que se alguém fala com um secretário, ele diz que precisa falar com o prefeito."


E para concluir, Orlando disse que Santa Inês precisa de emendas parlamentares. "Cadê nossos deputados estadual e federal?"


Esta Câmara não dorme


Aldoniro Muniz justificou o fato de não ter se inscrito para falar anteriormente. "Queria ouvir e sentir as necessidades desse povo". 


O vereador foi enfático ao dizer que a Câmara de Vereadores de Santa Inês trabalha diuturnamente." Esta câmara não dorme, ela trabalha, ela luta. Estamos para aprovar o orçamento do município de quase 150 milhões de reais. Sugiro ao colega Manoel do Sindicato que inclua a construção do posto de saúde e a pavimentação asfáltica desse povoado." E, antes de concluir, deixou a seguinte mensagem aos presentes: " Não se calem! Briguem para resolver as suas necessidades!"


É preciso ver o 'Todo'


Em suas considerações finais, Creusa da Caixa disse que a escola do povoado Ladeira do Gato está muito bonita, mas precisa de ventiladores, por exemplo. " É preciso ter essa visão. Não adianta ter um prédio bonito que não funciona plenamente. Analisem e cobrem!


Um pedacinho de asfalto não resolverá o problema de vocês. É necessário que seja asfaltada toda a estrada entre a Cutia Pelada e o povoado Bom Jardim. Com boas estradas vocês estarão livres dos paus-de-arara, porque ônibus e vans poderão fazer linha pra cá. Além de facilitar o escoamento de tudo o que é produzido aqui." Finalizou, a vereadora.


Incentivo ao Esporte


Toinha Leal encerrou a participação dela na sessão falando da necessidade da quadra na Escola Municipal José Ferreira Gois. "A quadra aqui incentivará o esporte. Fiquei muito feliz ao ver o estádio Binezão lotado esta semana, durante partida decisiva do Campeonato Municipal de Futebol. Centenas de pessoas da zona rural. O incentivo ao esporte pode evitar que muitos jovens entrem no mundo das drogas. Apesar de morarem um povoado distante da sede, a dignidade do povo daqui é a mesma do povo de lá".


A pérola do dia


O presidente da Câmara, vereador Madeira de Melo, antes de encerrar a sessão, em clima mais descontraído, não se conteve e soltou essa pérola: " Quero agradecer a presença da minha esposa. Para o mundo você pode ser apenas uma pessoa, mas para uma pessoa você é o mundo!" O que arrancou risos e aplausos da platéia. "Declaro encerrada a sessão", concluiu, o presidente.

Servidores da prefeitura de Santa Inês folgam nesta sexta (28)

Por determinação da governadora Roseana Sarney, o feriado consagrado ao servidor público (28 de outubro) foi transferido para a próxima segunda-feira (31), mantendo expediente normal de trabalho nos órgãos estaduais nesta sexta (28). 

Em Santa Inês a prefeitura seguiu o calendário normal e, nesta sexta, órgão públicos municipais não tiveram expediente. Não houve aula nas escola do município. A Central de Marcação de Consultas também não abriu as portas. 

Na segunda-feira (31) é a vez dos servidores estaduais curtirem o feriado prolongado. O governo do estado decretou ponto facultativo na terça-feira e quarta é dia de finados, que também  é feriado. Portanto funcionários do estado terão três dias de folga. 


PMDB tenta consolidar candidatura de Dídima Coelho em Vitória do Mearim


O PMDB realiza nesse sábado (29), a Convenção que irá eleger a diretoria da Comissão Municipal do partido no município.

O diretório municipal está sob comando provisório de Dídima Maria Corrêa Coêlho.

Com a realização da convenção, o PMDB de Vitória do Mearim dará mais um passo rumo à consolidação da candidatura de Dídima Coêlho, o nome mais cotado do partido para enfrentar a prefeita Dóres Rios, que tentará a reeleição.

Os organizadores pretendem reunir um grande número de filiados e simpatizantes da pré-candidata. Querem dar uma uma demonstração de força política.

A convenção está marcada para as 8h da manhã, no clube vitoriense.

Com informações do blog do Luiz Batalha

Maranhão é um dos líderes do ranking de risco de corrupção





Por Daniel Bramatti (de O Estado de S. Paulo)


Minas Gerais, Maranhão e Pará são os líderes do ranking de risco de corrupção, segundo estudo feito pelo Centro de Estudos da Opinião Pública, da Unicamp, a pedido do Instituto Ethos.

Os três Estados tiveram registro de “alto risco” em quatro dos oito indicadores sobre sistemas de controle da corrupção avaliados pelos cientistas políticos Bruno Speck e Valeriano Mendes Ferreira, autores do estudo. Os dados são relativos ao ano de 2009.

Das demais unidades da Federação, nenhuma foi aprovada em todos os quesitos (veja quadro). Transparência limitada, falta de competitividade nas compras públicas, submissão de órgãos de controle a grupos políticos e imprensa nem sempre independente foram alguns dos problemas detectados.

Uma das áreas avaliadas foi o controle externo exercido pelos Tribunais de Contas dos Estados, cuja composição é marcada pelo alinhamento com os grupos políticos dominantes em cada Estado.

“O processo de nomeação (pelo governador ou pela Assembleia) influencia profundamente o comportamento dos conselheiros. Os oriundos do meio político são usualmente indicados no final da carreira, levando para o cargo os laços políticos que construíram durante uma vida”, afirmam os autores no texto, que será publicado no final do ano.

Há uma norma constitucional que garantiria um mínimo rigor técnico na composição dos TCEs: duas das vagas de conselheiros deveriam ser ocupadas por procuradores e auditores do próprio tribunal. Mas em apenas 13 Estados essa regra é cumprida – há conflitos de interpretação da norma e tribunais nos quais inexistem as carreiras de auditor e procurador.

(Blog do Kenard)
Leia a matéria completa em Estadão.

SEDUC e SINPROESSEMA chegam a acordo

27 de outubro de 2011

Por Jorge Aragão, com informações da SECOM/MA

O Governo do Estado e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estaduais e Municipais do Estado do Maranhão (Sinproesemma) chegaram a um acordo quanto à proposta salarial da categoria durante reunião, nesta quinta-feira (27), da mesa permanente de negociação. Durante o encontro, o Governo apresentou ao Sindicato a minuta da emenda ao projeto de Lei nº 248, encaminhado à Assembléia Legislativa (AL).

A emenda, que trata da recomposição salarial da categoria, aplicação do piso nacional e retorno das alíneas correspondentes às referências do Grupo Magistério será assinada, nesta sexta-feira (28), pelo governador em exercício, Washington Luiz Oliveira, e enviada à AL.

De acordo com o texto da emenda apresentada pelo secretário de Estado de Educação, João Bernardo Bringel, à diretoria do Sinproesemma, o artigo 7º, do Projeto de Lei, que trata dos percentuais da Gratificação de Atividade do Magistério (GAM), passa a vigorar com a seguinte redação: “75% de GAM aos professores de nível médio e 104% aos professores e especialistas portadores de nível superior e professores das classes I e II que trabalham com alunos com necessidades educacionais especiais.



O documento também altera o artigo 13 do PL, que trata da aplicação do piso salarial da categoria e assegura o pagamento dos profissionais quando a remuneração estiver abaixo do valor do piso. “O vencimento do Grupo Magistério da Educação Básica será reajustado, quando a remuneração do cargo efetivo estiver abaixo do valor do piso salarial profissional nacional do Magistério”, diz o texto.

Além do texto da emenda ao PL foi entregue ao Sindicato a tabela de vencimentos da categoria com o reajuste anunciado pelo Governo de 20%. Sendo 12% aplicados em outubro e o restante escalonado nos meses de março e setembro de 2012.

“O piso é uma conquista histórica que está sendo aplicada pelos gestores públicos, isso é um avanço. Superamos uma fase e vamos para outra, que é a aprovação do Estatuto, que vai definir a carreira da categoria”, comentou o presidente do Sindicato, Júlio Pinheiro.

A emenda do Governo é referente ao Projeto de Lei encaminhado pela mensagem nº068/2011 à Assembléia Legislativa, no dia 30 de setembro, que trata do reajuste salarial da categoria do Grupo Magistério da Educação Básica do Estado do Maranhão e Aplicação do Piso Salarial Nacional.

Estatuto

Durante a reunião entre Governo e Sindicato, também, foi discutido a questão do Estatuto do Educador. O secretário João Bernardo Bringel recomendou à comissão paritária, formada por representantes do Sinproesemma, Secretaria de Planejamento (Seplan) e Seduc, a realização, no dia 24 de novembro, de uma audiência pública, convocada pelo Fórum Estadual de Educação, para discutir com a sociedade em geral o texto no novo Estatuto do Educador. Deverão participar da audiência Ministério Público, entidades de classe, sociedade civil organizada e demais movimentos.

Além disso, ficou acordado que será formada uma força tarefa para discutir e organizar o mais breve possível o texto do Estatuto para ser encaminhado à AL e aprovado ainda este ano. Uma nova reunião para discutir assuntos referentes ao Estatuto será realizada na próxima semana. 

Hoje é dia de mais uma edição da coluna 'Sexta, na Câmara...'



                                                                       Foto: Daniel Aguiar

A sessão desta sexta-feira (28) será realizada no povoado Ladeira do Gato com início previsto para as 15h30.

A coluna é campeã em comentários e visualizações. Cerca de 2 mil pessoas lêem toda semana. Essa é uma média registrada pelo próprio sistema do Blogger. Na sexta-feira, das 4 mil visitas (média) que o Notas do Daniel Aguiar recebe, metade está de olho na coluna.


O 'Sexta, na Câmara...' ajuda você que não pode acompanhar a sessão da Câmara de Vereadores de Santa Inês e quer ficar por dentro do que os legisladores estão discutindo, votando, aprovando ou apenas solicitando na casa.


Aqui você acompanha e avalia o desempenho dos vereadores de Santa Inês. 


Então, é isso. Amanhã tem mais uma edição e eu espero você aqui, como sempre, pra mais um debate produtivo.


Lembrando que a sessão desta sexta-feira (28) será realizada no povoado Ladeira do Gato, como o blog havia informado na última edição da coluna. 


MPF quer anular Enem 2011 em todo o Brasil


Paulo Saldaña
O Estado de S. Paulo
Aluno mostra os livretos que teriam sido distribuídos por escola de Fortaleza. Material não possui logotipo da instituição de ensino. Foto: Elias Bruno/G1
Aluno mostra os livretos que teriam sido distribuídos por escola de Fortaleza. Material não possui logotipo da instituição de ensino. Foto: Elias Bruno/G1
O Ministério Público Federal no Ceará vai mover ação civil pública pedindo à Justiça o cancelamento da decisão do Inep de obrigar 639 alunos do Colégio Christus, de Fortaleza, a fazer nova prova do Enem. Na ação será proposto o cancelamento do exame em todo o País ou a anulação de 14 questões.
O procurador da República Oscar Costa Filho disse que vai protocolar a ação na Justiça Federal ainda nesta quinta-feira. Para ele, a decisão do Inep em relação aos estudantes do 3.º ano do Christus foi “aleatória” e “arbitrária”, o que resultou em uma “discriminação odiosa” contra os alunos.
Costa Filho considera a situação envolvendo a coincidência de 9 questões entre um simulado do Christus e o Enem diferente da do ano passado, quando vazou o tema da redação em Remanso (BA) e Petrolina (PE). “Desta vez existem provas e não compromete o calendário das universidades federais.”
Segundo o procurador, a decisão do Inep “agride a isonomia” entre os candidatos. “Questões que não deveriam ter sido publicizadas foram publicizadas”, afirmou Costa Filho, que se disse “ao lado da escola, mas mais ainda dos alunos”.
A ação proposta pelo procurador não impede que os alunos cearenses movam ações individuais. “Esse pedido à Justiça não procura encontrar culpados”, completou o representante do MPF.

Rubens Pereira fala sobre denúncias de funcionária fantasma em Matões







Depois de ver a administração bombardeada pela oposição que propaga a informação afirmando que a dona de casa Aura Valésia Matos de Oliveira, mãe da cantora piauiense Patrícia Mellodi (mulher do diretor da Globo Márcio Trigo, que dirige “Os Caras de Pau” e o “Programa do Faustão”), era funcionária fantasma da prefeitura Municipal de Matões ganhando salário de R$ 2,2 mil, o ex-deputado Rubens Pereira(na foto ao lado da esposa), marido da prefeita Sueli Pereira, se manifestou sobre o caso na manhã desta quinta-feira, 27. Rubens explicou que passou esses últimos dias investigando como ocorreu o fato tão amplamente divulgado na mídia.


Clique aqui e leia o texto  Sogra de diretor da TV Globo seria funcionária fantasma da Prefeitura de Matões


O ex-deputado afirmou ter descoberto que a dona de casa Aura Valésia Matos, que mora na Fazenda Estados Unidos, no município piauiense de Palmeirais (PI), foi uma indicação do vereador Hosaias Oliveira (PSD), atualmente um dos principais opositores do governo, quando este ainda era da base de sustentação da prefeita na Câmara Municipal. “Ele a indicou para o gabinete em substituição ao pai dele que na época estava com um débito no banco e não podia ter seu salário passado pela conta sob pena de ser confiscado”, afirmou Pereira.
Rubens observou que muita gente não sabe, mas a dona de casa Aura Valésia Matos é tia do vereador Hosaias. Irmã do pai do parlamentar. Diferente do que vem sendo publicado, Rubens Pereira colocou que o salário dela como assessora no gabinete da prefeita não era de R$2,2 mil, mas de R$750,00.
De acordo com o ex-deputado a nomeação de Aura Valésia somente aconteceu porque a prefeita acreditou no vereador que a indicou. Por conta desse fato, Rubens acredita que o parlamentar já na época da nomeação, poderia estar tramando contra a atual administração municipal de Matões.
Rubens Pereira acrescentou que o governo municipal abriu inquérito administrativo para apurar o caso. Ele quer saber quem estava recebendo o dinheiro do salário de dona Aura Valésia Matos, tendo em vista ela contar que não estava sabendo da assessoria.
“Nós estamos investigando e até pedimos a ajuda do ministério público nesse caso. Quem estava recebendo vai ter que devolver o dinheiro aos cofres da prefeitura”, finalizou Rubens.


(Blog do Elias Lacerda)

"Promova a igualdade racial" III Fórum Sobre a Negritude será realizado a partir de hoje em Santa Inês


Foto: Internet
“Promova a igualdade racial”. Este é o tema do 3º Fórum Sobre a Negritude que será realizado em Santa Inês a partir desta quinta-feira, 27. O evento deve reunir integrantes de movimentos defensores da igualdade racial, estudantes e professores. Haverá várias palestras e debates em torno da lei 10.639, DE 9 DE JANEIRO DE 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências.

O evento é realizado pela Escola Padre Chagas em Parceria com o IFMA – Instituto de Ciências e Tecnologia do Maranhão, em Santa Inês.

Acompanhe toda a programação:

DIA 27/ 10 ( Centro de Ensino Padre Chagas)

18 h as 19 h – credenciamento

19 h - Solenidade de abertura e atrações culturais

19: 30 h as 22h– mesa de debates ( Promova a Igualdade Racial):

- Cacique Djacir Guajajara

- Professor Francílio Benício dos Santos Moraes Trindade – Coordenador do Neabi (IFMACampus Santa Inês).

- participação de ativistas e convidados.

DIA 28/10 (Centro de Ensino Padre Chagas)

8h as 9: 30 h – Mesa de debates acerca da cultura afrobrasileira e indígena.

  Palestrantes: Cosme Pinto Rodrigues , Flaubert Guajajara e convidados.

10 h as 11: 30h – mesa de debates sobre os meios de comunicação e o racismo. Palestrantes: Lila Fernandes e Wesley Fernandes do Portal Vale do Pindaré, Wellington Balbino e convidados.

(Tarde e noite no IFMA Campus Santa Inês)

14h as 15 h- Palestra: Igualdade Racial nos Direitos Humanos com o professor Vasni Santos de Moura.

15: 30h as 17 h – Palestra : Literatura Angolana com a Professora Gedite Fontes Tavares.

19 h – Momento cultural

19: 30 h as 21 h – palestra com o comandante da polícia militar Márcio Mota

DIA 29 ( manhã e tarde no IFMA Campus Santa Inês)

8 as as 9:30 h – Mesa de debates acerca do papel social do movimento negro.

10 h as 11: 30 h- Mesa de debates acerca da Arte da negritude com a ONG Mararte.

14 h as 17 h – Minicursos e oficinas

Noite ( New Terrace Barrius – Antigo Clube Barril).

19 h as 21 h - Mesa de debates acerca das comunidades quilombolas. Participação da comunidade quilombola Mata boi de Monção-Ma.

Apresentações diversificadas.

DIA 30/10 ( manhã )

9 h as 10 h – Visita ao Engenho Central de Pindaré-Mirim. Responsáveis: Nação Palmares e movimento negro de Pindaré-Mirim.

10 as 11 h – Entrega dos certificados e encerramento do lll Fórum Sobre a Negritude.

O IDEÁRIO DE IGUALDADE E DIVERSIDADE
Por David Morais, publicado na coluna Caminhando na Pluralidade/Vale do Pindaré


Tomando-se alguns documentos acerca da igualdade e diversidade percebemos que as nações estão sensibilizadas e que precisamos atuar no sentido de por tais ideais em prática.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 no seu artigo 4 diz ; “ Ninguém será mantido em escravidão ou servidão; a escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas “ . Entendamos apenas como uma balela, pois sabemos que o tráfico e a escravidão no Brasil continuaram  por muitos anos. Em relação ao Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos de 1966 , o mesmo continua mencionando a escravidão , mas como já dissemos apenas palavras no papel, nada do Brasil efetivar.
Vale ainda dizer que a Declaração e Programa de Viena de 1993, menciona que o estado deverá cooperar com organizações não-governamentais. Mais recentemente, a Declaração Universa sobre a Diversidade Cultural  de 2002 aponta : “ Promover, por meio da educação, uma tomada de consciência do valor positivo da diversidade cultural e aperfeiçoar, com esse fim, tanto a formulação dos programas escolares como a formação dos docentes”.
Entendemos como direcionamentos por parte de países com o objetivo de fazer valer toda e qualquer diversidade. Entretanto, com muitas ressalvas de materialização dessas práticas.
Por outro lado, tais direcionamentos valeram e muito para todos os seres humanos. Visto que, procuraram atenuar as diferenças e promover uma cidadania plena.
Destacamos algumas ações na sociedade brasileira que são conseqüência de tais documentos como: a inclusão da diversidade étnica e religiosa no currículo escolar através da lei 10 639 de 2003. Ações de ONGs pela promoção da igualdade racial e de combate ao racismo.  Os Fóruns de promoção da igualdade racial. Os movimentos de mulheres que lutam por um maior espaço de participação, dentre outros.
Não obstante, o mito da democracia racial anda a passos galopantes. Visto que, a nossa sociedade é vítima de um todo um processo histórico de exclusão. Há tentativas deliberadas de impor a ideologia do branqueamento. São muitos negros com identidade branca. Porém, sabemos que todo esse processo histórico só poderá ser relegado  a partir de ações de segmentos da sociedade e  de movimentos sociais.
Precisamos atuar concretamente para que os conceitos de igualdade e diversidade sejam discutidos  e assim a nossa sociedade seja mais justa e igualitária.

 

Fale com o blogueiro

- Daniel Aguiar -
WhatsApp: (98) 9 8256 6682
Email: danielaguiarpereira@gmail.com

O que você procura?

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WhatsApp do 7º BPM/Pindaré

WhatsApp do 7º BPM/Pindaré

OPORTUNIDADES

Tags