15 de março de 2012

Bringel confirma nome de Nono para eleição em Santa Inês






Como eu já havia mencionado em post anterior (clique aqui), o grupo formado por Cabral e Bringel não entrou em consenso. Bringel decidiu assumir oficialmente e publicamente que Nono será mesmo o candidato apoiado por ele para disputar o cargo de prefeito de Santa Inês neste ano. Até a última semana, o atual prefeito era reticente em suas respostas quando questionado sobre nomes. Com a decisão ventilada durante evento em comemoração ao aniversário de Santa Inês, Nono pode agora se dedicar de maneira mais intensa aos trabalhos de pré-campanha.


O peemedebista tem pela frente a difícil tarefa de enfrentar o colega empresário Sirino (PV). A disputa promete ser das mais quentes que Santa Inês já viu em toda sua história política. Sirino traz na bagagem o apoio irrestrito do ex-prefeito Cabral. Este, apesar de não ter mandato, ainda mantém fiéis escudeiros na zona rural de Santa Inês. Não por acaso, Sirino intensificou as reuniões em povoados. Mas, exatamente nestas visitas, Sirino já deve ter percebido que o ex-prefeito já não é tão venerado por aquelas bandas. Os trabalhos realizados pela prefeitura, principalmente relacionados à infraestrutura de avenidas, estradas vicinais, escolas e postos de saúde deram à Roberth o bastão de comando.

Sirino também terá um outro obstáculo pela frente: Roseana Sarney e Vianey Bringel são peemedebistas, partido ao qual Nono é filiado. Sem apoio é impossível vencer uma eleição.


94 comentários:

  1. Difícil sim. Impossível nunca.

    ResponderExcluir
  2. É claro que e impossivel ganhar eleição sem apoio. Se vc nao tiver um grupo forte, voce nao ganha. E o grupo do sirino parece caldo de peteca kkkkkkk É Nono! É Nono! É Nono!

    ResponderExcluir
  3. A vontade do povo é grande em mudar. mas o que vence eleição é: DINHEIRO, COLIGAÇÃO, ALIANÇAS. e nisso o Bringel tá por cima da carne seca. Infelizmente

    ResponderExcluir
  4. Galera vamos botar os NOMES... é mais honesto mostrar a cara.. ANONIMATO só pra o disque denúncia. rs

    ResponderExcluir
  5. Fiquei muito feliz com essa noticia!! Podem apostar que vai ser uma campanha muito bonita, limpa, esclarecida e honesta... vamos fazer de tudo para superar as espectativas da população em relação a projetos e mudanças em nossa cidade!!! Com o apoio do prefeito Bringel, da deputada Vianez, da governadora Hoseana e do Senador João Alberto... realmente não tem para niguem... NONO NONO NONO NONO NONO NONO NONO NONO na cabeçaaaaa....

    ResponderExcluir
  6. O povo de santa inês, e muito inocente, sera que ele tem jogo de sintuea se nao for a filha que vai tomar de conta tambem, se administrar a cidade como administrar a empresa o povo ta ferrado, o direito do trabalho vai ficar aonde sem conta que a prefeitura vai virar passarela fashion santa inês, vai ter desfile de moda todo dia, pior do que ta nao fica. Ja se viu mesmo quem manda e quem tem dinheiro e obedece quem tem juizo, mas nao vai parar por ai esperem e veram.

    ResponderExcluir
  7. Assim Santa Inês nunca vai pra frente.. enquanto houver pessoas mesquinhas falando que DINHEIRO é o principal numa eleição, só "homens" como Nono e Ribamar vao se sobresair. E coitados desses que dizem q com O Nono a eleição eh limpa.. por favor! nao é segredo pra ninguém que esse é mais sujo que pau de galinheiro... construiu um império roubando as pessoas. Sem falar que ñ é carismático, e mto menos humilde. Vamos eleger alguém com pulso forte e dignidade acima de tudo.. que queira mudar a cidade para melhoria do povo. Eu só voto se for no SIRINO. Esse é um homem bom e preparado..o resto é soh uma burguesia nojenta. É SIRIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIINO 43

    ResponderExcluir
  8. o povo não esqueserão nono é ficha suja,o povo quer é Sirino vai Sirino que o povo tá contigo nono e bringel tão desesperado,Pode chorar pode gritá pode espernear este ano é Sirino é 43 e DR.CABRAL

    ResponderExcluir
  9. NONOOOOOOOO
    NONOOOOOOOOOO
    NONOOOOOOOOO
    NONOOOOOOOO
    NONOOOOOOOOO

    ResponderExcluir
  10. Chega a ser vergonhoso ver como as pessoas usam o anonimato pra criticar os outros, realmente dignidade é pra poucos ! umas pessoa que nem honra o seu próprio nome pra citar qualquer tipo de crítica, não pode ter nenhuma moral pra falar do Tio Nono :)

    ResponderExcluir
  11. o brilho de uma caminhada dependo dos passos deixados para tras vamos ver o passado dos nossos candidatos ? Ribamar..... nono.....? DEUS nuns livre sirino sim.

    ResponderExcluir
  12. NONO ? FUTURO PREFEITO DE SANTA INÊS. Com certeza está dando continuação aos projetos de Robert Bringel.Será um novo governo com novas idéias ! Vamos seguir em FRENTE , agora é NONO , NONO , NONO E NONO !

    ResponderExcluir
  13. Todo mundo sabe, que o nono cresceu na vida pq roubo, robou em cima do tio dele o tutu. Alguem ainda acha que na prefeitura ele vai fez diferente?

    ResponderExcluir
  14. Sirino já está derrotado, a extrafarma, pague menos e big-ben é que acabaram com o coitado, tanto que nem medicação vemos mais em sua farmácia quando vamos sacer dinheiro num caixa que tem lá... agora vai entrar na eleição ver quem compra o aopio dele no perto das eleições... esse golpe é velho!!!

    ResponderExcluir
  15. Quando o povo quer não tem jeito, Sirino vai ser nosso prefeito. O grupo do prefeito só fala em gastar milhões. Acham que a dinheirama pode comprar tudo e a todos.

    ResponderExcluir
  16. O povo é tão fraco nso debates.. acabam apelando pra ataques pessoais. Não quero saber se Nono é isso ou aquilo, muito menos se a Big Ben quebrou o Sirino. Existe uma eleição em jogo . Muito dinheiro vai rolar e muita gente vai ser manobrada. Enquanto eu e muita gente vota consciente tem muitos que votam por tijolo, telha, areia, arroz, café e cachaça. O que me importa saber se a filha do Nono vai mandar? Se vai ter desfile? Vcs estão eskecendo da Câmara, é lá que a cobrança pesa. Lá que nós temos q escolher de verdd. Não adianta nada eleger qlq um dos 3 e se ter uma Câmara fraca. Não quero saber da vida pessoal de Nono, Sirino nem Ribamar. Alias eu acho que o cidadão que vota tá cheio disso. Vamos ter mais solidez nos debates. Que coisa chata. Ah, e vamos sair do anonimato. Ah, e eu não sou partidário de nenhum dos 3 até agora.

    ResponderExcluir
  17. GENTE O QUE TA EM JOGO É O NOSSO MUNICÍPIO NÃO É A QUESTÃO DE QUEM TEM MAIS DINHEIRO,VAMOS VOTAR CONSCIENTE VAMOS FAZER UMA REFLEXÃO VAMOS OLHAR O PASSADO DE CADA CANDIDATO E O PRESENTE, ENTÃO VOTE CONSCIENTE

    ResponderExcluir
  18. dr.bringel como vc foi infantil em escolher logo o nome do nono tanto nomes de pessoas do bem,dr.nicolau veriador madeira,sousa neto,entre outros, sempre votei em vc e vianey mais dr.bringel min desculpe desta vez se for nono não posso votar,deus livre o povo de santa ines deste homem.

    ResponderExcluir
  19. Voto no Nono pois conheço ele e sua família a muito tempo, sei de seu trabalho e como conquistou o que tem trabalhando naquela loja, acordando muito cedo e indo pra sua fazenda, bom vizinho de rua, boa pessoa sempre ajudou os mais humildes muitos anos antes de se candidatar então não vamos falar mal nem dele nem de outros candidatos como Sirinoi ou Ribamar pois este último nem mora em santa Inês tem mais de 10 anos!

    ResponderExcluir
  20. Riabmar alves é o que podemos chamar de candidato pipira... vem na estação que lhe entereça (eleições) passa um tempo por Santa Inês e depois que come as frutas, ou melhor, os votos vai embora com sua família que também não moram em nossa cidade (nem mulher nem filhos) ao contrário de Sirino e Nono que podemos encontrar aqui todos os dias da semana, mês após mês.

    ResponderExcluir
  21. A vida de meu tio e minha família é um livro aberto(ao contrário dos anônimos que se escondem atrás de seus comentários maldosos), somos em sua maioria formados e temos nossos empregos e profissões antes mesmo desse ideal político. Sempre buscamos nosso "lugar ao sol" com muita luta e nunca subtraímos nada alheio, portanto, a quem interessar possa, busquem saber da gente pelas pessoas de bem da cidade daí sim vocês poderão se inteirar sobre o verdadeiro Nono e sua história!

    ResponderExcluir
  22. Ingraçado como o povo gosta de criticar Ribamar Alves falar em desonestidade de Ribamar,de Nono e falar na honestidade de Sirino, mais não esqueçam que a fortuna do sirino veio depois da sociedade dele com o ex-vice prefeito de Santa Inês o senhor José Rios quando foi Secretário de Saúde dessa cidade santa e do dito ex- prefeito Cabral coitadinho Cabral tão honesto. que no entanto estão hoje os três juntos. sabe cheguei a conclusão que querem é voltar pra mamanda. que é essa prefeitura.

    ResponderExcluir
  23. Lena, antes de vc comparar o Deputado Ribamar Alves, com Os dois comerciantes de Santa Inês. Lembra que ele Ribamar tem que morar em Brasilia e como um bom pai de falmilia que é com sua familia claro. ou vc acha querida que se o Nono ou o Sirino, fosse deputado a familia deles iriam estar morando aqui? Paciência né minha filha não tem o que falar não fala. E tem mais Sirino tem dois só 2 filhos que por sinal não morão aqui não, morão em Teresina capital do Piaui.

    ResponderExcluir
  24. FRED, VC FOI MUITO FELIZ NAS SUAS COLOCAÇÕES VAMOS MESMO FOCAR NA NOSSA CÂMARA, POIS COM ESSE POVO AI QUE SE VENDEU PRO PREFEITO, REALMENTE NÃO DA PRA CONTINUAR. ATÉ O MADEIRA QUE FOI DR. CABRAL QUE SEMPRE O ELEGEU COM SUA COMPRA DE VOTO, TÁ AGORA COM O PREFEITO ROBERTH BRINGEL FICANDO CONTRA A CLASSE DE PROFESSORES INCLUSIVE CONTRA SUA PRÓPIA MULHER, QUE COM CERTEZA É ESSE SALÁRIO QUE DEVE AJUDAR A RENDA MENSAL DA SUA FAMILIA. AGORA QEU MUITA GRANA VAI ROLAR NESSA ELEIÇÃO SEM DUVIDA.

    ResponderExcluir
  25. Gente, volto a falar: A VIDA DE NONO, SIRINO OU RIBAMAR não deve ser foco. o foco é:
    *Qual a ideologia dos 3?
    *Quais as alianças que foram feita$ em troca de apoio$ ?
    * Qual a maneira que cada um vai governar?
    *Quem vai compor a equipe que vai administrar Santa Inês.?
    Será que eu como jovem vou querer dar continuidade ao projeto de Roberth? Olha, não declaro voto (ainda) em nenhum dos 3.
    Mas eu sinceramente ,como jovem, vou votar em quem tiver melhores propostas para a classe jovem de Santa Inês. Chega de exportar gente do Ensino Médio pra o Paraíba, Maranata e Noroeste.
    Fica a pergunta: Você: Bringel, Nono, Ribamar e Sirino queriam ver os seus filhos terminar o Ensino médio e ir botar currículo no Mateus? Chega de sermos vistos apenas como meros títulos eleitorais.
    Eu sou um cidadão jovem, estudante,leio muito E sonho ser o que essa cidade AINDA não oferece aos seus munícipes e não quero ter um futuro trabalhando no setor privado eternamente. E infelizmente o modelo atual não mostra nenhum horizonte pra juventude.
    Nono, Sirino e Ribamar precisam de propostas para os jovens. Não quero saber da vida de filho, sobrinho de Nono, nem da mulher do Ribamar muito menos dos filhos do Sirino que moram em Teresina. Fica a pergunta: Vocês se tivessem grana deixavam os filhos estudando aqui em Santa Inês ou lá em São Luís? Humbora parar de hipocrisia gente. Talvez não esteja aqui nas eleições, PORÉM espero que vença aquele que estiver comprometido com o SOCIAL, com uma cultura de verdade (cultura é cultura festa é festa), com a construção do HOSPITAL MUNICIPAL, com a valorização do professor e com os desafios de enquadrar a cidade nos programas que beneficiem a preservação ambiental (a saber lixão público municipal) . Enfim, desculpa candidatos, mas eu sou diferente. Eu pego no pé messsmo faço meu papel de CIDADÃO. sou muito mais que meu voto na seção 126 da zona 57.. hehehe Abraço aos 3 pré candidatos a prefeito e aos inúmeros que querem ser vereadores. haha

    ResponderExcluir
  26. oi senhores, meu nome é: FRANCISCO MARCOS FERREIRA DOS SANTOS, sou de Santa Inês-MA tenho 23 anos, sou estudante de MEDICINA na Universidade FEDERAL do MA (UFMA)..
    SI= Santa Ines
    F= fulaninho
    gosto muito de estudar políticas, alem, é claro de medicina. No que diz respeito a política de Santa Inês, de fato será muito emocionante se sirino, nono e Ribamar Alves confirmarem suas candidaturas.
    Gostaria de informar um pouco sobre a política de SI... a nossa querida cidade esta passando “ digamos que por uma metamorfose” pra algumas pessoas, acham que está ótimo..mas para aquelas que tem pelo menos uma mínima noção sobre política enxergam que de fato Santa Inês não está passando de uma grande “UTOPIA” onde se encontra o (bobo da corte) e uns fulaninho..
    SI é um latão coberto por ouro (0%), acho que posso escrever assim..
    F. esses que defendem a política adotada em SI, querem saber porque?
    É claro, esses tal F. vivem submisso;
    Quando estudava historia geral, Brasil, Maranhão etc, etc...associando com a política de Santa Inês vejo uma grande semelhança com os Senhores patrões e os escravos do sec. XVII, XVIII etc... com os funcionários publico de Santa Inês, e até mesmo com a ditadura aqui no BRASIL nos anos 60, 70, que conhecemos muito bem, o escravo tem que ter medo do patrão. Gente infelizmente é assim com 90% desses fulaninhos.me lembro muito de Hitler
    Nossa terra ST pra que concurso? Se tem indicação pra tudo. Um exemplo kkk, vai em qualquer hospital, digamos que 85% dos enfermeiros, etc.. não sabem de nada. ceuma
    Enquanto tem uma cambada de enfermeiros(UEMA) bons,que se dedicaram pra estudar de verdade, mas não trabalham porque o mercado de trabalho de SI já tem seus escolhidos.
    Oligarquia, será? Não pode ser, em SI não!!depois falo sobre tal.
    INFRAESTRUTURA
    Alguns podem pensar , SI todas ruas tem asfalto, colégio novo, avenida sendo construída.. gente é muita ignorância em conhecimento.
    E os professores cadê os investimentos, as tubulações dos esgotos,etc...
    KD as UPAS, SAMU.
    Infelismente nem todos sabem disso. Olhando uma nota de 5 reais é o suficiente

    ResponderExcluir
  27. Eu acho incrível, a maneira como alguns aqui nesse debate discute política kkkkkk
    É citando que Ribamar mora em Brasília, filho de sirino mora em Teresina kkkkkkkkkk
    E o histórico político? Os projetos? Propósito como prefeito? Dentre diversos assuntos.
    Acho que essas pessoas que estão comentando de tal forma não são de SI, pois defendo minha cidade como terra de pessoas inteligente.

    ResponderExcluir
  28. Oi conterrâneos beleza com todos os amigos defensores dos seus possíveis candidatos.
    Como não sou diferente de vocês, tenho minha opinião formada sobre a política de santa Inês.
    E é claro tenho meu candidato.
    Voto no RIBAMAR ALVES, gente não pensa que estou ganhando alguma coisa pra fazer isso aqui, oxi jamais.. não preciso de ninguém pra conquistar meus objetivos, corro atrás dos meus sonhos sem tá mendigando cargo político. só tenho certeza que é o melhor pra Santa Inês..Não tenho medo de expressar minha certeza.

    Eu acho incrível, a maneira como alguns aqui nesse debate discute política kkkkkk
    É citando que Ribamar mora em Brasília, filho de sirino mora em Teresina kkkkk
    E o histórico político? Os projetos? Propósito como prefeito? Dentre diversos assuntos.
    Acho que essas pessoas que estão comentando de tal forma não são de SI, pois defendo minha cidade como terra de pessoas inteligente.

    ResponderExcluir
  29. oiiiiiii marcos tudo bem meu nome é maria fui visinha de tua mae. conheço sua istoria tu passou pra medicina no 1 lugar da federal do maranhao nu foi e tambem na uema e federal do para. sua mae me disse pois é meu filio voce tem razão no que ta falando voce é muito sabio mesmo eu to em duvida em sirino e ribamar. pois ta bom meu fi eu vou indo

    ResponderExcluir
  30. nono n ganharia nem pra vereador imagina pra prefeito, esse estrageiro vem lá num sei da onde querer mandar aqui
    e sirino coitado esse ta morto vai terminar de falir é agora, não sei o que esse liso quer fazer ai rs

    ResponderExcluir
  31. o povo do 40 já começou a movimentar e nono e sua filha já começaram a baixaria,Ribamar na cabeça e no coração é 40 é 40 é 40 Ribama é Ribamar é Ribamar é Ribamar é Ribamar e Ribamar é Ribamar,NONO VC E SUA FILHA NUNCA VÃO CHEGAR A PREFEITURA,ESTA VEZ É DO RIBAMAR

    ResponderExcluir
  32. impressionante a rejeição com o nome de nono eu não sabia que nono é tão rejeitado aqui em santa ines, alguem pode mim informar o que ele fez tanto de ruim pra ser rejeitado assim? a cidade toda fala com uma só palavra nono não. Bringel tem que escolher outro nome se quiser ganhar as eleições, Nicolau um ótimo nome só uma opinião.

    ResponderExcluir
  33. Bringel tenta empinar o nome do empresário Nono Veículos, investigado na CPI do Crime Organizado em 1999, esse pode ser candidato?esse que Bringel quer pra governar santa ines? o povo de santa ines não esquecerão ainda não.santa ines esse ano vai votar toda em peso é em Ribamar é 40 esse outro candidato de Cabral nem candidato via ser,desta vez vai da riba.

    ResponderExcluir
  34. Não sabia que o nome do NONO incomodava tanto Ribamar. Ele já sentiu o peso e agora tenta com ajuda de um ou dois denegrir a imagem do empresário. Eu não estou morando em Santa Inês, mas voto nessa cidade. Estou percebendo o desespero do pessoal do Ribamar. Acredito que eles não contavam com NONO na disputa. Pensavam que era só o caldo de petecas do SIRINO. Agora nem adianta xingar, estribuchar, fazer ataques pessoais, usar o nome de familiares do NONO. Sei que vocês são bons nisso, basta lembrar das campanhas anteriores. Se não têm argumento, ao menos aprendam a respeitar.
    Minha família inteira vota nele. Meus amigos de faculdade que moram aí também votam em NONO. Todas as pessoas que conheço e quem tem o mínimo de conhecimento, vota em NONO.

    ResponderExcluir
  35. Antonia Bezerra Soares17 de março de 2012 às 09:00

    Acho impressionando a forma que eleitores de Ribamar Alves tratam a coisa. Tenho que concordar com Mário Hellinguer eles não tem argumento para debater. Mas isso é perfeitamnte justificável. Ribamar não tem propostas claras para Santa Inês. Nunca teve. Sem isso esses pobres miseráveis não conseguem discutir política. Cmo vão convencer alguém de que Ribamar é o melhor para Santa Inês? Esse papo de Renovação já está batido demais, não acham? Precisam de um pouco mais de argumento. Caso contrário, o deputado vai continuar despencando na preferencia do povo. OLha que ele já caiu muito.

    ResponderExcluir
  36. mario hellinguer vc tem alguma coisa contra sirino da farmacia? serar que não é desespero porque é um homem honesto é um homem de passado e presente limpo ao contrario do seu candidato,eu não sabia que sirino incomodava tanto vcs,serar,que seu candidato pode ser mesmo candidato?vc nao mora mesmo aqui não? porque a disputa da eleição aqui é entre ribamar e sirino da farmacia o seu apareçe nas pesquisas muito abaixo.se vc tem alguma duvida vem ater santa ines e pergunte ao povo, ai ater vc muda de ideia.

    ResponderExcluir
  37. Eu não voto no nono, mais respeito e admiro muito ele. É um homem íntegro e pai de família exemplar. Não voto nele porque eu já havia prometido meu voto a Sirino que também é um homem honrado. Se Sirino não entrasse na politica eu votaria no Nono. Agora esse Ribamar todo mundo conhece e não tem boas referências sobre ele. Voto Sirino.

    ResponderExcluir
  38. Voto no Nono pois sei que ele é um bom administrador, fui funcionária dele eu e meu marido e sei a pessoa de bom coração e honesta que ele é. Sirino também é boa pessoa mas sem apoio e suporte acho difícil demais pra ele. Ribamar Alves prefiro não comentar porque assisti suas duas últimas campanhas e aprendi que o que ele fala a gente não anota pois é muita baixaria e vida alheia.

    ResponderExcluir
  39. Quem sirino é realmente:
    Cabral prefeito e José Rios secretário de saúde -> Sirino e seus esquemas com os dois nas licitações das medicações e tudo mais... muito dinheiro e esquema sujo e povo enganado + novas eleições -> cabral e Rios apoiam Sirino esperando a volta do esquema mafisoso entre os 3 = povo enganado outra vez pelos "irmãos metralha". Investiguem se não é isso.

    ResponderExcluir
  40. Vote em Sirino e tragam de volta a máfia das medicações que lhe renderam seu patrimônio... e ainda Zé Rios, Cabral e a amante dele que era secretária de saúde na época a Valdelice. Toma de novo povo.

    ResponderExcluir
  41. Porra Marco esse comentário que vc mesmo fez com o pseudônimo de maria foi foda kekekeke... cara tu é u à toa!!!

    ResponderExcluir
  42. A Polícia Federal e o ministério público abriram a operação e inquérito das Sanguessugas para indiciar Ribamar Alves por denúncias e provas de envolvimento na “máfia das ambulâncias”! Procurem saber...
    Tem Mais.

    ResponderExcluir
  43. “Eles criaram uma floresta virtual de ipê-roxo no Maranhão, o ipê-roxo não é nativo daqui, é nativo do Pará e da Amazônia… Se for computar todo o volume de ipê que lançaram nas contas daria para desmatar a Floresta Amazônica quase toda…”, declara Paulo Roberto, delegado.

    "Nas imagens, a ex-secretária, a chefe de gabinete e até um deputado federal, irmão de Telma Travincas, aparecem entrando e saindo do prédio. Segundo a denúncia dos promotores, ali eles tiraram a memória dos equipamentos com a ajuda de um técnico em informática"

    "O deputado federal Ribamar Alves disse que foi ao local onde os discos de computador foram retirados apenas para fazer uma visita à ex-secretaria, que é prima dele."

    VEJAM A METÉRIA TODA NESSE LINK ABAIXO SOBRE O RIBAMAR AÍ DE SANTA INÊS... BANDIDO!!!!!!!!!!!!!!

    http://www.portalhoje.com/policia-investiga-contrabando-de-madeira-no-maranhao/1421583

    ResponderExcluir
  44. cuidado sirino da farmacia vc tá incomodando os parentes do concorrente,tão todos desesperados olha os comentario baixaria total

    ResponderExcluir
  45. E a baixaria começou, aposto que todo mundo que tá tacando o pau em Nono, Ribamar e Sirino nunca chegou em nenhum dos três pra saber das histórias.
    Gente aprendam uma coisa:
    CHEGUEM NO CANDIDATO E PERGUNTEM, QUESTIONEM.
    Eu já fiz isso e nunca fui mal tratado por ninguém.
    O Ribamar tem suas qualidades assim como Sirino e Nono. Não adianta falar da filha do Nono, a menina não tem nada a ver com isso. Olha eu não declaro voto em nenhum dos três, até agora, mas saibam que o que eu tiver dúvida vou lá onde eles e pergunto. Não vou ficar aqui falando da família dos caras. E acho que no fundo no fundo a filha do Nono tá causando é INVEJA, velho a mulher é gata isso é FATO. O Nono fez aquela mulher aos poucos só pode. hahaha... Enfim a baixaria esse ano vai ser grande. hahahaha. Eu só espero que qlq um dos 3 que ganhar faça 50% do que prometer.

    ResponderExcluir
  46. VERDADE TOTAL VC QUER DIZER!!!!!!!!! E NÃO SOU PARENTE DE ENENHUM POLÍTICO... SÓ MOSTRO A REALIDADE PRA OS ELEITORES NÃO SEREM ENGANADOS.

    ResponderExcluir
  47. Nono e Ribamar na máfia das ambulâncias quem vendeu foi ele.

    ResponderExcluir
  48. Pq o povo do ribamar sempre tem que descer o nivel? Todo mundo sabe que é aquele Luis carlos que fica fazendo estes comentarios baixos. Temos que focar nas propostas dos candidatos, nos projetos. E como o ribamar nao tem, sempre quer desviar o nosso foco jogando estas coisa sobre os adversarios! Vamos fazer uma politica limpa! Nono e sirino, sao pessoas boas, se sirino nao fosse candidato votaria no nono. Mas acredito que sirino seja um bom nome, minha familia sempre fala muito bem dele pois o conhecem de muitos anos e ate hj é um homem de bom indole, sempre muito educado, trata todos muito bem independente da classe social! Espero que ele tenha bons projetos porque assim meu voto ele já tem.

    ResponderExcluir
  49. Anônimo disse...
    Porra Marco esse comentário que vc mesmo fez com o pseudônimo de maria foi foda kekekeke... cara tu é u à toa!!!

    só pra começar acho que foi alguma pessoa sem noção que fez isso.. kkkkkkkkkkkkkk puta que pariu kkk
    muito boa.. eu FRANCISCO MARCOS FERREIRA DOS SANTOS sou sem noção.. não ganharia nada com isso seu anônimo kkk
    porq faria isso??
    se tem pessoas que fazem por mim kkkkkkk

    ResponderExcluir
  50. Eu vivo em um país democrático, eu participo de uma democracia, expressar opiniões faz parte desse espólio político então porque ? ocultar meu nome? Kkkkkk

    ResponderExcluir
  51. vejo q eles não conhece avida do sirino mesmo,em dizer q sirino ganhou as coisas dele com a saúde de santa ines,conheço sirino desde de criança quando trabalhava com o seu tio na esquina da rua da raposa,quando o seu pai colocou uma farmacia pra ele na rua do comercio onde é hoje a sua farmacia,sirino creceu amigo,com o seu atendimento q aqui em santa ines não tinha na época,foi sirino q mostrou para o comercio de santa ines q o atendimento era a alma do nogocio,e até hoje é espelho em atendimento na nossa cidade.moro em santa ines a mais 39 anos moro no bairro santo antonio meu nome é josé francisco

    ResponderExcluir
  52. Vulnerável como as pessoas só sabem criticar as outras, o engraçado que ninguém aqui posta o que seu candidato irá fazer de bom nessa cidade ! Moro em Brasília mais todo ano estou ai pelo menos 2 vezes e conheço muito bem a cidade e do que ela precisa .
    E o que eu acho super anti-ético uma pessoa julgar mal a vida da outra sem ao menos saber da historia dela, sem ao menos conhecer seus princípios e de onde essa pessoa saiu com o esforço do seu trabalho HONESTO ! Defendo SIM meu Tio Nono porque é um homem de bem, de coração bom, e de uma índole boa ! cada um tem direito de votar e de se expressar como bem entender, mas por favor vamos ser honestos com nós mesmo né, não vamos fazer críticas que não exite só pra denegrir a imagens das pessoas, vamos ter mais classe ok ? :) É NONO É NONO É NONO !

    ResponderExcluir
  53. O Nono é uma pessoa boa, que tem caráter, discernimento e experiência como empresário para administrar essa cidade.. basta ver nas ruas que essa rejeição que estão falando não existe... Já vive no Maranhão a muitos anos e não é nenhum forasteiro, ajudou a nossa cidade a crescer gerando emprego e ajudando as pessoas carentes.

    ResponderExcluir
  54. Esse povo ta é doido... o Nono é a pessoa mais adequada para administrar essa cidade... O Ribamar é uma raposa velha que já ta no poder a anos e nunca fez nada de bom a nossa cidade... o Sirino é boa pessoa, mas se não consegue administrar nem sua farmácia imagina a cidade.

    ResponderExcluir
  55. Concordo com o Fred, as pessoas estão focando em baixarias e não nos ideais de cada candidato... Meu voto e de toda a minha família é Nono...

    ResponderExcluir
  56. E eis que a campanha começou! Essa vai ser boa!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  57. Eu quero ver e a ficha limpa do nono, será que ele nao tem nem um debito com a justiça, por que se ele tiver a eleição dele vai pelo ralo, nessa eleição a ficha limpa e um direito de todo cidadão de bem cobrar, e exigir que os corruptos e os sonegadores de impostos nao fiquem impunem, quem nao deve nao temer a lei e bem clara e no poder legislativo, executivo e judiciario, eu to de olho.

    ResponderExcluir
  58. será que vamos continuar com um unico hospital em santa ines? pelo jeito, isso é coisa que ninguem se preocupa.

    ResponderExcluir
  59. É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO

    ELE É O MELHOR PARA ADMINISTRAR NOSSA CIDADE....

    ESSA HISTORIA DE FICHA SUA É MAIS UMA PIADA DOS OPOSITORES DELE... QUE NÃO TEM O QUE FALAR DELE E COMEÇAM A INVENTAR AS COISAS... ELE SIM, TEM PULSO E DETERMINAÇÃO PARA ADMNISTRAR ESSA CIDADE COMO NENHUM OUTRO... COMO FOI FALADO, ELE NÃO É DE MUITO DE FALAR... ELE É DE FAZER... NEM DE PROMETER AS COISAS ELE GOSTA... AJUDA AS PESSOAS, SEMPRE AJUDOU, SEM GOSTAR DE DIVULGAÇÕES... CADEIRAS E CADEIRAS DE RODAS DOADAS SEM NENHUMA DIVULGAÇÃO... CONSTRUIU CASAS, AJUDOU IGREJAS E INSTITUIÇÕES DE CARIDADE, CRECHES E INCLUSIVE A APAE.... ISSO SEM NUNCA APARECER...

    SÓ QUEM JÁ FOI AJUDADO POR ELE SABE... e são muitas pessoas...

    E AGORA COM O APOIO DO DR. ROBERTH BRINGEL(PREFEITO DA CIADADE), DA DRA. VIANEZ BRINGEL (DEPUTADA ESTADUAL), ROSEANA SARNEY (GOVERNADORA), DO JOÃO ALBERTO (SENADOR)... NÃO TEM PARA NINGUÉM.... E OS ELEITORES OPOSITORES ESTÃO DESESPERADOS... KKKKKK.... POR ISSO.. COMEÇAM A INVERTAR COISAS...

    ResponderExcluir
  60. Ricardo Partido Verde.

    acredito q o povo ta mais inteligente, pega o dinheiro e vota com a razão e não o coração.

    ResponderExcluir
  61. SE UM HOMEN NÃO É LIMPO NA SUA VIDA PESSOAL,IMAGINA NA VIDA POLITICA,COMO FICARÁ O POVO COMANDADO POR ESTE TIPO DE GENTE,ACORDA SANTA INES VAMOS ANALIZAR A VIDA DE CADA UM, O PASSADO E O PRESENTE.TEMOS Q TER UMA PESSOA LIMPA PARA COMANDAR O NOSSO MUNICIPIO

    ResponderExcluir
  62. MEUS AMIGOS QUER ESCOLHER UMA PESSOA PARA VOTAR É MUITO FACIL!É SÓ OUVIR OS PRÉ-CANDIDATOS E OLHAR BEM NO OLHO DELE E FAZER SUAS PERGUNTAS O Q ELE TEM DE BOM PARA O NOSSO MUNICIPIO,E VER SE O PROJETOS DELE É BOM OU NÃO.NÃO VAMOS VOTAR EM PESSOAS Q JÁ TEM ALGUMA COISA DE RUIN NA JUSTIÇA,PQ ESSA PESSOA VAI COMANDAR O NOSSO MUNICIPIO 4 ANOS,PQ SE ELE É IRRESPONSAVEL NA SUA VIDA PESSOAL IMAGINA NA VIDA PUBLICA.EU PREFIRO PESSOAS LIMPAS EM TUDO,POR EXEMPLO:ONESTO NOS SEUS NEGOCIOS ONESTO COM SUA ESPOSA,VER SE ELE FOI UM BOM FILHO SE É UM BOM PAI EM FIM TUDO DE BOM EM UMA PESSOA,ESSE É Q VAI SER O MEU CANDIDATO

    ResponderExcluir
  63. Tô começando a achar que o Padre Ivo tem que tirar a Santa Inês daquele andor e botar um dos candidatos.. hahahaha...
    Gente, se o cara tem bom coração o que eu tenho com isso?
    QUERO ALGUEM QUE ADMINISTRE BEM E NÃO UM SANTO NA PREFEITURA.

    ResponderExcluir
  64. para os parentes de nono que fazem esses comentários vcs não sabem o que dizem,porque nono vivi é atolado na agiotagem é por-iço que ele quer essa prefeitura de qualquer jeito mais dessa vez não,é riba é 40

    ResponderExcluir
  65. Gente, acho um absurdo quando encontro pessoas, que de alguma maneira cita a família Sarney como se fosse soberana no MA; mentes brilhantes ou feudais, “a critério”. Deixa isso mesmo na historia medieval ou vão procurar entender, estudar o que política, o que é ser político.
    Documentário: em todos os estados brasileiro tinha um Sarney da vida, com o passar do tempo todos caíram, perderam seus impérios diante do povo( reflexão; o povo começaram a entender que estado não tem dono, e se tivesse dono seria o povo de forma coletiva, parabéns a todos que enxergaram dessa forma..) mas ainda não foi extinto todas as pessoas com esse tipo de pensamento, infelizmente, infelizmente, infelizmente a maioria desse tipo é encontrado no meu, no nosso MARANHÂO, mas pra alguns o MA e do SARNEY.. querem um exemplo é só decodificar aí em cima as palavras de algumas mentes brilhantes.
    Oligarquia não.

    ResponderExcluir
  66. Bringel vai ser o sarney da santa ines

    ResponderExcluir
  67. Calma gente ninguém é candidato ainda. Pelo que eu sei não aconteceram as convenções (que pela lei só irão acontecer em junho). Então aos que querem discutir propostas, como o idiota do Fred, sinto dizer que temos que esperar alguns meses ainda, porque se não há candidatos não há plano de governo, se não temos planos de governo que propostas vamos discutir. Vocês são um bando de idiotas infantis. Esperam o momento certo para soltarem suas asneiras. Leiam, pesquisem e conheçam antes de falar besteira.

    ResponderExcluir
  68. Pro Bringel ser Sarney ele tinha que estudar muito. Bringel é peão, burro, não sabe nem falar.

    ResponderExcluir
  69. Então sr Anônimo, caso você não saiba existem 3 pré candidatos. Talvez você me chame de idiota pq deve pertencer a um grupo arcaico, sem propostas e sem graça tão quanto o chefe do mesmo.
    (decifra aí o que eu kis dizer, rs)
    Deixei claro que todos tem que se preocupar com as PROPOSTAS mesmo. Afinal até agora não vi nenhuma. O que vemos é o embate e a briga por poder.
    E cá entre nós, a campanha já começou,embora disfarçadamente mas já.
    Ah tá, você me chamou de idiota e eu lhe convido a sair do anonimato e debater as ideias com honestidade .
    Fred Ruan
    Abraço

    ResponderExcluir
  70. Eita tem gente que adora falar mal das pessoas...
    qUEM GOSTA DE JULGAR E PQ SÃO PESSOAS RUIM .....
    E MAL AMADOS...
    AS PESSOAS DEVERIA SABE PREMEIRO PRA DEPOIS FALAR...
    E AGORA QUE LEMBREI MORO EM SANTA INÊS DO INFERNO ALIAS AS PESSOAS FALSAS E INVEJOSOS...
    QUEM VAI LUTAR PRA GANHA E NONO,NONO,NONO,NONO.......
    VAI CALAR MUITO BOUQUINHO FEDORENTA.....

    ResponderExcluir
  71. Vamos por pontos senhor idiota (Fred). Em algum lugar do país já temos candidatos com propostas? Como? Não pode. É contra lei, inclusive. Será que é por isso que nenhum dos três tem proposta? Poxa, eles o que custa quebrar a lei eleitoral e sair fazendo proposta, né não? Mané. Pré não significa candidato, até porque de pré já aparecem meia dúzia. Agora, sair do anonimato para poder debater com "honestidade". Você escreve sem sentido algum. Copiou algumas palavras bonitas que viu no discurso de outrem e nem sabe o que está falando. Tenho pena da sua ignorância.

    ResponderExcluir
  72. Sr. Idiota (Fred) a campanha começa oficialmente 6 de julho. Então eu volto (agora sem anonimato) pra discutir PROPOSTAS. Ai teremos matéria prima para nossas avaliações. Só lembrando que proposta não é tudo. Se fosse, a lei da ficha limpa não seria importante. Temos que analisar o passado de cada candidato, tentar saber se é, ou não, uma pessoa idônea, correta e preparada. Você é bom eleitor (se seu discurso for verdadeiro), está certo em procurar isso, mas ainda não é hora. Aguarde só mais um pouco.

    ResponderExcluir
  73. SERÁ QUE VAMOS CONTINUAR COM UM ÚNICO HOSPITAL EM SANTA INES? ANTES DE DAR O SEU VOTO, PENSE NISSO...

    ResponderExcluir
  74. Caro SR PRÉ CANDIDATO,
    1° - A criação que recebi não me faz ter o mesmo comportamento que você. Não é a 1° vez que você se refere a alguém na internet com essas palavras ásperas.Quando me referi a propostas foi no sentido de que a população deveria se importar com isso, e não onde o filho de A B ou C estuda, filha de alguém que vai fazer desfile.
    Até pq quando o debate chega nesse ponto se torna uma coisa baixa. E eu não dialogo dessa forma. Não peguei discurso de ninguém pra falar alguma coisa aqui.
    Fique você sabendo que eu leio, e muito. Além do mais faço meu papel de cidadão acompanhando a política de Santa Inês e acima de tudo COBRANDO.
    Vc sabe muito bem que quem lê consequentemente vai saber conversar com qualquer pessoa sobre qualquer assunto.
    Não vou aqui vomitar desaforos em cima de Vossa Excelência, por respeito ao seu sobrinho que é muito meu amigo a quem eu desejo muita sorte na nova caminhada em outro país.
    Sei também que a lei não permite mesmo essa explanação de propostas agora, e desafio você a mostrar eu cobrando propostas aqui nesse blog a algum candidato.
    Seja menos tropeçado em suas palavras. E saia do anonimato, deixo bem claro a você que eu não pertenço a nenhum grupo político. E até lhe dou um conselho: Seja mais afável, menos agressivo.
    Eleição não se ganha com deboche. Isso não condiz com o cargo que você ocupa, cargo esse que por duas vezes com meu voto contribui para que você chegasse lá.
    E tenha mais absoluta certeza que meu discurso é SIM VERDADEIRO, não vivo de política e não tenho medo de dizer o que eu penso.
    Att
    Fred Ruan

    ResponderExcluir
  75. NONO,NONO,NONO,NONO,NONO,NONO,NONO.................

    ResponderExcluir
  76. Para o bem de Santa Inês digo ao povo e quem interessar possa que voto em Nono pra prefeito!!!

    ResponderExcluir
  77. que nono nada!! meu voto é do 40..
    chega de ser tratado igual cachorro, eu trabalhei na prefeitura e lá é uma tortura, bringel é um cavalo de ignorante e nono do mesmo jeito

    ResponderExcluir
  78. se o bem de santa ines é nono e o mal como é??
    Deus me livre de nono sou mais sirino

    ResponderExcluir
  79. Aos que dizem que NONO é ignorante: Vc já trabalhou com ele? Chegou a pelo menos conversar com ele? Então não abra a boca pra falar besteira, pois duvido alguém relatar alguma situação em que o NONO tenha deixado alguém constrangido. NONO trata bem a todos em qualquer situação. NONO tem meu voto pq acredito que ele vá trazer bastantes benefícios para Santa Inês e nem por isso vou falar mal de candidato A e B.
    Isso é só desespero pelo fato do NONO estar bem nas pesquisas? E antes de alguém dizer o contrário responda logo: Esta preocupado com que se o seu candidato esta bem?

    ResponderExcluir
  80. "NONO. Esse sim, é arrojado, sempre fez o bem sem perguntar a quem, não precisa de promoção, tanto é que quase ninguém o conhece, sempre fez o bem sem querer promoção, mas os que ele já ajudou o conhecem muito bem, administra a maior empresa multimarcas do maranhão. Sua empresa já realizou sonhos de quem nem pensava em sonhar. É gente como a gente, se você o conhecer de perto vai saber do que estou falando, é incansável, gosta de tudo pronto pra ontem, detesta demora, ele não diz; FAZ, ah vc deve se perguntar agora, ta bom ele não tem defeitos? CLARO que tem, todos temos, atire a primeira pedra quem não tem agora aponte seus defeitos, mas não se esqueça de apontar suas qualidades; se vc não as conhece, vá na periferias, nas oficinas mecânicas, nas igrejas, nas escolas, e te garanto vc o conhecerá. vc pode falar qualquer coisa de NONO, mas primeira o conheça, e mude seus conceitos depois."

    Peguei esta mensagem de um outro Post. Basta o NONO entar na politica e vem dizer que ele não presta, que é ignorante... Você conhece o NONO? NÃO? Então leia mais uma vez a mensagem acima. Agora antes de criticar, qual a qualidade do seu canditato?

    ResponderExcluir
  81. Nono sim... Sirino é um cara sorridente e embora pegue na mão e dê um tapinha e um sorriso nas costas de todos duvido alguém dizer que um dia ele ajudou alguém de verdade, foi num hospital e tirou do seu bolso ou de sua farmácia pra ajudar algum doente?! Sem dinheiro nem apoio político o mesmo deveria entrar era de vice de alguns candidatos pois como Ribamar ou Nono, e não, por pura avareza procurar uma leleição com derrota anunciada sozinho..

    ResponderExcluir
  82. Sirino não está sozinho ele tem o Rios, ou sousa Neto e o Cabral pra financiarem sua campanha... logo o cabral que é um gastador... que tira do seu bolso pra ajudar os osutros kkkkkkk! Vou fazer como o comediante do zorra Total "Sirino eu vim do futuro e vi vc derrotado... espeeeeeeera! kkkkkk

    ResponderExcluir
  83. UHUUUUUUUUUUUUUUU>>> é NONO na cabeça... Ele é o candidato da nossa familia...aS PESSOAS NÃO TEM O QUE FALAR DELE E FICAM INVENTANDO HISTORIA... PAREM DE DESESPERO PESSOAL DO RIBAMAR.... QUEM CONHECE ELE SABE QUE ELE NÃO É UMA PESSOA ARROGANTE... NEM PREPOTENTE NEM TÃO POUCO TRATA MAL AS PESSOAS...

    É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO É NONO

    ResponderExcluir
  84. oh anônimo do futuro... fica quetinho viu. Teu lugar só pode ser em lugares como a zorra total mesmo. Palhaço! é SIRINO 43,pra mudar sta inês

    ResponderExcluir
  85. Mudar pra que louca... se tá dando certo! O Sirino vai mudar mesmo é a vida dele, da família dele e sua que deve ser puxa-saco!

    ResponderExcluir
  86. entao me diz qm pode melhorar sta ines? isso tem cheiro do povo baixo do Ribamar...

    ResponderExcluir
  87. NO ADIANTA NONO VC TENTA MAS NO NO CONSSEGUE O POVO TA DE OLHO ABERTO NESSE TEU GRUPINHUMMM
    CAI FORA COM TEU ROUBA--LO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK É SERINO OU RIBAMAR VC TA FORA.... DEUS NOS LIVRA DESSA BOMBA Q BREGELO QUER NOS DEIXAR... VC NUNCA SERÁ NOSSO PREFEITO DEUS NO QUER

    ResponderExcluir
  88. SINTO XEIRO DE SIRINO... É SIRINO...SIRINO NOSSO FUTURO PREFEITO É SIRINO...SIRINO NOSSO FUTURO PREFEITO É SIRINO...SIRINO NOSSO FUTURO PREFEITO É SIRINO...SIRINO NOSSO FUTURO PREFEITO!!!! É SIRINO...SIRINO NOSSO FUTURO PREFEITO SINTOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO CAI FORA TIO NONO CUIDA DOS TEUS CARROS E PEIXES BRENGEL TE DEIXA NA LONA...KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  89. SIRINO SIRINO... NO ADIANTA NONO VC NO NO LEVA

    ResponderExcluir
  90. tio nono vc pode cuida dos seus peixe por que vc não é mais candidato,sirino já engoliu vc.nossa cidade vai vota em 43 é sirinoooooooooooooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  91. entre verdades e bobagens, devemos sobretudo agradecer este, processo democrático em nosso Pais. que bacana ler a opinião das pessoas, e com a força das redes sociais, podemos extirpar políticos mau intencionados em Sta Inês, cabe a cada um invertigar quem realmente são, e o q querem, p/ promoverem o município ou se autopromoverem.
    precisamos acima de tudo estarmos preparados p/ saber escolher o melhor p/ todos nós, e isso só será possivel c/ educaçao e conheciemnto de qualidade, bem como equidade e justiça social, o q me parece q não é o caso em Sta Inês. fica o alerta ! principalmente p/ a galera Jovem, q detem o poder de mudança pelo voto consciente.

    ResponderExcluir
  92. É preciso ter além de bom senso, conhecer a vida dos pretensos candidatos, p/ isso devemos ter boa educação e conhecimento, pois o Pais vive o seu crescimento Democrático que nos dá a liberdade de escolher, precisamos está preparados, principalmente a juventude com visão e pensamento crítico/científico, só este é o caminho p/ dias melhores. e sobretudo equidade e justiça social p/ todos e todas, o q me parece não ser o caso de Sta Inês, portando muito cuidado, a escolha deve ser criteriosa e consciente. fica o alerta. ok !

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.