20 de maio de 2015

Prefeitura garante apoio a cadastro biométrico em Santa Inês

Reunido na manhã da última terça-feira (19/05) com o juiz auxiliar da presidência TRE-MA, Sebastião Bonfim, o prefeito Ribamar Alves disponibilizou todo o suporte possível para a realização do cadastramento biométrico dos eleitores do município de Santa Inês.

A reunião aconteceu no auditório do Ministério Público de Santa Inês (Rua Wady Hadad, Centro), onde além do juiz Sebastião Bonfim e o prefeito Ribamar Alves estiverem presentes o juiz Cristovão Sousa Barros e a juíza Kariny Pereira Reis, responsáveis pelas zonas eleitorais de Santa Inês; o vereador Orlando Mendes, presidente da Câmara de Vereadores de Santa Inês; presidentes de partidos, entre outras autoridades.

Durante o encontro, foram apresentados os passos a serem dados para a realização do cadastramento biométrico. No momento, o prefeito Ribamar Alves colocou a estrutura do município à disposição dos juízes locais e também anunciou que disponibilizará servidores municipais para ajudar no atendimento aos eleitores que passarão pela revisão biométrica.

O QUE É A BIOMETRIA
O recadastramento biométrico é o processo pelo qual o eleitorado de um município é convocado para comprovar o domicílio eleitoral naquela localidade. Quando comparece, o eleitor tem as digitais coletadas e também é fotografado.

A Justiça Eleitoral, com o objetivo de garantir ainda mais segurança ao processo eleitoral, adotou a biometria para reconhecer os eleitores no momento do voto. A implantação vem sendo gradual já que é necessário chamar todo o eleitorado para captar as digitais. Depois de todos os eleitores recadastrados, o município está apto a utilizar as urnas biométricas. A urna só é liberada para o voto após reconhecer as digitais do eleitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.