18 de maio de 2015

Ribamar Alves e Educação de Qualidade - Por Paulo Rodrigues

Por Paulo Rodrigues*
Meus leitores, andei em várias escolas da rede municipal de ensino de Santa Inês nesta semana. Fiquei impressionado com a qualidade do material pedagógico, com o cardápio da merenda escolar, com a formação acadêmica dos educadores e principalmente com o rosto da alegria que está tatuado nos pequenos agricultores de nossa cidade – eles agora estão sendo valorizados também.

Eu sou um pouco curioso. Cheguei perto de um adolescente na Escola João Paulo II, perguntei a ele sobre a realidade daquele estabelecimento de educar cidadãos. O rapaz disse-me que desde 2013 sentiu na pele a mudança na realidade dele e dos colegas. Agora dava gosto ir para os estudos. Gostei da fala, no entanto, não me surpreendi, porque conheço o prefeito de nossa cidade.

Dr. Ribamar Alves é um médico, especialista, com várias condecorações nacionais. Um político apegado ao conhecimento, pois domina qualquer assunto, discutindo-os com a propriedade de um filósofo. Um homem de cultura inconteste. Logo, procurou investir desde o primeiro dia de seu mandato na melhoria da qualidade da educação: criou as creches aqui com recurso próprio. Realiza todos os anos a etapa municipal do atleta na escola, prática que estimula o esporte entre os jovens.Implantou o Estatuto do Servidor e o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Professores. Além disso, com um olhar futurista disse sim para a primeira escola de tempo integral em nossa urbe.

Em conversa com o Dr. Ribamar, depois de tão belas constatações perguntei. Sei que você acredita na revolução educacional. Qual é a sua opinião sobre educação de qualidade?

- Muitos poucos se preocupam e se ocupam do mais importante para uma comunidade, que é a educação. Todos querem fazer o visível apenas. Aqui fizeram muito asfalto. Isso é necessário, porém no meu olhar, primeiro devemos investir em educação de qualidade. Isto eu faço sempre. Santa Inês é hoje a cidade que mais cuida dos educadores, dos educandos
no Maranhão. Exijo cotidianamente o estímulo ao afeto, ao interesse, ao amor pela leitura, pelo gosto de aprender nas escolas da Zona Urbana e Zona Rural. Temos bons resultados, vamos certamente avançar mais. Disse o gestor.

Sai com a alma feliz. Meus olhos sorriam de satisfação. Sei das verdades explícitas no discurso do Dr. Ribamar. Ele pode agora fazer muito ASFALTO, pois já cuida bem da educação de nosso povo.

*Paulo Rodrigues é escritor e poeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.