14 de maio de 2015

Santa Inês: valorização e resgate da Cultura

Associações de Bumba Meu Boi e quadrilhas juninas tradicionais de Santa Inês comemoram o apoio recebido da prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura do município. Eles e, claro, uma multidão de brincantes que toma conta da sede e zona rural no mês de junho são os responsáveis pelo brilho e sucesso absoluto dos festejos do município. 
Ao lado do prefeito, o secretário municipal de Articulação Política, Franklin Seba
e o vereador Victor Thágore (Enfermeiro Victor), que também estiveram presentes
Na tarde desta quinta-feira (14), representantes de associações de Bumba Meu Boi e quadrilhas juninas participaram de uma reunião no auditório da prefeitura para tratar de assuntos relacionados ao evento deste ano. Todos saíram satisfeitos com o que ouviram do prefeito Ribamar Alves, da primeira-dama, Luana Costa; do Secretário de Cultura, Carlos Daffé e do adjunto de Cultura, Paulo Rodrigues. E não seria pra menos! Entre outras novidades, o prefeito anunciou o início das obras de construção do Espaço Cultural de Santa Inês, inclusive convidou os presentes a visitarem e acompanharem os trabalhos.


"Lá será um espaço da Cultura. Vai ter o Bumba Boi, vai ter o espaço para as quadrilhas, para os cantores de brega, de música erudita, espaço do escritor, do sarau no fim da tarde... e vai ter oficinas para se produzir. Vai ser de todos! Vai ser nosso, de Santa Inês!", anunciou o prefeito.
A primeira-dama, Luana alves, falou sobre o resgate da cultura do
município de Santa Inês

A primeira-dama de Santa Inês, Luana Alves destacou a preocupação da prefeitura em reacender a chama da cultura popular do município de Santa Inês, como forma de resgatar a identidade do próprio município. 
Vice-presidente da Associação Boi Milagre de São João agradece os incentivos

O vice-presidente da Associação de Bumba Meu Boi Milagre de São João, José Ribamar Maranhão, o "Ribamar Cabelo Fino", também ressaltou os progressos - quanto à valorização dos grupo de 'boieiros' - ocorridos nos últimos dois anos. "As coisas melhoraram muito pra gente e estão melhorando cada vez mais. Hoje, com Ribamar Alves na prefeitura, os boieiros estão sendo lembrados e valorizados de verdade. Essa é a cultura do nosso povo. É a nossa tradição", disse.

Outro anúncio que agradou, sobremaneira, os presentes foi (a exemplo do 1º Festival de Toadas de Santa inês) a autorização para a criação de um concurso municipal de quadrilhas juninas. O evento promete incendiar ainda mais o período festivo.

Para completar o encontro produtivo, a prefeitura de Santa Inês autorizou repasse de verbas para as associações e quadrilhas cadastradas na Secretaria de Cultura do município.
Cada uma das 14 associações de Bumba Meu Boi receberá 3 mil reais e os 6 grupos de dança receberão 500 reais cada. A iniciativa busca incentivar ainda mais a Cultura no município de Santa Inês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.