19 de maio de 2015

Profissionais da Assistência Social de Santa Inês participarão de nova etapa do CapacitaSUAS

Em continuidade ao processo de capacitação dos trabalhadores da assistência social do Maranhão, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes) formará nova turma para o Programa Nacional de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social – CapacitaSUAS, que vai ocorrer dos dias 1º a 5 de junho, no Complexo Pedagógico Paulo Freire, no Campus da UFMA em São Luís.

Santa Inês, Pindaré, Bom Jardim, Monção e Santa Luzia estão entre os 39 municípios que participarão da nova etapa.

O programa de capacitação tem o objetivo de garantir oportunidades de formação permanente para qualificação dos profissionais do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), capacitar técnicos e gestores para a implementação das ações dos Planos Estratégicos do governo brasileiro, viabilizar o cumprimento do compromisso e responsabilidade das Secretarias de Estado com a Educação Permanente e, ainda, aprimorar a gestão do SUAS nos estados e nos municípios.

No Maranhão, a primeira etapa do treinamento atende a todos os 217 municípios, divididos em turmas, que tiveram início neste mês de maio, com a formação de trabalhadores do SUAS de 28 cidades. A próxima fase de capacitação será destinada a 39 municípios e terá como tema “Introdução aos Provimentos e Benefícios Socioassistenciais e a Implementação de Ações do Plano Brasil Sem Miséria”.

Para participarem, os interessados precisam ser profissionais de nível superior e estarem inscritos no Cadastro do Sistema Único da Assistência Social (CadSUAS). Para a secretária adjunta de assistência social, Célia Salazar, o programa de capacitação é de extrema importância para os profissionais do Sistema Único da Assistência Social, porque eles serão qualificados para melhor atuar nos equipamentos públicos sociassistenciais do Estado.

“O CapacitaSUAS possibilita a orientação dos profissionais para uma performance mais eficiente nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e demais equipamentos sociais da assistência. Serão três cursos durante a primeira etapa do programa, que proporcionarão, principalmente, um melhor atendimento para as famílias maranhenses em situação de vulnerabilidade social e que precisam recorrer a esses serviços”, reforçou a secretária.

Parceria com o MDS
O Programa Nacional de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social – CapacitaSUAS é resultado da parceria entre o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social. No Maranhão, a Universidade Federal do Maranhão foi selecionada, via edital, para executar toda a parte pedagógica da capacitação. Ao todo, o programa qualificará cerca de 2.200 técnicos e gestores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em todo o Estado.

Segundo o secretário Neto Evangelista, este é o momento de resgatar, fortalecer e avançar na política da assistência social no Maranhão, e não há outro caminho senão a capacitação daqueles que são os principais atores do SUAS juntos aos usuários dos serviços. “Sabemos da importância dos trabalhadores do SUAS na garantia da prestação dos serviços socioassistenciais e no resgate dos direitos básicos dos maranhenses que há muito haviam sido preteridos. A partir desta gestão, conforme orientação do governador Flávio Dino, vamos unir todos os esforços para assegurar aos maranhenses a qualidade dos atendimentos às famílias por meio dos equipamentos públicos da rede estadual do Suas”, garantiu Neto Evangelista.

Nesta etapa do CapacitaSUAS poderão participar profissionais dos municípios de Afonso Cunha, Àgua Doce do Maranhão, Altamira do Maranhão, Anapurus, Araioses, Bacabal, Belágua, Bom Jardim, Bom Lugar, Brejo,Brejo de Areia, Buriti, Capinzal do Norte, Chapadinha, Conceição do Lago Açu, Gonçalves Dias, Governador Archer, Joselândia, Lago Verde, Mata Roma, Milagres do Maranhão, Monção, Olho D’agua das Cunhãs, Paulino Neves, Pedreiras, Pindaré Mirim, Pirapemas, Primeira Cruz, Santana do Maranhão, Santa Inês, Santa Luzia, SantaQuitéria do Maranhão, Santo Amaro do Maranhão, Santo Antônio dos Lopes, São Benedito do Rio Preto, São Bernardo, São Luís, Tutóia e Urbano Santos.

Mais informações, podem ser obtidas por meio dos contatos da Secretaria Executiva do CapacitaSUAS: capacitasuas.ma@gmail.com ou 98 3272 9185.

(Foto/Honório Moreira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.