8 de novembro de 2011

LIXÃO x IFMA: Com a palavra, o secretário de saneamento de Santa Inês

Na sessão da Câmara de vereadores de Santa Inês da última sexta-feira (4), o secretário de saneamento básico do município, Epitácio Pinheiro, solicitou permissão para usar a tribuna à mesa diretora  da casa. 


O secretário falou sobre o problema de verdadeiros 'lixões' formados em alguns pontos da cidade. Segundo Epitácio, o departamento de limpeza pública faz coleta regular do lixo urbano, mas muitos moradores não colaboram com a limpeza da cidade. "A gente acaba de limpar e chega um cidadão e joga lixo de novo. Isso num local proibido".


Ao completar a frase, o secretário foi interrompido por uma pergunta feita por vereadores: "Mas, secretário, não seria bom se tivessem depósitos espelhados pela cidade?" Ao que Epitácio respondeu firmemente: "Já está em processo de licitação a aquisição de depósitos de coleta de lixo e de tratores para amenizar esses problemas".


Prédio do IFMA/Santa Inês. Ao fundo o Lixão da cidade.
Epitácio Pinheiro falou ainda sobre o fato de o lixão da cidade está bem ao lado do prédio do IFMA. "Quando doaram o terreno para a construção do instituto, o lixão já existia. Na verdade, até a água consumida no IFMA vem de um poço localizado nas proximidades lixão. Estamos procurando resolver esse problema. Estamos seguindo todas as normas exigidas para por fim ao lixão e para a construção de um aterro sanitário", finalizou o secretário de saneamento básico de Santa Inês.


O presidente da câmara, vereador Madeira de Melo (DEM), aproveitou a oportunidade para lembrar a todos os presentes que representantes do IFMA optaram por construir o prédio do instituto naquele local. "A câmara doou um terreno para o IFMA localizado na Avenida Brasil, no parque Santa Cruz. Eles recusaram. Sugerimos esse outro onde o prédio foi construído e eles aceitaram".

3 comentários:

  1. Não seria a hora de fazer um panfleto dizendo os dias de coleta em cada rua e distribuir na cidade, campanhas educativas costumam ajudar muito a conscientizar as pessoas. Tava na hora da secretária pedir ajuda a população... Outra questão é os catadores de lixo, onde estão porque não estão organizados, pra quem não sabe a FUNASA está selecionando projetos de Associações ou Cooperativas, sem fins lucrativos, voltadas diretamente às atividades de coleta e processamento de material reciclável, de qualquer região, estado e município, desde que integradas por catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis.

    Serão selecionados 34 projetos pleiteados pelas Associações e Cooperativas para a estruturação e fortalecimento de unidades básicas de triagem.

    O valor de cada projeto é de R$ 100 mil a R$ 250 mil, para as seguintes finalidades:
    a) Construção de galpão de triagem;
    b) Aquisição de equipamentos para operacionalização das unidades de triagem;
    c) Aquisição de caminhões a serem utilizados nas atividades de coleta e transporte de materiais reutilizáveis e recicláveis.
    Prazo para apresentação da proposta no SICONV: 11 de novembro de 2011.
    Mais informações: http://www.funasa.gov.br:8080/siscanot/noticias/not_2011/not.php?cod=435

    Bom, o fato é onde estão os catadores? Nem mesmo RECICLAGEM de fato nós temos, o que temos é um LIXÂO, sem finalidade nenhuma. maquinas de separação de lixo paradas... Garis sem capacitação e o principal sem auxilio nenhum. Digo temos muito trabalho pela frente Senhor Secretário.

    ResponderExcluir
  2. Bem, quando analisamos o problema de fora nota-se que o ele é das duas partes pois o poder público não destina um lugar específico ou tem alguma forma de mudar isso e se tem demora muito para implantar e o povo não toma iniciativa e deixa tudo na mão da cidade, como na praça Santo Antonio, seu entorno está todo cheio de lixo, eu lembro quando era criança que lá era um lugar movimentado a noite e bom para se passear e hoje é tudo vazio, perigoso e cheio de lixo e urubus, e é claramente visível que boa parte da culpa é dos moradores d região que atravessam a rua para colocar o lixo justamente na praça.

    ResponderExcluir
  3. esses vereadores sabem apenas receber nosso dinheiro todo fim de mês!!
    fazer algo pela cidade que é bom....
    não fazem!!!!
    e outra o outro terreno que ofereceram para o IFMA, não era o suficiente!!!
    isso significa só mais uma coisa.
    o prefeito e os vereadores de nossa cidade só pensam neles!!!!
    "ANALFABETOS"

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.