O incêndio destruiu uma área de 900 hectares de mata preservada da Fazenda Coronel Alencar, localizada no município de Santa Luzia. O fogo foi controlado na ultima quarta-feira, 2, por funcionários da fazenda.
O incêndio, segundo Wilson Silva dos Santos - zootecnista e gerente da fazenda -, pode ter sido provocado por lavradores ou caçadores.
Segundo o engenheiro agrônomo que presta serviços na propriedade, Ernandes Braga, "não dá pra estimar o dano ecológico, uma vez que quilômetros de mata nativa e animais de diversas espécies que viviam soltos nessas áreas foram incendiados."
Na fazenda há uma criadouro de animais exóticos, chamado de Ararajuba do Ipê. Gil Alencar, o proprietário do criadouro disse que na hora do incêndio todos ficaram desesperados. “Foi um transtorno pra gente. Não tenho palavras para descrever a tristeza com toda essa destruição. Ainda bem que conseguimos controlar o fogo e evitamos que atingisse o criadouro” – diz Gil Alencar.
O criadouro Ararajuba do Ipê é aberto à visitação. Recebe mais de 4 mil pessoas por ano. Rico em diversidade de espécies de animais e arvores. Pela importância do local, Gil Alencar pede a cooperação das pessoas. “Nós fazemos a nossa parte em relação a preservação. E isso deve ser praticado por todos. É preciso a conscientização” – conclui.
Com informações e fotos de Hudson Braz/TV Remanso e Portal Vale do Pindaré
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.