9 de novembro de 2011

Moradores de Santa Inês recebem atendimentos gratuitos de diagnóstico e acompanhamento do glaucoma



O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Inês, em parceria com o Instituto Oftalmológico do Maranhão realizou na manhã desta quarta-feira (9), mais uma etapa de consultas para  o diagnóstico e acompanhamento do glaucoma.




Cerca de 150 pessoas foram atendidas gratuitamente na sede do sindicato, localizado na rua do Mercado Municipal, no centro da cidade.


Paciente recebendo atendimento
Herbert Mesquita, de  39 anos de idade, disse que sentia dores na região dos olhos. "Mesmo usando os óculos, as dores não aliviavam. Então eu decidi procurar atendimento especializado. Na outra vez que teve esse trabalho aqui em vim e descobrir que a pressão nos meus olhos estava acima do normal. Recebi o medicamento e agora estou retornando para fazer o acompanhamento", disse Herbert.


Manoel do Sindicato auxilia paciente



O vereador Manoel do Sindicato organizou e acompanhou os trabalhos realizados na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. 


O glaucoma é diagnosticado quando há aumento da pressão intra-ocular e danos no nervo óptico decorrentes desse aumento de pressão. Esses danos se expressam no exame de fundo de olho e por alterações no campo de visão.

Os principais sintomas são dor de cabeça ou nos olhos e vista cansada que não melhora com o uso de óculos.

O tratamento do glaucoma é clínico para a maioria dos pacientes (colírios que atuam baixando a pressão ocular). E pode ser cirúrgico para os casos que não respondem aos medicamentos.


O Glaucoma é uma doença que age lentamente  e pode levar o paciente à cegueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.