A Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados apreciará amanhã (11) o Projeto de Lei nº 7.246, de 2010, do Senado Federal, de autoria do Senador Lobão Filho (PMDB/MA), que autoriza o Poder Executivo a criar a Universidade Federal do Centro-Norte Maranhense, com sede no Município de Santa Inês, no Estado do Maranhão.
Lobão Filho (PMDB-MA) autor do Projeto de Lei |
A iniciativa estabelece como objetivos da nova universidade ministrar ensino superior, desenvolver pesquisa nas diversas áreas de conhecimento e promover extensão universitária.
De acordo com o autor da proposição, o surgimento de uma universidade federal em Santa Inês resultará tanto na melhoria de vida dos santa-inesenses quanto na dos tantos munícipes da mesorregião, em um Estado que necessita de fomento para que seus habitantes tenham melhores oportunidades de formação pessoal e de emprego formal no mercado de trabalho.
Além disso, acredita o autor que há necessidade de uma nova universidade federal autônoma no Centro-Norte maranhense, amparada pela política de interiorização e descentralização do Ministério da Educação. formação de recursos humanos de nível superior qualificado constitui hoje um desafio para o País, tendo em conta a escassez de oportunidade de ensino em todas as áreas que requerem profissionais de alta qualidade.
Texto editado por Notas do Daniel Aguiar
Amém
ResponderExcluirEspero que aconteça realmente!!!!
ResponderExcluirEspero que não aconteça como a outra, que a deputada foi contra...
ResponderExcluirBoa proposta! Uma universidade federal é o que essa região precisa! Uma realidade já é o instituto federal(IFMA)de Santa Inês com seus cursos superiores!!! Espero que essa universidade seja criada de verdade!!!
ResponderExcluirÉ muito louvavél essa proposta mas eu quero que não fique só no bla,bla e que eles realmente coloquem em prática o que eles tanto aprovam.
ResponderExcluirEspero que venha mas que os gestores do municipio não doem o terreno para a construção lá no no fim do mundo como fizeram com o ifma; dificultando para os mais carentes de acessarem.
ResponderExcluirO predio de 3 pavimentos que servia ao forum de justiça na rua 21 de abril bem que serviria para receber as isntalações da universidade.
ResponderExcluirÉ claro que uma universidade é bem vinda, mas lembrem-se do que aconteceu com o IFMA. Passou por duas etapas pra ser concluido e ainda não tem professores suficientes para as necessidades.
ResponderExcluir2014 e nada de ufma. promessas!!
ResponderExcluir