11 de abril de 2012

Santa Inês deve sediar Universidade Federal do Centro-Norte Maranhense






A Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados apreciará amanhã (11) o Projeto de Lei nº 7.246, de 2010, do Senado Federal, de autoria do Senador Lobão Filho (PMDB/MA), que autoriza o Poder Executivo a criar a Universidade Federal do Centro-Norte Maranhense, com sede no Município de Santa Inês, no Estado do Maranhão. 
Lobão Filho (PMDB-MA) autor do Projeto de Lei

A iniciativa estabelece como objetivos da nova universidade ministrar ensino superior, desenvolver pesquisa nas diversas áreas de conhecimento e promover extensão universitária.

De acordo com o autor da proposição, o surgimento de uma universidade federal em Santa Inês resultará tanto  na melhoria de vida dos santa-inesenses quanto na dos tantos munícipes da mesorregião, em um Estado que necessita de fomento para que seus habitantes tenham melhores oportunidades de formação pessoal e de emprego formal no mercado de trabalho.


Além disso, acredita o autor que há necessidade de  uma nova universidade federal autônoma no Centro-Norte maranhense, amparada pela política de interiorização e descentralização do Ministério da Educação.  formação de recursos humanos de nível superior qualificado constitui hoje um desafio para o País, tendo em conta a escassez de oportunidade de ensino em todas as áreas que requerem profissionais de alta qualidade.
Com informações do Blog do Abimael Costa
Texto editado por Notas do Daniel Aguiar

9 comentários:

  1. Espero que aconteça realmente!!!!

    ResponderExcluir
  2. Espero que não aconteça como a outra, que a deputada foi contra...

    ResponderExcluir
  3. Boa proposta! Uma universidade federal é o que essa região precisa! Uma realidade já é o instituto federal(IFMA)de Santa Inês com seus cursos superiores!!! Espero que essa universidade seja criada de verdade!!!

    ResponderExcluir
  4. É muito louvavél essa proposta mas eu quero que não fique só no bla,bla e que eles realmente coloquem em prática o que eles tanto aprovam.

    ResponderExcluir
  5. Espero que venha mas que os gestores do municipio não doem o terreno para a construção lá no no fim do mundo como fizeram com o ifma; dificultando para os mais carentes de acessarem.

    ResponderExcluir
  6. O predio de 3 pavimentos que servia ao forum de justiça na rua 21 de abril bem que serviria para receber as isntalações da universidade.

    ResponderExcluir
  7. É claro que uma universidade é bem vinda, mas lembrem-se do que aconteceu com o IFMA. Passou por duas etapas pra ser concluido e ainda não tem professores suficientes para as necessidades.

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.