25 de abril de 2012

Polícia Civil elucida crime contra funcionária pública em São Luis




Imagem ilustrativa
Um trabalho de investigação realizado pelo 11º Distrito Policial do São Cristovão, com apoio da Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC), culminou na desarticulação e prisão do lavrador e vendedor de lanches José Augusto Ferreira da Silva, de 33 anos, natural de Pedreiras. Segundo a Polícia, José Augusto assassinou, juntamente com Thiago de Sousa, 26 anos, a funcionária pública federal Débora Rogéria Lobato da Silva, de 47 anos, em crime ocorrido no dia 6 de outubro de 2011 no Residencial Granada Bairro da Forquilha, em São Luís.

Conforme explicou a delegada Ludylena Sampaio Nascimento, titular do 11º DP do bairro São Cristovão, as investigações e levantamentos para elucidação do assassinato vinham sendo realizadas desde outubro de 2011, época em que a funcionária foi morta. “Solicitamos à Justiça que expedisse um mandado de prisão preventiva pelo latrocínio, já que tínhamos provas suficientes em desfavor de José Augusto comparsa de Thiago”, disse.

Conforme disse a delegada que investigou o latrocínio, o acusado, juntamente com Thiago, estava planejando o crime há bastante tempo na cidade de Pedreiras. Ludylena disse ainda, que o intuito da dupla não era somente matar e sim roubar os pertences da vítima que se encontravam na residência.

Investigações policiais apontavam ainda, que a montagem do plano de execução do crime foi feita de forma minuciosa e cautelosa, sendo que os dois alugaram até um veículo para ajudar. Dando continuidade aos levantamentos, a Polícia descobriu que Thiago de Sousa possuía um relacionamento com Débora Rogéria, fato esse que facilitou a entrada dos acusados na residência da vítima.

Sobre o crime

No dia 6 de outubro de 2011, os dois acusados, ao passarem um longo tempo planejando o crime, chegaram ao Residencial Granada no bairro da Forquilha. Depois da chegada, somente Thiago de Sousa, que possuía um relacionamento com a vítima, adentrou na casa, e em seguida, rendeu Débora amarrando seus pés e mãos com uma fita. Em seguida, José Augusto entrou no local e iniciou o crime de latrocínio em companhia de Thiago.

Com relação à morte da Funcionária Pública Federal, a delegada Ludylena Sampaio explicou que após ser completamente imobilizada, a vítima foi morta com uma facada na garganta. Durante o ato criminoso, os autores que já tinham arquitetado o crime de latrocínio, levaram vários pertences da vítima, como televisão, notebook, home theater, joias, máquina fotográfica, além de uma quantia em dinheiro.

Investigações e prisão

Uma equipe de investigadores do 11º DP e agentes da SPCC, coordenados pela delegada Ludylena Sampaio, conseguiram localizar e prender José Augusto, que estava escondido no bairro Engenho no município de Pedreiras, na última terça-feira (24). Ele foi transferido para São Luís para procedimentos cabíveis.

A detenção do acusado se deu em cumprimento de um mandado de prisão preventiva pelo crime de latrocínio expedido pelo Juiz José Ferreira Neto da 2ª Vara Criminal. Após a apresentação na delegacia, o latrocida foi encaminhado ao Centro de Triagem no complexo Penitenciário de Pedrinhas. 

(SSP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.